O ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) Ednaldo Rodriguespediu nesta sexta-feira (16) ao Supremo Tribunal Federal (STF) a suspensão das eleições convocadas para eleger o novo comandante da entidade.
Mais cedo, o vice-presidente e interventor na CBF, Fernando Sarney, anunciou que a confederação elegerá novo presidente em eleições marcadas para o dia 25 deste mês.
Ontem, Ednaldo foi afastado do cargo por decisão proferida pelo desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) Gabriel de Oliveira Zefiro.
O magistrado levou em consideração a denúncia de falsificação da assinatura de Antônio Carlos Nunes de Lima, ex-vice-presidente da entidade, no acordo homologado pelo STF para encerrar a briga judicial pelo comando da confederação.
Mais de 1,3 milhão de aposentados e pensionistas do INSS já solicitaram reembolso por descontos irregulares em seus benefícios. A fraude, revelada pela Polícia Federal, envolveu o uso indevido de dados para cobrança automática de mensalidades por associações sem autorização dos segurados. A informação é do g1.
Segundo o INSS, foram registrados 1.345.817 pedidos de ressarcimento até esta sexta-feira (16), apenas três dias após a abertura do sistema. O golpe pode ter desviado cerca de R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024.
Ao todo, 41 entidades foram identificadas aplicando os descontos fraudulentos. As vítimas são aposentados e pensionistas que tiveram valores retirados diretamente da folha de pagamento do INSS sem consentimento — em muitos casos com uso de assinaturas falsificadas.
Carlo Ancelotti definiu a lista prévia dos convocados para sua estreia na Seleção Brasileira.
A informação é da CNN. Mesmo que ainda seja técnico do Real Madrid, o italiano trabalhou nos bastidores junto com Rodrigo Caetano e Juan, nomes fortes do futebol na CBF, para adiantar os trabalhos e encaminhar a pré-convocação à Fifa.
O comandante também tomou uma decisão importante: a lista não será divulgada, ao contrário do que aconteceu na última Data Fifa, quando Ednaldo Rodrigues determinou que os nomes fossem revelados. A informação é do ge, confirmada pelo CNN Esportes.
A reportagem também apurou alguns nomes que devem estar no documento. O estafe de Ancelotti pediu à CBF que monitorasse Andrey Santos, Caio Henrique e Alexsandro, que atuam na Ligue 1.
A Justiça negou pedido para reduzir a pena do ex-jogador Robinho, que está preso na Penitenciária 2 de Tremembé-SP por estupro coletivo cometido em 2013 na Itália. A decisão foi publicada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo na edição desta quinta-feira, 15, do Diário da Justiça eletrônico.
A informação é do GE. O pedido havia sido feito no final de janeiro. Os advogados do ex-jogador queriam que a pena de 9 anos de prisão fosse reduzida em 50 dias após ele concluir um curso profissionalizante de ‘Eletrônica Básica, Rádio e TV’ no presídio – veja o diploma abaixo:
O curso feito por Robinho, entre abril e setembro de 2024, tem duração de 600 horas e foi feito na modalidade de ensino à distância (EAD) na P2 de Tremembé, onde ele está preso desde março do ano passado em regime fechado. No curso, o aluno aprende atividades como instalar várias antenas em um só mastro.
O pedido tinha como base a Lei de Execuções Penais, que prevê redução de pena: a cada 12 horas praticadas de curso, o preso pode abater um dia de pena. O cálculo deve ser protocolado pela defesa no processo de execução penal e autorizado pela Justiça.
A China, a União Europeia (UE) e a Argentina suspenderam, nesta sexta-feira (16), as importações da carne de frango brasileira, inicialmente por 60 dias. A medida foi tomada após o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmar a detecção de um caso de vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em matrizeiro de aves comerciais localizado no município de Montenegro (RS).
