Dia: 28/04/2025

BANNER GOV - TA SEGURO PRA GENTE
O ministro do GSI, Sérgio Etchegoyen, e o senador Fernando Collor participam da sessão solene do Senado em comemoração dos 80 anos de criação do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República.
© Antonio Cruz/Agência Brasil
O ministro do GSI, Sérgio Etchegoyen, e o senador Fernando Collor participam da sessão solene do Senado em comemoração dos 80 anos de criação do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República.
© Antonio Cruz/Agência Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu prazo de 48 horas para a defesa apresentar informações sobre o estado de saúde do ex-presidente Fernando Collor. A medida foi determinada para permitir a análise do pedido de prisão domiciliar. 

Na quinta-feira (25), Moraes determinou a prisão do ex-presidente para dar início ao cumprimento da condenação a 8 anos e 10 meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro em um dos processos da Operação Lava Jato. Em seguida, os advogados entraram no STF um pedido de prisão domiciliar para o ex-presidente.

De acordo com a defesa, Collor tem 75 anos de idade e diversas comorbidades, como doença de Parkinson, apneia do sono grave e transtorno afetivo bipolar.

Na decisão desta segunda-feira, o Moraes também decretou sigilo sobre os documentos.

Leia mais

Banner Arleide Ótica
mao-de-homem-assinando-papel

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recomendou ao Corpo de Bombeiros que institua ou aprimore mecanismos de controle e fiscalização na concessão e pagamento de diárias operacionais a oficiais e praças, especialmente na unidade em Mossoró. O documento foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) do último sábado (26) e as medidas podem ser estendidas a todo o Estado.

A recomendação visa assegurar a comprovação da efetiva prestação dos serviços que geram o direito ao recebimento dessas diárias, condicionando o pagamento à comprovação concreta do serviço e à sua natureza operacional.

O MPRN apontou que o pagamento de diárias operacionais deve se restringir a atividades de natureza operacional para evitar o desvirtuamento da verba pública. Foram considerados indícios de concessão dessas diárias que não se enquadram como serviço de natureza operacional, incluindo funções administrativas, o que contraria o interesse público, além da falta de controle e de comprovação da efetiva prestação do serviço.

A ausência de controle efetivo da prestação do serviço operacional pode configurar má gestão de recursos públicos e, em certas situações, improbidade administrativa. Assim, a recomendação incluiu a necessidade de assegurar que tais diárias sejam pagas exclusivamente a militares em exercício de funções de natureza operacional, vedando a concessão em atividades administrativas, burocráticas ou incompatíveis com o conceito de operação de campo.

Leia mais

Banner B Card Seridó
Brumadinho (MG), 28/04/2025 - Alagamento em viaduto. Foto: Maria Júlia Nascimento/Divulgação
© Maria Júlia Nascimento/Divulgação
Brumadinho (MG), 28/04/2025 - Alagamento em viaduto. Foto: Maria Júlia Nascimento/Divulgação
© Maria Júlia Nascimento/Divulgação

Um vazamento de água alarmou moradores de Brumadinho, em Minas Gerais, na manhã desta segunda-feira (28), mobilizando o Corpo de Bombeiros e servidores da prefeitura. Pessoas que passavam perto  do local da ocorrência pensaram que uma adutora tinha se rompido e acionaram as autoridades locais, mas, segundo a mineradora Vale, o problema foi causado por um vazamento no sistema de aspersão usado para borrifar água em uma via não pavimentada e, assim, minimizar a suspensão de poeira na estrada.

“Não houve rompimento de nenhuma adutora”, garantiu a mineradora, em nota. Segundo a companhia, o vazamento na tubulação de sua responsabilidade ocorreu por volta das 9 horas e causou o acúmulo de água em um trecho da Estrada Alberto Flores.

A via liga o centro de Brumadinho à mina Córrego do Feijão – a mesma onde, em janeiro de 2019, três barragens se romperam, liberando milhões de toneladas de lama e rejeitos que mataram 272 pessoas e causaram um dos maiores desastres socioambientais já registrados no Brasil, atingindo ao menos 26 cidades.

Até a publicação desta matéria, a Vale não tinha informado o volume d´água que escoou de seu sistema de aspersão, mas garantiu que o vazamento, suficiente para interromper o tráfego de veículos, já tinha sido solucionado e que funcionários estavam limpando os bueiros da área atingida para permitir o escoamento  da água. “Não há nenhum tipo de risco para as comunidades próximas”, garantiu a Vale.

