Os desembargadores que integram o Tribunal Pleno do TJRN acataram o pedido, formulado pelo Ministério Público, para o desaforamento de um julgamento, em trâmite na Comarca de Ceará-Mirim, relacionado a um acusado pela suposta prática de crime de homicídio qualificado, em ação de um grupo de extermínio. O pleito foi feito em razão de “temor” da população local e possível comprometimento da imparcialidade dos jurados e o colegiado reconheceu as condições que comprometem o júri e a necessidade de sua transferência para outra comarca, onde não subsistam tais motivos.
Para a decisão, o Pleno ressaltou a existência de precedentes da Corte potiguar que deferiram desaforamentos em situações similares e, segundo o Ministério Público, as investigações apontam para dezenas de outras ações penais, onde o suposto grupo de extermínio seria acusado de ser responsável por mais de uma centena de homicídios e que a organização seria composta por agentes da segurança pública e privada.
“A amplitude da conduta da milícia supostamente responsável pelos homicídios ocorridos, associada ao status de destaque de seus integrantes, provoca fundado temor de algumas pessoas da comunidade e o respeito de outros, o que compromete e pode influenciar a regularidade do julgamento”, esclarece a relatoria do voto, ao determinar a transferência do júri popular para a Comarca de Natal.
O julgamento do pedido ainda destacou que, segundo as investigações, a maioria dos crimes possui o mesmo ‘modus operandi’, em que os executores utilizam motos ou carros, balaclavas e roupas escuras, efetuam disparos – no mais das vezes, uma quantidade excessiva – e ameaçam as testemunhas presentes, prometendo-lhes represálias caso venham a indicar a autoria dos crimes, e fogem sem deixar qualquer vestígio.
O Governo do Rio Grande do Norte realiza, neste domingo (25), as provas do concurso público para o provimento de 565 vagas na Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). A aplicação das avaliações ocorrerá nas cidades de Natal, Caicó, João Câmara, Macau, Mossoró, Nova Cruz, Pau dos Ferros, Santa Cruz e São José de Mipibu. Com mais de 55 mil inscritos, a seleção está dividida em dois editais, com aplicação em dois turnos.
Os candidatos inscritos no Edital 01/2025, voltado para cargos de nível médio e técnico, farão as provas no turno matutino, com duração de 4 horas, das 8h às 12h. A avaliação será composta por 60 questões objetivas, distribuídas entre as disciplinas de Língua Portuguesa, Legislação do SUS, História e Aspectos Geopolíticos do RN, Regime Jurídico Único do RN e conhecimentos específicos do cargo. O edital abrange funções como assistente técnico em saúde, técnico de enfermagem, técnico em radiologia, técnico de laboratório, entre outras.
Já os candidatos do Edital 02/2025, que concorrem a cargos de nível superior, farão as provas no turno da tarde, das 15h às 20h, com duração total de 5 horas. Além das 60 questões objetivas com conteúdo semelhante ao do edital anterior, os concorrentes também enfrentarão uma prova discursiva, que consistirá na elaboração de um texto dissertativo sobre tema ligado à área da Saúde Pública. Entre os cargos de nível superior estão enfermeiro, médico, fisioterapeuta, psicólogo, assistente social, entre outros.
Orientações aos candidatos
A Petrobras confirmou na noite desta sexta-feira (23) a saída do diretor de Transição Energética e Sustentabilidade, Mauricio Tolmasquim. Ele ficará no cargo até a próxima terça-feira (27). Tolmasquim deixará a estatal para assumir a função de conselheiro da Eletrobras, empresa privada do setor elétrico.
A decisão foi tomada pelo conselho de administração da estatal de forma negociada com Tolmasquim. Há dois meses, ele tinha notificado a Petrobras de que havia sido indicado para uma vaga no conselho de administração da Eletrobras, em eleição que ocorreria no fim de abril. Na ocasião, a Petrobras informou que avaliaria se havia risco de conflito de interesses, uma vez que tanto Eletrobras e Petrobras atuam no setor de energia.