Apesar do foco regionalizado, as restrições da China e do bloco europeu abrangem todo o território nacional, por conta das exigências nos acordos comerciais de ambos com o Brasil.
A China é o maior comprador da carne de frango brasileira, com embarques de 562,2 mil toneladas em 2024, cerca de 10,8% do total. Já a União Europeia é o sétimo principal destino das exportações nacionais, com mais de 231,8 mil toneladas comercializadas no ano passado, que representou 4,49% do total. Os dados são da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).
No caso da Argentina, cujo volume de importação de carne de frango do Brasil não está entre os maiores, o Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar (Senasa) do país vizinho decidiu suspender preventivamente as importações de produtos e subprodutos brasileiros de origem avícola que dependem da comprovação de que o país está livre da gripe aviária de alta patogenicidade (IAAP).
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta sexta-feira (16) a suspensão parcial da ação penal contra o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) no caso da trama golpista do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.
A decisão do ministro foi tomada para cumprir a decisão da Primeira Turma da Corte, que, na semana passada, decidiu que o parlamentar vai continuar respondendo a três dos cinco crimes imputados pela Procuradoria-Geral da República (PGR).
Dessa forma, o deputado continuará sendo processado por:
No entanto, ficam suspensas duas acusações: dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio da União e com considerável prejuízo para a vítima e deterioração de patrimônio tombado.
Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) registraram 1.345.817 pedidos de reembolso de descontos não autorizados feitos por entidades associativas, segundo balanço divulgado pela instituição nesta sexta-feira (16), com dados apurados até as 17h. Até quinta-feira (15), 1.051.238 segurados haviam feito o pedido de reembolso.
Em números totais, 1.370.635 segurados consultaram a plataforma Meu INSS ou o canal 135 de atendimento telefônico para obter informações sobre descontos de entidades associativas, sendo que 24.818 informaram que o desconto foi autorizado.
Segundo o INSS, foram feitos 34.960.465 de acessos à plataforma Meu INSS. Desse total, 5.997.999 de segurados buscaram informações sobre consulta dos descontos no Meu INSS, e 2.836.350 buscaram a plataforma para informar que não tiveram descontos.
Esta sexta-feira foi o terceiro dia de funcionamento do serviço que permite ao beneficiário consultar quanto teve de descontos ao longo dos últimos anos e informar se foram autorizados ou não, abrindo, assim, um processo administrativo para receber o dinheiro de volta.
Ednaldo Rodrigues apelou mais uma vez ao ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para tentar voltar à presidência da CBF.
A informação é da CNN. É a segunda vez, em menos de 24 horas, que o presidente afastado da CBF recorre ao STF para tentar retomar o cargo. Dessa vez, Ednaldo também pede a suspensão da nova eleição da entidade, convocada para o dia 25 de maio.
“EDNALDO RODRIGUES GOMES, qualificado nos autos em epígrafe, vem, por seus advogados, em atenção aos mais novos desdobramentos da intervenção ilegal e ilegítima perpetrada contra a Confederação Brasileira de Futebol, robustecendo, ainda, as razões para a concessão de medida liminar urgente, expor e requerer o que se segue”, começa o documento enviado nesta sexta-feira (16).
Os novos desdobramentos citados por Ednaldo Rodrigues no início do apelo se referem à convocação de novas eleições na CBF. O novo pleito foi marcado para o próximo dia 25 de maio, daqui a nove dias, por Fernando Sarney, interventor determinado pelo TJ-RJ.
A Prefeitura de São Paulo obteve liminar favorável a seu pedido de suspensão de serviços de transporte de passageiros por motos, autorizados desde quarta-feira (14).
A decisão concedeu efeito suspensivo por cautela, diante das possíveis consequências ao trânsito, e foi tomada pelo desembargador Eduardo Gouvêa, da 7ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo.
A decisão, no entanto, também prevê que seja apresentada uma proposta de regulamentação do serviço por parte da prefeitura, em 90 dias.
