Um lote de vacinas contra a dengue desembarcou no Aeroporto de Viracopos (VCP), em Campinas (SP), na madrugada da quarta-feira (9/4). A carga, importada pelo Ministério da Saúde, teve sua declaração de importação registrada no dia seguinte, 10 de abril, e foi rapidamente liberada pela Receita Federal, com parametrização em canal verde e despacho expresso.
A carga veio da Irlanda e é composta por 61 volumes, com peso bruto de 40.475 quilos. Do total, 14.103,62 quilos correspondem ao peso líquido da vacina, fabricada na Alemanha por um laboratório japonês.
Foram importadas cerca de 100 mil caixas, cada uma contendo 10 frascos de dose única, totalizando mais de um milhão de doses da vacina, utilizada na prevenção contra a dengue.
Após o desembarque, as vacinas foram armazenadas em câmaras frias no próprio aeroporto, com temperatura controlada entre 2ºC a 8ºC.
A Receita Federal mantém uma política de priorização para cargas essenciais, como vacinas e medicamentos, com base em previsão legal, garantindo agilidade na liberação desses produtos tão importantes para a saúde pública.