Leia mais

Banner B Card Seridó
Área atingida por ataque israelense em Jabalia, no norte da Faixa de Gaza
18/03/2025
Reuters/Mahmoud Issa/Proibida reprodução
© Reuters/Mahmoud Issa/Proibida reprodução
Área atingida por ataque israelense em Jabalia, no norte da Faixa de Gaza
18/03/2025
Reuters/Mahmoud Issa/Proibida reprodução
© Reuters/Mahmoud Issa/Proibida reprodução

A Corte Internacional de Justiça (CIJ), principal tribunal da Organização das Nações Unidas (ONU), iniciou nesta segunda-feira (28), em Haia, as audiências para o julgamento sobre as obrigações de Israel em relação às atividades de organizações humanitárias, da ONU e de outros Estados nos territórios palestinos ocupados.

A análise do caso começa mais de 50 dias após Israel impor um bloqueio total à entrada de ajuda humanitária aos palestinos na Faixa de Gaza. Em outubro de 2024, Israel proibiu as atividades da Agência da ONU para Refugiados Palestinos (UNRWA), que fornece assistência aos palestinos.

Nesta segunda-feira, representantes do Estado Palestino foram os primeiros a se manifestar no Tribunal alegando que Israel viola sistematicamente as leis internacionais ao proibir o acesso dos civis à ajuda humanitária. O embaixador da Palestina na ONU, Riyad Mansour, sustentou que Israel bloqueia a assistência com objetivo de anexar os territórios ocupados.

“Eles buscam acabar com nossa presença na Terra como nação. Não é coincidência que Israel tenha destruído em Gaza todos os recursos necessários à vida do nosso povo e à sua própria sobrevivência, incluindo hospitais e escolas, abrigos e padarias, terras agrícolas e instalações de água e saneamento”, disse Mansour.

Leia mais

VIGGO BANNER
Maratona de Londres 2025 - 27/04/2025
© Reuters/Jaimi Joy/Proibida reprodução
Maratona de Londres 2025 - 27/04/2025
© Reuters/Jaimi Joy/Proibida reprodução

A Maratona de Londres de domingo (27)  estabeleceu um recorde mundial para o número de pessoas que concluíram a prova, superando a marca anterior de 55.646 em Nova York no ano passado, segundo os organizadores.

Um total de 56.640 corredores cruzou a linha de chegada, anunciou o Guinness World Records na segunda-feira (28).

O queniano Sabastian Sawe venceu a corrida de elite masculina, enquanto a etíope Tigst Assefa quebrou o recorde mundial somente para mulheres.

“Estamos entusiasmados por termos quebrado o título do Guinness World Records”, disse Hugh Brasher, presidente-executivo da London Marathon Events, em um comunicado na segunda-feira (28). “Foi uma ocasião fantástica ver 56.640 pessoas cruzarem a icônica linha de chegada no The Mall durante o dia da maratona. Esperamos que as milhares de pessoas que assistiram ontem tenham se inspirado para se inscrever na Maratona de Londres 2026.”

Leia mais

Banner Arleide Ótica

Prepare-se para o evento que vai misturar adrenalina com um toque suculento de sabor!

No próximo dia 24 de maio, Natal vai abrigar a primeira CORRIDA DO HAMBÚRGUER do Nordeste. Com percursos de 5k e 10k e largada da Cidade dos Bosque, em Parnamirim. A prova é realizada pela DD Burger e tem organização da Sportri Eventos. 

A prova surge como uma experiência inédita no Rio Grande do Norte, unindo o espírito esportivo à paixão pelo sanduíche. O evento celebra o Dia do Hambúrguer que é mundialmente comemorado no 28 de maio e também a abertura, no Bosques Mall, de uma nova loja da DDBurguer, uma das melhores hamburguerias da cidade, que festeja 05 anos.

A Corrida do Hambúrguer tem largada, chegada e o percurso pela Av. Ayrton Senna e promete transformar o asfalto em uma verdadeira festa. E o hambúrguer? Está no KIT do Atleta e na linha de chegada! Se correr dá fome, a recompensa é mais do que justa, neste evento que vai unir esporte, diversão e, claro, muito DDburgeeer! 