Em nota, a prefeitura informou que a decisão “assegura que não seja prestado um serviço irregular na cidade, comprometendo a segurança dos munícipes”, posição também da procuradora-geral do município, Luciana Nardi.
O treinador do ABC, Evaristo Piza, falou sobre possíveis estratégias em mandar jogos na Casa de Apostas Arena das Dunas. Segundo ele, o Mais Querido pode aproveitar a oportunidade de fazer mais jogos que tragam circunstâncias favoráveis na Arena.
“A característica da nossa equipe favorece o jogo nesse tipo de gramado. Quem sabe não possa se tornar uma rotina de estratégia?! Temos duas opções: uma casa que traz uma situação boa por ser um alçapão, e uma Arena de Copa do Mundo que te dar o benefício de fazer um jogo mais fluido”, disse o comandante alvinegro em entrevista coletiva pré-jogo para o confronto contra o Anápolis/GO.
Piza ainda reforçou a importância do Frasqueirão para o ABC e o torcedor abecedista. “Sei da dificuldade que é enfrentar o ABC no Frasqueirão. Independente dos últimos resultados a torcida sempre vem junto, apoiando a todo momento. É muito forte essa atmosfera”, ressaltou o treinador.
O ABC enfrenta o Anápolis na próxima segunda-feira (19), jogo válido pela 6ª rodada da Série C.
O júri popular de um homem acusado de homicídio qualificado, que teve como vítima o ex-prefeito de São José de Campestre, Neném Borges, foi transferido para a Comarca de Natal, diante da possibilidade de comprometimento na imparcialidade do conselho de sentença, conforme argumentou e pediu o Ministério Público.
De acordo com o pedido, há um “histórico criminal homicida” do requerente e o seu envolvimento com o tráfico ilícito de entorpecentes na região, sendo uma das lideranças locais da facção criminosa, o que pode influenciar os jurados, cuja realidade cotidiana recebe notícias de “atos violentos sem precedentes”, cada vez mais comuns na região.
O desaforamento foi autorizado após decisão do Tribunal Pleno do TJRN. O pedido foi formulado pelo Ministério Público, com fundamento no artigo 427 do Código de Processo Penal, com vista a obter o deslocamento dos julgamentos, em ação penal instaurada na Comarca, na qual foi pronunciado pela prática de crime de homicídio qualificado.
Segundo o pedido, como o município é de pequeno porte, com população estimada em pouco mais de 11 mil habitantes, segundo dados do IBGE, o fato de se tratar de uma comunidade na qual a maioria dos seus membros se conhece, incrementa “a fama e a influência do acusado” sobre os membros que vierem a integrar o Conselho de Sentença, que, conhecedores dos delitos que lhe são atribuídos, podem temer serem alvos de represálias.
Quase 70% das maternidades do Brasil registraram pelo menos uma morte materna em 2020 e 2021 e apenas 54% dessas tinham equipes completas, com obstetra, anestesista e enfermeira obstétrica, trabalhando durante as 24 horas do dia. Os dados inéditos fazem parte da Pesquisa Nascer no Brasil 2, da Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz, o maior levantamento sobre parto e nascimento do país, e está em fase final de compilação dos resultados.
A ausência de profissionais especializados é ainda maior nas unidades de pequeno porte: apenas um em cada quatro hospitais que realizam menos de mil partos por ano, e registraram óbitos, tinham equipe completa disponível 24 horas. Mas mesmo entre aqueles que realizam mais de 3 mil partos por ano, a proporção foi de apenas 62%.
“Ou seja, nós temos um tremendo déficit de profissionais qualificados nas maternidades para atender as mulheres que têm parto nesse país”, alerta a coordenadora da pesquisa, Maria do Carmo Leal.
“Ou seja, nós temos um tremendo déficit de profissionais qualificados nas maternidades para atender as mulheres que têm parto nesse país”, alerta a coordenadora da pesquisa, Maria do Carmo Leal.
