O Ministério da Educação (Mec) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apresentaram nesta sexa-feira, 11 de abril, os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2023, dos cursos da área da Saúde.
A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) teve os seguintes cursos avaliados neste ciclo: Enfermagem, dos campi de Mossoró, Caicó e Pau dos Ferros; Odontologia, em Caicó; e Medicina, em Mossoró.
A instituição conquistou nota 4 nos cursos Medicina (Mossoró), Odontologia (Caicó) e Enfermagem (Mossoró e Pau dos Ferros). E nota 3 no curso de Enfermagem, em Caicó.
O pesquisador institucional da Uern, prof. Rommel Lima, observa que houve um aumento na nota do curso de Medicina, comparado ao último resultado. Já os demais cursos, mantiveram a mesma nota anterior.
O Enade é um dos indicadores de qualidade do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior e reflete o desempenho dos estudantes no exame.
Com relação ao Conceito Preliminar de Curso (CPC), a Uern conquistou nota 4 nos cursos de Odontologia e Enfermagem, de todos os campi, e nota 3 no curso de Medicina.
O CPC é um indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação. Seu cálculo é feito com base na avaliação de desempenho de estudantes, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta – corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos.
Já considerando o Índice Geral de Curso (IGC), a Uern se manteve no conceito 4. “Este é o terceiro ano consecutivo que somos conceito 4”, frisa Rommel.
A reitora da Uern, profa. Cicília Maia, avalia os números como o resultado de uma cultura de avaliação e esforço coletivo. “Recebemos com orgulho a informacao de que a nossa Uern está, pelo terceiro ano consecutivo, no IGC 4, e que nossos cursos mantiveram os bons conceitos obtidos nas últimas edições e celebramos aqui com todos da nossa comunidade acadêmica os conceitos de Enfermagem, Medicina e Odontologia”.
E complementa: “Esse resultado é fruto do trabalho coletivo, do empenho dos nossos estudantes, da dedicação dos nossos professores e técnicos, terceirizados, da nossa equipe gestora e do compromisso institucional com a qualidade do ensino superior. Cada conquista como essa reafirma que estamos no caminho certo: oferecendo uma educação pública, gratuita e de excelência, mesmo diante dos desafios”, declara.
Rommel Lima destaca que esses são indicadores de Qualidade da Educação superior definidos pelas LEI do SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior).
“Nesta edição, os 5 cursos da Uern obtiveram, em sua maioria, conceito de bom, com destaque para o curso de Medicina que aumentou sua nota em relação ao Exame anterior. Esse é um resultado bastante positivo”, avalia Rommell. Para ele, esse resultado reflete a alta qualidade dos cursos e evidencia o compromisso da Universidade com a melhoria contínua da qualidade do ensino.
Enade – O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes é um componente curricular obrigatório dos cursos de graduação. O exame é constituído por um Questionário do Estudante e uma prova para avaliação de desempenho dos estudantes, composta por itens de formação geral, comuns aos cursos de todas as áreas, e de componente específico.