Leia mais

FCST
São Paulo (SP), 17/03/2025 - O ministro do Supremo Tribunal Federal - STF, Flávio Dino, fala sobre
© Rovena Rosa/Agência Brasil
São Paulo (SP), 17/03/2025 - O ministro do Supremo Tribunal Federal - STF, Flávio Dino, fala sobre
© Rovena Rosa/Agência Brasil

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou no domingo (27) a intimação do líder do PL na Câmara, o deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), para que explique em 48 horas declarações suas sobre a existência de um acordo para a distribuição de emendas de comissão.

Dino é relator das ações em que o Supremo, Congresso e governo concordaram com um plano de trabalho para dar mais transparência e rastreabilidade na indicação de bilhões de reais em emendas parlamentares ao Orçamento da União. Para o ministro, a eventual existência de um acordo político paralelo pode afetar a execução do plano, e por isso deve ser esclarecida pelo líder do PL.

“As declarações atribuídas ao líder do PL na Câmara, Deputado Sóstenes Cavalcante, se verdadeiras, poderiam indicar que emendas de comissão estariam novamente em dissonância com a Constituição Federal e com a Lei Complementar nº 210/2024”, afirmou o ministro, referindo-se à lei sancionada em novembro para disciplinar a distribuição de emendas.

“As declarações atribuídas ao líder do PL na Câmara, Deputado Sóstenes Cavalcante, se verdadeiras, poderiam indicar que emendas de comissão estariam novamente em dissonância com a Constituição Federal e com a Lei Complementar nº 210/2024”, afirmou o ministro, referindo-se à lei sancionada em novembro para disciplinar a distribuição de emendas.

Leia mais

Banner Arleide Ótica
Rio de Janeiro (RJ), 24/04/2025 – Novos médicos do Programa Mais Médicos durante visita no Super Centro Carioca de Saúde, em Benfica. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
© Fernando Frazão/Agência Brasil
Rio de Janeiro (RJ), 24/04/2025 – Novos médicos do Programa Mais Médicos durante visita no Super Centro Carioca de Saúde, em Benfica. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
© Fernando Frazão/Agência Brasil

Começa nesta segunda-feira (28) o período para adesão de instituições à 6ª edição do Exame Nacional de Residência (Enare). O prazo segue até 20 de maio, quando também termina o período para pagamento da taxa de adesão para instituições privadas com fins lucrativos. A participação no exame não traz custo financeiro para instituições públicas e privadas sem fins lucrativos.

O chamamento público para adesão de instituições foi publicado na última quinta-feira (24) pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e responsável pelo Enare.

De acordo com a Ebserh, além de instituições públicas, podem participar instituições privadas com ou sem fins lucrativos que ofertam Programa de Residência Médica e/ou Programa de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde, reconhecidos pelo MEC e que possuam vagas autorizadas com financiamento de bolsas de residência.

Outra novidade é que, este ano, o Enare também será constituído por uma única etapa obrigatória, de caráter eliminatório e classificatório – exame escrito ou prova objetiva, que corresponderá a 100% da nota final.

Leia mais

Banner Arleide Ótica
Elections Canada staff assist voters inside a polling station during Canada's federal election, in Toronto, Ontario, Canada April 28, 2025. Reuters/Arlyn McAdorey/Proibida reprodução
© Reuters/Arlyn McAdorey/Proibida reprodução
Elections Canada staff assist voters inside a polling station during Canada's federal election, in Toronto, Ontario, Canada April 28, 2025. Reuters/Arlyn McAdorey/Proibida reprodução
© Reuters/Arlyn McAdorey/Proibida reprodução

Os eleitores canadenses estão indo às urnas nesta segunda-feira (28), depois de uma campanha eleitoral em que as tarifas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e suas falas sobre a anexação do Canadá se tornaram a questão central.

As ameaças de Trump provocaram uma onda de patriotismo que aumentou o apoio ao primeiro-ministro, Mark Carney, um recém-chegado à política que já dirigiu dois bancos centrais do G7.

A campanha terminou com um tom sombrio nesse domingo, depois que um homem dirigiu uma SUV contra uma multidão em um festival da comunidade filipina em Vancouver, matando pelo menos 11 pessoas e ferindo dezenas.

Carney fez uma breve pausa em sua campanha, e tanto ele quanto o líder conservador, Pierre Poilievre, mencionaram a tragédia em seus últimos eventos de campanha.