Em 2024, as Defensorias Públicas realizaram mais de 29,5 milhões de atendimentos, um crescimento de quase 20% em relação ao ano anterior. O número de manifestações processuais também disparou: 25,9 milhões, representando uma alta de 45,3%. Já os processos judiciais iniciados somaram 4,4 milhões no período.
Os dados constam da Pesquisa Nacional da Defensoria Pública 2025, divulgada nesta sexta-feira (16), no Rio de Janeiro.
Fruto de uma articulação nacional, a pesquisa é realizada em parceria com o Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege), o Colégio Nacional dos Corregedores-Gerais (CNCG), a Defensoria Pública da União (DPU), a Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos Federais (ANADEF) e o Centro de Estudos Jurídicos da DPRJ (Cejur). O levantamento traz dados atualizados sobre a atuação e a estrutura das Defensorias Públicas de todo o país, revelando avanços, desafios e contrastes que ainda persistem.
Apesar do avanço, a presença da Defensoria Pública ainda está longe de alcançar todo o território nacional. Apenas 52% das comarcas brasileiras (1.334 de um total de 2.563) contam com atendimento regular. Em outras 1.029 comarcas (40,2%), o serviço é prestado de forma complementar, muitas vezes por meio da advocacia dativa, um modelo considerado mais caro e menos eficaz.
O I Seminário do Observatório de Políticas Públicas foi realizado na manhã desta sexta-feira (16) na sede da Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ), em Candelária. O evento é uma iniciativa do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), por meio do Laboratório de Orçamento de Políticas Públicas (Lopp), em parceria com o Instituto de Políticas Públicas (IPP) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
“Buscamos a cooperação com essa parceria institucional com a intenção de trabalhar três áreas centrais. A primeira é essa no âmbito da gestão escolar, no segundo momento, a assistência social e a terceira etapa englobará a saúde pública”, adiantou a procuradora-geral de Justiça (PGJ), Elaine Cardoso, destacando que essas informações darão maior potência à atuação institucional do Ministério Público, através do trabalho dos promotores de Justiça que atuam nessas áreas de fomento às políticas públicas.
Assim, o objetivo do primeiro seminário foi apresentar os dados obtidos por meio da avaliação realizada no âmbito da Política Pública da Educação, conforme convênio firmado entre as instituições. O público-alvo do evento foram os gestores da Educação, incluindo diretores de escolas, professores, secretários municipais, conselheiros e estudantes, além dos integrantes do MPRN. O evento reuniu cerca de 200 participantes.
Essa avaliação, de acordo com a coordenadora do LOPP, a promotora de Justiça Isabelita Garcia, produziu informações para a comunidade escolar num esforço conjunto para aprimorar a política de gestão escolar, permitindo identificar pontos fortes e fracos.
Os baianos Isaquias Queiroz e Gabriel Nascimento asseguraram presença na final da prova C1 500 metros da primeira etapa da Copa do Mundo de Canoagem Velocidade, em Szeged (Hungria). Nesta sexta-feira (16), primeiro dia de competição, eles lideraram suas respectivas baterias e se classificaram em primeiro lugar. A decisão por medalhas está programada para às 5h03 (horário de Brasília) deste sábado (17). A etapa de Szeged termina no domingo (18).
Em sua primeira competição internacional desde os Jogos de Paris, Isaquias avançou à final do C1 500 com o tempo de 1min48s65, o melhor de todas as baterias nas semifinais. Já Gabriel se classificou em sexto lugar geral ao concluiu a prova em 1min49s74.
Especialista no C1 1000, única distância no programa de Los Angeles 2028, Isaquias lamentou ter ficado de fora da final da prova em que soma um ouro de duas pratas olímpicas, a última delas obtida em Paris 2024. Ele fez o sexto melhor tempo das eliminatórias, mas saiu na semifinal ao terminar a bateria na nona colocação (4min18s01).