Tolmasquim será substituído interinamente pelo diretor executivo de Processos Industriais e Produtos, William França.
Ex-presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), ligada ao Ministério de Minas e Energia, Mauricio Tolmasquim é referência em assuntos ligados a energia e transição energética. Ele estava na Petrobras desde 2023.
Ataques aéreos israelenses mataram pelo menos seis palestinos que protegiam caminhões de ajuda contra saqueadores, disseram autoridades do Hamas nesta sexta-feira (23), enquanto o chefe das Nações Unidas alertou que apenas uma “colher de chá” de ajuda estava entrando na região, após bloqueio de 11 semanas de Israel.
Os militares israelenses disseram que 107 caminhões transportando farinha e outros alimentos, bem como suprimentos médicos, entraram na Faixa de Gaza pelo ponto de passagem de Kerem Shalom na quinta-feira, totalizando 305 desde segunda-feira, quando o bloqueio foi flexibilizado.
Mas o fornecimento de suprimentos para as pessoas que se abrigam em barracas e outras acomodações improvisadas tem sido irregular e as autoridades da ONU dizem que são necessários pelo menos 500 a 600 caminhões de ajuda por dia.
De acordo com uma rede de grupos de ajuda palestinos, 119 caminhões de ajuda passaram pelo ponto de passagem de Kerem Shalom e entraram em Gaza desde que Israel flexibilizou bloqueio na segunda-feira, diante de um clamor internacional.
A defesa da deputada Carla Zambelli (PL-SP) apresentou nesta sexta-feira (23) um recurso contra a decisão da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) que condenou a parlamentar a 10 anos de prisão pela invasão ao sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ocorrida em 2023.
No recurso, a defesa pede a absolvição da deputada e afirma houve cerceamento de defesa pela falta de acesso a todas as provas produzidas durante a investigação.
Os advogados também contestaram a condenação de Zambelli ao pagamento de R$ 2 milhões em danos coletivos.
“Não há critérios objetivos que possam quantificar e precisar, ainda que grosseiramente, o prejuízo sofrido pela administração da justiça, de modo que a fixação de indenização em patamar milionário decorre de discricionariedade do julgador sem amparo em critérios objetivos”, afirmaram os advogados.
Uma juíza dos Estados Unidos impediu nesta sexta-feira (23) o governo Trump de revogar a capacidade da Universidade de Harvard de matricular estudantes estrangeiros, medida que intensificou os esforços da Casa Branca para adequar as práticas acadêmicas às políticas do presidente Donald Trump.
A ordem da juíza distrital dos EUA Allison Burroughs proporciona alívio temporário aos milhares de estudantes estrangeiros forçados a se transferir diante da política que a escola da Ivy League considera parte do esforço mais amplo do governo para retaliar a universidade por se recusar a “abrir mão de sua independência acadêmica”.
O governo Trump pode recorrer da decisão de Burroughs. Os porta-vozes do Departamento de Justiça e do Departamento de Segurança Interna não responderam imediatamente a pedidos de comentários.
Em uma ação movida no tribunal federal de Boston no início da sexta-feira, Harvard chamou a revogação de “violação flagrante” da Constituição dos EUA e de outras leis federais, e teve um “efeito imediato e devastador” sobre a universidade e mais de 7.000 portadores de visto.
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) desclassificou três marcas de café torrado para consumo humano. A medida foi tomada após análises em laboratório apontarem impurezas e presença de micotoxinas e matérias estranhas nos produtos em níveis superiores aos permitidos pela legislação. As marcas reprovadas são: Melissa, Pingo Preto e Oficial.
“Tais elementos indicam que os produtos não atendem aos requisitos de identidade e qualidade previstos para o café torrado, motivo pelo qual foram desclassificados”, diz nota da pasta.
“Tais elementos indicam que os produtos não atendem aos requisitos de identidade e qualidade previstos para o café torrado, motivo pelo qual foram desclassificados”, diz nota da pasta.
São consideradas matérias estranhas no café: grãos ou sementes de outras espécies vegetais, areia, pedras ou torrões. Já as impurezas são elementos da lavoura, como cascas e paus.