Leia mais

Banner GOV RN - Olha aí o Trabalho
WhatsApp Image 2025-04-28 at 12.57.05.jpeg
WhatsApp Image 2025-04-28 at 12.57.05.jpeg

O Jornal 96, da 96 FM, destacou nesta segunda-feira (28) o projeto de lei do atual senador Rogério Marinho (PL), então secretário da Previdência Social do Governo Bolsonaro, que impedia o “desconto” indevido dos aposentados, revelado em operação da Polícia Federal na semana passada. 

A informação foi destacada pelo jornalista Stenio Dantas. Segundo ele, em conversa com o senador, Rogério Marinho afirmou que criou a medida, justamente, para evitar descontos sem autorização na conta dos aposentados. 

Contudo, isso acabou sendo derrubado pelo Congresso Nacional, após lobby de sindicatos e grupos que buscavam esses recursos, mesmo sem autorização dos aposentados. 

Leia mais

FCST
Estação de metrô em Lisboa fehcada devido ao apagão Portugal April 28, 2025. REUTERS/Pedro Nunes
© Reuters/Pedro Nunes/Proibida reprodução
Estação de metrô em Lisboa fehcada devido ao apagão Portugal April 28, 2025. REUTERS/Pedro Nunes
© Reuters/Pedro Nunes/Proibida reprodução

Espanha e Portugal foram atingidos por uma queda de energia generalizada nesta segunda-feira (28) que paralisou o transporte público, causou grandes engarrafamentos e atrasou os voos.

As operadoras de serviços públicos tentaram restaurar a rede, mas a operadora espanhola de transmissão de eletricidade Red Eléctrica afirmou que a interrupção, cuja causa ainda não é conhecida, poderia durar de seis a dez horas. 

Autoridades disseram que a possibilidade de ter sido causada por um ataque cibernético não foi descartada.

O apagão causou caos em partes de Portugal e da Espanha, os semáforos pararam de funcionar, causando engarrafamentos. As redes de transporte foram paralisadas, os hospitais ficaram sem energia e as pessoas ficaram presas no metrô e nos elevadores.

Leia mais

BANNER GOV - TA SEGURO PRA GENTE
Torneio de tênis de Madri é suspenso devido a apagão
 28/4/2025     REUTERS/Violeta Santos Moura
© Reuters/Violeta Santos Moura/Proibida reprodução
Torneio de tênis de Madri é suspenso devido a apagão
 28/4/2025     REUTERS/Violeta Santos Moura
© Reuters/Violeta Santos Moura/Proibida reprodução

A vice-presidente executiva da Comissão Europeia, Teresa Ribera, disse nesta segunda-feira (28) ainda não existirem provas de ciberataque no corte maciço no abastecimento elétrico na Península Ibérica, reconhecendo porém uma “das maiores falhas no sistema” na União Europeia (UE).

“Não estamos descartando nada de momento, mas não há provas de qualquer tipo de problema de cibersegurança. Estamos atentos a tudo e a principal prioridade é, obviamente, restaurar o sistema elétrico e avaliar e compreender o que aconteceu”, declarou a responsável na Comissão Europeia pela pasta de Transição Limpa, Justa e Competitiva à imprensa em Bruxelas.

Segundo Teresa Ribera, essa foi “uma das maiores falhas no sistema elétrico ocorridas nos últimos anos” na UE.

A executiva disse estar acompanhando o que está acontecendo e em “estreito contato com as autoridades espanholas e portuguesas, bem como com os diferentes serviços da comissão”, numa situação que, segundo disse, só afeta a Península Ibérica e, talvez por arrasto, uma pequena parte do sul da França.

Leia mais

Banner Programa Sidney Silva
000001.jpg
000001.jpg

Uma universidade privada e o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Norte (CRMV-RN) apuram a atuação de um veterinário que teria realizado a parada respiratória de um cachorro a fim de demonstrar o atendimento necessário a alunos do curso de medicina veterinária.

Um vídeo que mostra o veterinário afirmando que provocou a parada no animal foi registrado na última sexta-feira (25) durante um evento do curso em Mossoró, segundo a universidade. A informação é do g1.

As imagens passaram a circular nas redes sociais e foram criticadas por personalidades e instituições ligadas à defesa animal.