“Muita prova, uma em cima da outra. O meu método de remada desgasta muito mais. Até me perguntaram, ainda no Brasil, se eu queria mesmo participar de todas, e eu disse que sim, mas não imaginava que o tempo de intervalo seria tão curto. Com eliminatória e semifinal tudo no mesmo dia, é cãibra e cansaço na certa. Mas, graças a Deus, consegui me classificar para uma final. Amanhã é dar tudo de mim nessa final e também dar o meu melhor no C2, se Deus quiser”, disse Isaquias, campeão no C1 1000 da Copa Brasil no mês passado.
O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta sexta-feira (16) favoravelmente à concessão de mais dois anos para adesões ao acordo para recebimento de perdas inflacionárias provocadas pelos planos econômicos Bresser (1987), Verão (1989) , Collor 1 (1990) e Collor 2 (1991).
De acordo com informações que constam no processo, o acordo já teve 326 mil adesões, que somam R$ 5 bilhões.
O voto do ministro foi proferido no julgamento virtual da ação que busca encerrar a disputa judicial pelo ressarcimento de poupadores. Além de Zanin, Gilmar Mendes se posicionou no mesmo sentido. O placar da votação está 2 votos a 0 pela concessão de mais prazo para adesões.
A votação foi aberta hoje e deve ser encerrada na próxima sexta-feira (23).
O Ministério Público (MP) da Paraíba e a Controladoria-Geral da União (CGU) realizaram, hoje (16), a 2ª fase da Operação Retomada, voltada para investigar um esquema montado por magistrado, advogados, servidores públicos e associações fraudulentas, que promoviam descontos financeiros indevidos nos pagamentos realizados sobre aposentados e pensionistas. As fraudes atingiram mais de 100 mil aposentados e pensionistas de todo o país, com descontos ilegais nos benefícios previdenciários que somam mais de R$ 126 milhões.
Nessa fase da operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão, na capital, João Pessoa (PB), e nas cidades de Cabedelo (PB), Sapé (PB) e São Paulo (SP). A primeira fase foi realizada em dezembro passado.
Segundo as investigações conduzidas pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) do MP paraibano, as associações fraudulentas ajuizaram ações coletivas visando obter vantagens ilícitas. Até o momento as investigações identificaram 11 associações e entidades fraudulentas que moveram mais de 230 ações coletivas no Estado da Paraíba.
As ações utilizavam a Comarca de Gurinhém (PB), dominada pela organização criminosa (Orcrim), mesmo sem existir qualquer conexão territorial com as partes envolvidas. O intuito era de promover, a partir de decisões judiciais ilegítimas e ilícitas, diversas modalidades de irregularidades.
Nome natural para a eleição da CBF, Ronaldo Fenômeno não teria a intenção de se candidatar à presidência da entidade. Pelo menos, de acordo com Jorge Nicola, em entrevista publicada pela CNN Brasil.
O nome de Ronaldo havia “ganhado força” nas últimas horas, após a decisão que destituiu o presidente Ednaldo Rodrigues. Contudo, de acordo com Nicola, que conversou com fontes próximas ao ex-jogador, Ronaldo descarta qualquer possibilidade de concorrer ao cargo.
“Pelo que eu entendi, o Ronaldo descarta qualquer possibilidade, ele entende como um jogo de cartas marcadas e já sabe que não vai conseguir concorrer”, afirmou o jornalista. “Ele nem conseguiu concorrer porque, para você ser candidato, você precisa do apoio de quatro federações e de quatro clubes de futebol. O Ronaldo não conseguiu esses apoios das federações”.
Possíveis candidatos à presidência da CBF
A CBF convocou nesta sexta, 16, eleições para os cargos executivos da entidade após afastamento de Ednaldo Rodrigues do cargo da presidência pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. A informação é da revista Veja.