O Londrina/PR terá mudanças significativas na escalação para o confronto contra o ABC, válido pela sétima rodada da Série C do Campeonato Brasileiro. A partida está marcada para este sábado (24), às 19h30, no Estádio Vitorino Gonçalves Dias, em Londrina. A 96FM vai transmitir todas as emoções da partida – confira abaixo:
O técnico Claudinei Oliveira será obrigado a realizar alterações devido a desfalques por lesão e suspensão. No gol, Elzo substituirá Luiz Daniel, que sofreu uma lesão muscular na coxa e ficará fora das próximas partidas. Na lateral esquerda, Rafael Soares entra no lugar de Maurício, suspenso após receber o terceiro cartão amarelo na última rodada.
No ataque, Pablo retorna ao time titular após cumprir suspensão, assumindo a vaga de Edson Cariús. O volante Sousa também está disponível após suspensão, mas deve começar no banco de reservas.
Com essas mudanças, a provável escalação do Londrina para enfrentar o ABC é: Elzo; João Vitor, Caio, Wallace e Rafael Soares; Alison, Lucas Marques e Gustavo França; Henrique, Pablo e Iago Teles.
A uma semana do fim do prazo, um terço dos contribuintes ainda não acertou as contas com o Leão. Até as 18h desta sexta-feira (23), 30.328.822 de contribuintes tinham enviado a Declaração Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) à Receita Federal. O número equivale a 65,65% do total esperado para este ano.
Segundo a Receita Federal, 62,6% das declarações entregues até agora terão direito a receber restituição, enquanto 20,2% terão que pagar Imposto de Renda e 17,2% não terão imposto a pagar nem a receber. A maioria dos documentos foi preenchida pelo programa de computador (83,6%), mas 10,9% dos contribuintes recorreram ao preenchimento online, que deixa o rascunho da declaração salvo nos computadores do Fisco (nuvem da Receita), e 5,5% declaram pelo aplicativo Meu Imposto de Renda para smartphones e tablets.
Um total de 48,4% dos contribuintes que entregaram o documento à Receita Federal usou a declaração pré-preenchida, por meio da qual o declarante baixa uma versão preliminar do documento, bastando confirmar as informações ou retificar os dados. A opção de desconto simplificado representa 56,4% dos envios.
Desde 1º de abril, a declaração pré-preenchida passou a ser baixada com todos os dados disponíveis. O abastecimento dos dados da declaração pré-preenchida atrasou neste ano por causa da greve dos auditores fiscais da Receita.
O senador Rogério Marinho, do PL-RN, descartou hoje (23), no Meio Dia RN, da 96 FM, que possa ser candidato a vice-presidente numa chapa encabeçada por Jair Bolsonaro – ou por Michele. Marinho reafirmou que é pré-candidato ao Governo do RN e detalhou até algumas das propostas que pretende levar em 2026. Veja no vídeo acima.
Além disso, o senador reafirmou que Bolsonaro é o candidato da direita, mesmo com os impedimentos atuais que o ex-presidente possui. Marinho também revelou que o próprio governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, tem dito que votará em Bolsonaro ou em que o ex-presidente indicar.
Anunciado pelo Ministério da Fazenda via redes sociais, o recuo do governo Lula em relação à parte das mudanças no IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) foi precedido por reuniões de emergência no Palácio do Planalto e pela interferência da Secom, a Secretaria de Comunicação da Presidência. A notícia é da coluna do Igor Gadelha, no Metrópoles.
O primeiro anúncio das mudanças no IOF tinha sido feito pela equipe econômica no final da tarde da quinta-feira (22/5), em uma entrevista coletiva. A notícia logo provocou forte repercussão do mercado financeiro, que viu o aumento do imposto sobre investimentos no exterior como um passo rumo ao “controle de capitais”.
A repercussão negativa, então, fez com que os principais ministros do Palácio do Planalto convocassem uma reunião de emergência para tentar minimizar os impactos de uma nova crise no governo Lula. Àquela altura, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, já tinha embarcado de Brasília rumo a São Paulo.