“O que foi que aconteceu? Na verdade, eu apliquei a medicação de uma forma a fazer…. eu provoquei uma parada respiratória nele só pra poder mostrar isso aqui para vocês”, diz o profissional no vídeo.

Leia mais

Banner GOV RN - Olha aí o Trabalho

A Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU) divulgou nesta segunda-feira (28) que a capital apresenta 23 pontos de alagamento após as chuvas que atingiram o município pela manhã. Apesar disso, de acordo com a pasta, as vias seguem transitáveis para a passagm de veículos. Informações da Tribuna do Norte.

Confira pontos de alagamento transitáveis:

Av Pres Sarmento (após o mercado)

Situação: Transitável

Leia mais

VIGGO BANNER
cats

A Polícia está investigando se uma criança de 1 ano e 10 meses foi morta com um sorvete com veneno de rato dado pelo próprio pai no município de Triunfo Potiguar-RN, neste domingo, 27.

Os pais da criança estão separados. Neste final de semana, o pai ficou com a criança e quando a mãe foi busca-la a encontrou desacordada e o ex-marido tentando se matar.

A criança foi levada para o hospital local, mas já era tarde. Os médicos atestaram o óbito. A Polícia Militar disse que só o que vai determinar a real causa morte é o ITEP.

A Polícia Civil também está no caso. O pai da criança fugiu e nesta manhã de segunda-feira, 28, surgiu informações de que ele teria sido encontrado morto na zona rural.

Leia mais

Banner B Card Seridó
Brasília (DF), 26/10/2023, Prédio do Banco Central em Brasília. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
© Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Brasília (DF), 26/10/2023, Prédio do Banco Central em Brasília. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
© Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

As contas externas do país tiveram saldo negativo em março, de US$ 2,245 bilhões, informou nesta segunda-feira (28) o Banco Central (BC). No mesmo mês de 2024, o déficit foi de US$ 4,087 bilhões nas transações correntes, que são as compras e vendas de mercadorias e serviços e transferências de renda com outros países.

A melhora na comparação interanual é resultado do aumento de US$ 1,3 bilhões no superávit comercial, em razão, principalmente, do aumento das exportações, e do recuo de US$ 895 milhões no déficit em renda primária (pagamento de juros e lucros e dividendos de empresas). Em contrapartida, o déficit em serviços aumento US$ 460 milhões, contribuiu para o saldo negativo nas transações correntes.

Em 12 meses encerrados em março, o déficit em transações correntes somou US$ 68,467 bilhões, 3,21% do Produto Interno Bruto (PIB), (a soma dos bens e serviços produzidos no país), ante o saldo negativo de US$ 70,310 bilhões (3,28% do PIB) no mês anterior. Já em relação ao período equivalente terminado em março de 2024, houve aumento significativo no déficit, com o resultado em 12 meses negativo em US$ 26,307 bilhões (1,17% do PIB).

De acordo com o BC, as transações correntes têm cenário bastante robusto e vinham com tendência de redução nos déficits em 12 meses, que se inverteu a partir de março de 2024. De fevereiro para março desde ano, isso se inverteu. De acordo com o chefe do Departamento de Estatísticas do BC, Fernando Rocha, é preciso observar, nos próximos meses, se esse resultado significa uma inflexão ou foi pontual no mês.

Leia mais

Banner B Card Seridó

O prefeito de Assú, Lula Soares, foi transferido na manhã desta segunda-feira (28) para um hospital em Natal, onde permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). De acordo com a Prefeitura, a transferência foi realizada de forma tranquila e o quadro clínico do prefeito é estável. A medida visa proporcionar acesso a uma estrutura hospitalar com recursos mais especializados.

Lula Soares está em tratamento contra a dengue e recebe atenção médica para tratar alterações cardíacas associadas ao quadro viral. Ele segue sob os cuidados de uma equipe médica multidisciplinar.

A Prefeitura de Assú informou que continua confiante na plena recuperação do prefeito e que manterá a população informada por meio dos canais oficiais.

Leia mais

Banner B Card Seridó
Fachada do edifício sede do Supremo Tribunal Federal - STF
© Marcello Casal JrAgência Brasil
Fachada do edifício sede do Supremo Tribunal Federal - STF
© Marcello Casal JrAgência Brasil

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou na última sexta-feira (25) a repercussão geral de um recurso em que a União busca cobrar o Imposto de Renda de um contribuinte que doou um imóvel à filha como forma de antecipar a herança do bem.