O interventor nomeado pelo TJ-RJ, Fernando Sarney, assinou o comunicado de anúncio das novas eleições “em cumprimento à ordem judicial que determinou que fossem convocadas novas eleições o mais rápido possível”. Segundo o documento, neste sábado, 17, será publicado o edital e regulamento eleitoral. Do dia 18 ao dia 20, os candidatos poderão registrar suas chapas.
A Assembleia Geral está marcada para dia 25 de maio. No dia seguinte da votação, Carlo Ancelotti chega para comandar a seleção brasileira masculina e realizar sua primeira convocação para os jogos das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026.
Apesar da dança das cadeiras na Confederação, o italiano confirmou que mantém a sua vinda para o Brasil e seu compromisso com a seleção.
Médicos que trabalham em Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de Natal paralisaram os atendimentos, na manhã desta sexta-feira 16, em protesto para cobrar o pagamento de salários atrasados e melhores condições de trabalho. A matéria é do Agora RN.
Na UPA de Cidade da Esperança, os profissionais chegaram a cruzar os braços na porta da unidade. Por causa da paralisação, pacientes reclamam de uma espera superior a 2 horas no atendimento no local.
De acordo com a categoria, a paralisação é temporária e serve como “advertência”. Os atendimentos deverão ser normalizados no início da tarde.
Os médicos, que são ligados à Cooperativa Médica do Rio Grande do Norte (Coopmed), reclamam principalmente de salários atrasados. Eles dizem que ainda não receberam o salário referente ao serviço prestado em dezembro de 2024 – ou seja, cinco meses de atraso.
Alvo de investigações sobre uma suposta tentativa de golpe em 2022, o ex-presidente Jair Bolsonaro afirmou, nesta sexta-feira, 16, que não pretende deixar o país. O político declarou, ainda, que pode ser preso, mas que vai “morrer na cadeia”. A notícia é do repórter Lucas Cheiddi, da Revista Oeste.
Bolsonaro classificou as acusações contra ele, analisadas no Supremo Tribunal Federal (STF), como “golpe da Disney”, já que estava nos Estados Unidos no dia 8 de janeiro de 2023. Ele ironizou a denúncia durante entrevista ao canal da rádio AuriVerde Brasil, no YouTube.
A Corte Suprema do Brasil aceitou uma denúncia da Procuradoria-Geral da República, o que faz com que Bolsonaro responda a uma ação penal por supostamente liderar organização criminosa armada, numa tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado por violência e ameaça ao patrimônio público, além de deterioração de bem tombado.
Caso seja condenado por todos esses crimes, a pena pode ultrapassar 40 anos de prisão. Bolsonaro também comentou essa possível pena.
A Biblioteca Mário de Andrade, na capital paulista apresenta, do fim da tarde desta sexta-feira (16) até o de amanhã (17), a CryptoRave, maior evento gratuito e aberto sobre segurança e privacidade do mundo. Serão 24 horas ininterruptas de uma programação bem diversa, que espelha a pluralidade de campos que a tecnologia tem afetado mais significativamente, como o dos movimentos sociais, o de questões de gênero e étnico-raciais, o de segurança da informação e o de arte.
A CryptoRaveatrai público não apenas pela relevância dos temas, mas pela junção com o inusitado, já que os participantes passam a noite na biblioteca, podendo levar colchonetes e cobertores para se acomodar. As pessoas também poderão buscar auxílio para instalar em seus computadores sistemas operacionais livres, que não são produzidos por grandes corporações e mantêm os dados dos usuários mais protegidos, sem apropriações, nem tanta vigilância. Além disso, esse tipo de software permite alterações em suas configurações e análises de seu funcionamento. O serviço será feito em um espaço do InstallFest.
O evento mantém o lema escolhido desde o início, que se originou nos movimentos cyberpunks: “Privacidade para os fracos, transparência para os poderosos”. Como autonomia, autodemarcação territorial e auto-organização são termos que explicam o modo de pensar dos organizadores do evento. O outro termo, autodeterminação, é muito difundido entre integrantes de movimentos indígenas e indigenistas.