Sem a presença física de Haddad, a reunião de emergência começou por volta das 20h e contou com os três ministros palacianos mais importantes: Rui Costa (Casa Civil), Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) e Sidônio Palmeira (Secom). O presidente Lula não participou.
O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) afirmou que os manifestantes que estavam no acampamento em frente ao Quartel-General do Exército, em Brasília, pediam “algo que era totalmente inviável”, em referência a uma intervenção militar. A notícia é dos repórteres Manoela Alcântara e Pablo Giovanni, do Metrópoles.
Mourão é uma das testemunhas de defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro e do ex-ministro Braga Netto na ação penal sobre uma suposta tentativa de golpe de Estado e presta depoimento na tarde desta sexta-feira (23).
Ao ser questionado pela defesa do ex-presidente sobre sua opinião a respeito das pessoas que estavam no acampamento, Mourão afirmou que o que era pedido era “totalmente inviável e inconstitucional”.
“Pessoas em frente aos quartéis pedindo algo que era totalmente inviável, que era intervenção militar”, declarou.
A possibilidade de retorno do ex-meia Rodriguinho ao ABC tem movimentado os bastidores do clube e animado a torcida alvinegra. Aos 37 anos, o jogador, revelado nas categorias de base do Mais Querido, tem demonstrado interesse em voltar aos gramados, e o ABC não descarta a possibilidade de um futuro acerto.
Recentemente, Rodriguinho esteve presente no vestiário do ABC durante o empate em 3 a 3 contra o Anápolis, na Arena das Dunas, pela Série C. A presença do ex-jogador reacendeu os rumores sobre um possível retorno ao clube.
Em conversa com o repórter Judson Araújo, o presidente do ABC, Eduardo Machado, e o executivo de futebol, Agnello Gonçalves, negaram qualquer acerto com o ex-jogador. No entanto, ambos afirmaram que as portas permanecem abertas para um futuro vínculo com o clube.
“Tenho uma ótima relação com Rodriguinho. Ele tem todas as condições possíveis para voltar a jogar futebol profissionalmente. Quem acompanha ele sabe que tem treinado forte e se dedicando muito. As portas do clube estão abertas para quem sabe no futuro ele possa retornar”, afirmou Eduardo Machado.
A elevação do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) recebeu críticas de bancos e das indústrias, mesmo com a revogação parcial das medidas. Em notas, as entidades dos setores informaram que a tributação traz prejuízos para a economia, como a inibição dos investimentos, o desestímulo ao crescimento e a elevação de custos.
Segundo a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), o aumento das alíquotas vai na contramão de programas do governo para impulsionar o crescimento da indústria, como o Programa Nova Indústria Brasil e as políticas de transição energética.
“Tais medidas terão como consequência o aumento dos custos das empresas, inclusive as do setor industrial, já penalizadas pela distribuição tributária desigual e pela dificuldade de acesso ao crédito – sobretudo em um ambiente marcado por taxa básica extremamente contracionista e spreads bancários excessivamente elevados. O efeito será muito negativo sobre a atividade econômica e vai inibir investimentos”, destacou a Fiesp.
“Tais medidas terão como consequência o aumento dos custos das empresas, inclusive as do setor industrial, já penalizadas pela distribuição tributária desigual e pela dificuldade de acesso ao crédito – sobretudo em um ambiente marcado por taxa básica extremamente contracionista e spreads bancários excessivamente elevados. O efeito será muito negativo sobre a atividade econômica e vai inibir investimentos”, destacou a Fiesp.
O Ministério da Agricultura e Pecuária informou nesta sexta-feira (23) que mais três países suspenderam a importação de carne de frango do Brasil após a identificação de um foco de influenza aviária em uma granja comercial em Montenegro, no Rio Grande do Sul. Angola optou por restringir apenas as compras do estado do Rio Grande do Sul (RS).
Albânia, Namíbia e Índia vão suspender importações de todo o território brasileiro.