O tema é polêmico, sendo alvo de decisões divergentes dentro do próprio Supremo. Nos últimos anos, as duas turmas da Corte deram ganhos de causa tanto para União como para contribuintes, em caso muito similares. Agora, os ministros decidiram unificar o entendimento, escolhendo um caso cujo desfecho resultará numa tese a ser seguida por todos os tribunais do país.

O assunto mobiliza sobretudo os advogados tributaristas, que atendem todos os anos milhares de pessoas físicas que buscam barrar a cobrança do IR sobre a antecipação de herança. O principal argumento é o de que não há renda a ser taxada, uma vez que na doação de um bem ocorre na verdade uma subtração de patrimônio, e não acréscimo.

Outro argumento é o de que o doador já paga o Imposto de Transferência Causa Mortis ou Doação (ITCMD), um tributo estadual, não podendo ser tributado duas vezes por uma mesma transação. 

Leia mais

Banner GOV RN - Olha aí o Trabalho
São Paulo (SP), 31/03/2025 - Pessoas durante chuva na Avenida Paulista. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
© Paulo Pinto/Agência Brasil
São Paulo (SP), 31/03/2025 - Pessoas durante chuva na Avenida Paulista. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
© Paulo Pinto/Agência Brasil

O estado de São Paulo vai registrar a passagem de uma frente fria com chuvas neste início de semana. A Defesa Civil alerta para a ocorrência de tempestades em algumas regiões, inclusive com quedas de raio e ventos fortes.

As regiões mais afetadas serão a capital e o litoral norte. Nesses locais, haverá temporais generalizados, a partir do período da tarde, de acordo com meteorologistas do Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil (CGE).

Nas demais regiões do estado também poderá haver temporais, mas de forma mais localizada e sem acumulados elevados.

A partir desta terça-feira (29), uma massa de ar seco afastará as chuvas da região e provocará a diminuição das temperaturas.

Leia mais

BANNER GOV - TA SEGURO PRA GENTE
Brasília (DF), 20/03/2025 - O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, participa do programa
© Marcelo Camargo/Agência Brasil
Brasília (DF), 20/03/2025 - O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, participa do programa
© Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse hoje (28), em São Paulo, que o Brasil deverá “viver uma situação nova” com a reforma tributária.

“Se tem uma coisa que me dá otimismo, é essa reforma. Ela é muito mais profunda do que se pode imaginar e está lidando com questões centrais para o aumento da produtividade da economia brasileira. Porque a disputa, a partir dessa reforma, não se dará entre as empresas por quem tem o melhor planejamento tributário, mas de quem é mais produtivo”, disse.

“Se tem uma coisa que me dá otimismo, é essa reforma. Ela é muito mais profunda do que se pode imaginar e está lidando com questões centrais para o aumento da produtividade da economia brasileira. Porque a disputa, a partir dessa reforma, não se dará entre as empresas por quem tem o melhor planejamento tributário, mas de quem é mais produtivo”, disse.

Segundo o ministro, o governo já está trabalhando em um sistema que deve entrar no ar a partir do dia 1º de janeiro do próximo ano e que irá facilitar e simplificar o processo de tributação no país.  “Acho que nós estamos preparados para não dar um salto apenas legislativo. Eu acho que nós vamos dar um salto de TI [tecnologia da informação] no Brasil, como poucos países têm condição de fazer.”

Leia mais

Banner Programa Sidney Silva
copia-site

A Central de Informação ao Cidadão (CIC) do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) implantou atendimento virtual em todas as Promotorias de Justiça do interior do Estado, alcançando 83,8% das regiões Oeste, Central e Agreste, além de algumas comarcas da região Leste. A conclusão da implantação está prevista para 2025, com 16,2% restante.

No período de janeiro de 2024 a março de 2025, a CIC registrou 14.451 atendimentos. Segundo os dados coletados dos sistemas de registro da CIC, 7.182 foram atendimentos automáticos realizados por chatbot, 7.269 foram atendimentos humanos e apenas 1.261 atendimentos foram encaminhados às Promotorias de Justiça.

A emissão de certidões começou em setembro/2024 e foi mais um serviço prestado pela Central com 548 certidões extrajudiciais emitidas até março/2025.