O evento mantém o lema escolhido desde o início, que se originou nos movimentos cyberpunks: “Privacidade para os fracos, transparência para os poderosos”. Como autonomia, autodemarcação territorial e auto-organização são termos que explicam o modo de pensar dos organizadores do evento. O outro termo, autodeterminação, é muito difundido entre integrantes de movimentos indígenas e indigenistas.
A Biblioteca Mário de Andrade, na capital paulista apresenta, do fim da tarde desta sexta-feira (16) até o de amanhã (17), a CryptoRave, maior evento gratuito e aberto sobre segurança e privacidade do mundo. Serão 24 horas ininterruptas de uma programação bem diversa, que espelha a pluralidade de campos que a tecnologia tem afetado mais significativamente, como o dos movimentos sociais, o de questões de gênero e étnico-raciais, o de segurança da informação e o de arte.
A CryptoRaveatrai público não apenas pela relevância dos temas, mas pela junção com o inusitado, já que os participantes passam a noite na biblioteca, podendo levar colchonetes e cobertores para se acomodar. As pessoas também poderão buscar auxílio para instalar em seus computadores sistemas operacionais livres, que não são produzidos por grandes corporações e mantêm os dados dos usuários mais protegidos, sem apropriações, nem tanta vigilância. Além disso, esse tipo de software permite alterações em suas configurações e análises de seu funcionamento. O serviço será feito em um espaço do InstallFest.
O evento mantém o lema escolhido desde o início, que se originou nos movimentos cyberpunks: “Privacidade para os fracos, transparência para os poderosos”. Como autonomia, autodemarcação territorial e auto-organização são termos que explicam o modo de pensar dos organizadores do evento. O outro termo, autodeterminação, é muito difundido entre integrantes de movimentos indígenas e indigenistas.
O evento mantém o lema escolhido desde o início, que se originou nos movimentos cyberpunks: “Privacidade para os fracos, transparência para os poderosos”. Como autonomia, autodemarcação territorial e auto-organização são termos que explicam o modo de pensar dos organizadores do evento. O outro termo, autodeterminação, é muito difundido entre integrantes de movimentos indígenas e indigenistas.
A capital potiguar pode enfrentar mais uma paralisação no transporte público. Motoristas de ônibus de Natal aprovaram, nesta sexta-feira (16), um indicativo de greve durante assembleia realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários do Rio Grande do Norte (Sintro/RN). A categoria anunciou que poderá cruzar os braços já na próxima quarta-feira (21), caso não haja avanço nas negociações com os empresários do setor.
Entre as principais reivindicações dos trabalhadores estão o reajuste salarial de 8,53%, o aumento no valor do vale-refeição para R$ 600,00 (um reajuste de 36,36%) e a correção de 15,5% na mensalidade do plano de saúde.
Na última quinta-feira (15), durante reunião mediada pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município do Natal (Seturn) apresentou uma proposta considerada insuficiente pelos rodoviários: reajuste de 5,53%, dividido em duas parcelas — 3,53% a partir de 1º de maio e 2% a partir de 1º de novembro. Também foi ofertado reajuste de 7,5% tanto no vale-refeição quanto no plano de saúde.
A proposta patronal foi rejeitada pela categoria na assembleia desta sexta. O Sintro informou que uma contraproposta será levada à mesa de negociação em nova rodada marcada para terça-feira (20). Caso não haja avanço até lá, a greve será iniciada no dia seguinte.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Agência Nacional do Cinema (Ancine) formalizaram um Acordo de Cooperação Técnica para impedir a distribuição ilegal de conteúdo audiovisual como filmes, séries, eventos esportivos e outros conteúdos audiovisuais no ambiente digital.
As duas agências deverão intensificar a fiscalização e o bloqueio de plataformas piratas.
Na prática, a Ancine terá a missão de identificar e determinar o bloqueio de sites e aplicativos que disseminam conteúdo audiovisual de forma clandestina. Do outro lado, a Anatel assume a responsabilidade de coordenar os mais de 20 mil provedores de banda larga para assegurar que esses bloqueios se tornem realidade para os usuários, de maneira ágil e eficaz.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Agência Nacional do Cinema (Ancine) formalizaram um Acordo de Cooperação Técnica para impedir a distribuição ilegal de conteúdo audiovisual como filmes, séries, eventos esportivos e outros conteúdos audiovisuais no ambiente digital.
As duas agências deverão intensificar a fiscalização e o bloqueio de plataformas piratas.
Na prática, a Ancine terá a missão de identificar e determinar o bloqueio de sites e aplicativos que disseminam conteúdo audiovisual de forma clandestina. Do outro lado, a Anatel assume a responsabilidade de coordenar os mais de 20 mil provedores de banda larga para assegurar que esses bloqueios se tornem realidade para os usuários, de maneira ágil e eficaz.
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) prorrogou, nesta sexta-feira (16), o prazo de inscrições para o concurso público da instituição até 20 de maio.
Para concorrer, os interessados devem se inscrever pelo site da banca do concurso público, o Instituto Consulpam.
As taxas de participação custam R$ 50, para os cargos de nível médio (assistente), e R$ 80, para os de nível superior (analista). Com a prorrogação do prazo de inscrição, o pagamento da taxa poderá ser feito até 21 de maio.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está reunido, nesta sexta-feira (16), com ministros e líderes, no Palácio da Alvorada, para discutir o apoio do governo à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que vai investigar as fraudes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A notícia é dos repórteres Isabel Mega e Tainá Falcão, da CNN Brasil.
Governistas estão divididos sobre endossar ou não a instalação do colegiado. No Senado, há parlamentares que passaram a defender a criação da comissão.
Há uma avaliação de que não é possível mais reverter a instalação da CPMI e de que é preciso guiar o processo para trazer o foco para a origem das fraudes, no governo do então presidente Jair Bolsonaro (PL).
Participam do encontro o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), Sidônio Palmeira, da Secretaria de Comunicação Social, Rui Costa (PT-BA), da Casa Civil, e a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT-PR). O ministro da Previdência, Wolney Queiroz, também estaria na reunião.
Começa nesta sexta-feira (16/5) o julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre indenização por perdas ocorridas em decorrência de planos econômicos das décadas de 80 e 90, conhecidos como planos Bresser, Verão, Collor 1 e Collor 2.
A noticia é de LAURA BRAGA. A ação, apresentada em 2009 pela Confederação Nacional do Sistema Financeiro (Consif), será julgada em plenário virtual, com início às 11h desta sexta e previsão de término no dia 23. O relator atual é o ministro Cristiano Zanin.
À época da apresentação da ação, o Consif pediu a suspensão das decisões judiciais concedendo a reposição. No entanto, um pedido liminar foi negado.
Já em 2018, o STF homologou um acordo entre representantes de bancos e poupadores que estabeleceu indenizações pelas correções da poupança ocorridas durante os planos.
Quem não conseguiu se vacinar durante a semana terá uma nova chance neste sábado (17), em Mossoró. A prefeitura vai disponibilizar dois pontos extras de vacinação contra a gripe e outras doenças, com atendimento das 8h às 16h.
A ação mira especialmente o público-alvo da vacina contra a Influenza, que inclui idosos, crianças, gestantes, profissionais da saúde, entre outros grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. Para receber o imunizante, é preciso apresentar documento oficial e comprovante que ateste a inclusão em algum desses grupos.
Os locais de atendimento serão:
Além da vacina contra a gripe, os dois postos também vão oferecer as vacinas de rotina para quem estiver com o cartão em dia ou quiser atualizar a caderneta.