Atualmente, a Central desponta como a principal via de atendimento na Instituição. 53% dos atendimentos do MPRN são realizados pelo WhatsApp, com quase 90% de avaliações positivas (ótimo e bom) do serviço, segundo pesquisa realizada entre os usuários.

Leia mais

VIGGO BANNER
0101010101.jpeg
0101010101.jpeg

As inscrições no concurso público para o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) começam nesta segunda-feira (28) e seguem até o dia 30 de maio no site do Instituto AOCP – banca contratada em março.

A taxa de inscrição é de R$ 150. Ao todo, são oferecidas 180 vagas com salários inicias de R$ 5.118,52.

O edital oferece 113 vagas para Analista Ambiental, 27 para Analista Administrativo e 40 para Fiscal Ambiental. Todos os cargos são voltados para profissionais com ensino superior.

As vagas de Analista Ambiental contemplam 24 áreas de formação, incluindo biologia, engenharia ambiental, geologia, arquitetura, pedagogia e antropologia.

Leia mais

FCST
Atropelamento deixa 10 mortos no Canadá
© (Reuters/Carlos Allegri/Direitos Reservados)
Atropelamento deixa 10 mortos no Canadá
© (Reuters/Carlos Allegri/Direitos Reservados)

Um motorista atropelou, em Vancouver, Canadá, mais de 30 pessoas, matando 11. Entre os mortos está a brasileira Kira Salim, de 34 anos. O motorista, Kai-Ji Adam Lo, 30 anos, tem antecedentes policiais e problemas de saúde mental, segundo autoridades policiais canadenses.

O motorista teria jogado o carro em alta velocidade contra bancas de comida durante o festival filipino Lapu Lapu Day, que costuma atrair multidões. Isso teria ocorrido na noite de sábado (26) por volta das 20h, no horário local – zero hora de domingo, no horário de Brasília.

De acordo com o primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, não há qualquer “ameaça ativa aos canadenses”, o que levou a polícia a descartar, pelo menos inicialmente, alguma relação entre Kai-Ji Adam Lo e grupos terroristas.

Em Brasília, o Itamaraty informou ter recebido “com profunda tristeza e consternação”, a notícia do incidente ocorrido durante as celebrações do festival filipino Lapu Lapu Day. Em nota, expressou “profundas condolências às famílias das vítimas” e desejou “rápida e plena recuperação” a todos os feridos.

Leia mais

Banner B Card Seridó
000001.jpg
000001.jpg

O Laboratório Sismológico da UFRN (LabSis) registrou mais um tremor de terra no município de Carnaubais, na tarde deste domingo (27), às 15h41 UTC (12h41, horário de Brasília). O evento teve magnitude preliminar de 1.8 mR, e faz parte de uma série de mais de 40 tremores que ocorreram desde a última quinta-feira (24) na região.

Apesar do número elevado de tremores, todos os eventos são classificados como de baixa intensidade, e até o momento, não foram registrados relatos de moradores locais sentindo os tremores. O último registro no estado foi em 26 de abril, com um sismo de magnitude 1.7 mR em Carnaubais, ocorrido durante a madrugada (03h03 UTC, 00h03 em Brasília).

O LabSis/UFRN segue monitorando a atividade sísmica no Rio Grande do Norte e em todo o Nordeste, mantendo a população atualizada sobre possíveis ocorrências.

Leia mais

VIGGO BANNER
000001.jpg
000001.jpg

Uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) foi acionada na manhã deste domingo (27) para atender a uma ocorrência na Praia de Ponta Negra, em Natal. Um banhista sofreu um ferimento na perna direita após ser atingido pelas ondas.

Ao chegar rapidamente ao local, os bombeiros realizaram a imobilização da perna da vítima utilizando talas e materiais específicos, procedimento essencial para casos de suspeita de fraturas. A medida visa evitar o agravamento da lesão durante o transporte, minimizar riscos de complicações e proporcionar alívio imediato da dor.

Além da imobilização, a equipe também aferiu os sinais vitais da vítima, pressão arterial, frequência cardíaca, temperatura e respiração, para garantir sua estabilidade antes do deslocamento. Após o atendimento inicial, o banhista foi conduzido com segurança ao Hospital Walfredo Gurgel, onde recebeu atendimento especializado.

 

Leia mais

FCST
rui costa.jpg
rui costa.jpg

Investigação da Polícia Federal encontrou indícios de que os R$ 48,7 milhões pagos pelo Consórcio Nordeste à empresa Hempcare em 2020, para a compra de respiradores nunca entregues, foram usados para despesas pessoais. A informação foi revelada em reportagem especial do Uol Notícias. 

Segundo a PF, o dinheiro público bancou a compra de carros de luxo, como um SUV Volkswagen Touareg e um caminhão Mercedes-Benz, além do pagamento de quase R$ 150 mil em faturas de cartão de crédito e até mensalidade escolar de filhos de investigados.

Em apenas um mês, a Hempcare transferiu integralmente os valores recebidos a pessoas e empresas sem qualquer ligação com o fornecimento dos equipamentos. 

Veja também: 

Leia mais

Banner Arleide Ótica
NOTA

Na noite de sábado, 26 de abril de 2025, um ataque a tiros em uma área de lazer no bairro São Miguel, zona rural de Alexandria, no Alto Oeste do Rio Grande do Norte, resultou na morte de um homem e deixou outras pessoas feridas.

A vítima fatal foi identificada apenas como “Dayres”. Ele chegou a ser socorrido e levado para uma unidade hospitalar da cidade, mas não resistiu aos ferimentos. Além dele, outras pessoas foram atingidas pelos disparos. O número exato de feridos e o estado de saúde deles ainda não foram divulgados pelas autoridades.

Segundo informações iniciais, apenas uma pessoa teria efetuado os disparos. As motivações do crime ainda são desconhecidas.

A Polícia Militar realizou diligências na região durante a noite, mas até o momento nenhum suspeito foi preso. O caso está sendo investigado para esclarecer as circunstâncias do ataque.

Leia mais

Banner Arleide Ótica

A operadora da rede elétrica espanhola Red Electrica disse que estava trabalhando com as empresas de energia para restaurar a energia depois que grande parte da Espanha e de Portugal foi atingida por um apagão nesta segunda-feira.

A E-Redes, uma empresa espanhola de monitoramento da rede elétrica, afirmou em comunicado que estava trabalhando para restabelecer a conexão em fases.

“Esse é um problema europeu mais amplo”, acrescentou.

As estações de rádio espanholas informaram que parte do metrô de Madri estava sendo esvaziada. Havia engarrafamentos no centro da cidade de Madri, pois os semáforos pararam de funcionar, segundo a emissora de rádio Cader Ser.

Leia mais

Banner Programa Sidney Silva
Rio de Janeiro (RJ), 21/04/2025 – O arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Dom Orani João Tempesta, celebra missa em sufrágio do Papa Francisco na Catedral Metropolitana. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
© Fernando Frazão/Agência Brasil
Rio de Janeiro (RJ), 21/04/2025 – O arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Dom Orani João Tempesta, celebra missa em sufrágio do Papa Francisco na Catedral Metropolitana. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
© Fernando Frazão/Agência Brasil

O Vaticano divulgou na manhã desta segunda-feira (28) a data de início do próximo conclave: 7 de maio. Em nota, a Santa Sé informou que a data foi definida por cardeais reunidos em Roma para a 5ª Congregação Geral.

De acordo com o comunicado, o conclave vai acontecer na Capela Sistina do Vaticano, que permanecerá fechada para visitantes até que a eleição do novo pontífice, que sucederá a Francisco, seja concluída.

Segundo o Vaticano, o conclave será precedido por uma celebração eucarística solene, com a missa Pro Eligendo Papa, com a presença dos cardeais eleitores. No período da tarde, eles seguem em procissão solene até a Capela Sistina.

Ao final da procissão, já dentro da Capela Sistina, cada cardeal eleitor prestará juramento. “Por meio desse juramento, eles se comprometem, se eleitos, a cumprir fielmente o munus petrinum (ministério petrino, na tradução livre) como pastor da Igreja Universal”.

Leia mais

Banner B Card Seridó
000001.jpg
000001.jpg

Um idoso de 77 anos morreu na manhã deste domingo (27) em um acidente no km 102 da BR-110, em Upanema. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), ele pilotava uma motocicleta Honda CG 125 Titan e não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A colisão transversal envolveu também um Toyota Corolla GLi Flex e ocorreu por volta das 8h. A vítima morreu no local. As circunstâncias do acidente ainda estão sendo investigadas pela PRF.

 

Leia mais

Pesquisar