Com a inclusão desses países, a situação atual das exportações é a seguinte:
Suspensão total das exportações de carne de aves do Brasil
A Ponte de Igapó, um dos principais acessos entre a Zona Norte e as demais regiões de Natal, está sendo totalmente liberada para o tráfego de veículos na tarde desta sexta-feira (23). Após quase dois anos de interdições parciais devido às obras de restauração iniciadas em setembro de 2023, todas as faixas da ponte estão sendo reabertas por volta das 17h, conforme confirmado pelo DNIT – veja o momento da liberação:
Com a liberação do tráfego total na Ponte de Igapó, oficializada pelo DNIT, Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU) informa os novos horários de operação para a faixa reversível na Av. Felizardo Moura. Com o novo cenário viário da região, a via passará a funcionar com o seguinte esquema de horários:
– Das 5h às 11h59 – Faixa liberada no sentido Zona Norte / Centro
– Das 12h às 12h29 – Faixa fechada para ajustes operacionais
O senador Rogério Marinho (PL-RN), líder da oposição no Senado, protocolizou nesta sexta-feira (23) duas representações — uma à Controladoria-Geral da União (CGU) e outra ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) — para que sejam instaurados Processos Administrativos de Responsabilização (PAR) contra 16 entidades de aposentados. Entre elas, está o Sindicato Nacional dos Aposentados (SINDNAPI), que tem como vice-presidente Frei Chico, irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Rogério Marinho sustenta que as associações dificultaram o acesso de auditores a documentos que comprovam a cobrança indevida de mensalidades nos benefícios, o que configura obstrução de fiscalização. Relatório da Auditoria-Geral do INSS de 6 de setembro de 2024 apontou que 54,56 % dos descontos analisados careciam de prova de autorização; 1.163.455 beneficiários solicitaram exclusão da cobrança entre janeiro de 2023 e maio de 2024. Os repasses às entidades saltaram de R$ 23,2 milhões, em 2020, para R$ 154,7 milhões, em 2024, alta de 567%, em meio a denúncias reveladas pela Operação Sem Desconto de que dirigentes mantinham contratos irregulares e offshores no exterior.
Marinho afirma que a conduta se enquadra no art. 5º, V, da Lei Anticorrupção (12.846/2013) — ato lesivo por “dificultar atividade de investigação ou fiscalização” — além de violar a Lei 13.019/2014, que garante acesso irrestrito de órgãos de controle a documentos de entidades conveniadas. O senador adverte nas representações que a recusa em apresentar autorizações “demonstra uma quebra de confiança e uma obstrução ao trabalho de fiscalização das equipes de auditoria da CGU e INSS”.
Nas peças, o parlamentar pede a instauração de PAR contra cada um dos 16 sindicatos e o aditamento ou propositura de ação cautelar com base na Lei Anticorrupção de “maneira a promover indisponibilidade de bens com quebra de sigilos bancário e fiscal das referidas entidades, como forma de aprofundar as investigações e permitir o ressarcimento dos aposentados e pensionistas lesados das entidades que ainda não foram objeto dessa atuação.”
O Portal Metrópoles divulgou detalhes da discussão entre o ministro do STF, Alexandre de Moraes, e o ex-ministro da Defesa do Governo Dilma, Aldo Rebelo. A discussão acalourada foi durante o depoimento de Rebolo como testemunha de defesa de Almir Garnier. Ao ser questionado pelo advogado de Garnier, Demóstenes Torres, sobre um possível apoio do cliente a uma tentativa de golpe, Rebelo tentou interpretar a língua portuguesa. Moraes o advertiu.
Veja como foi a discussão:
Rebelo começou a responder dizendo: “Na língua portuguesa, precisamos colocar em consideração a força de expressão. Quando alguém diz ‘estou frito’ não significa que esteja dentro de uma frigideira”. Quando alguém diz ‘estou à disposição’ não significa literalmente o que quer dizer’”.
Moraes interveio: “O sr. estava naquela reunião? Não? Então, o sr. não tem condições de avaliar a língua portuguesa naquela ocasião. Atenha-se aos fatos”, disse.
O segundo dia do Autocompor Brasil debateu abordagens restaurativas para o Ministério Público como a negociação, a mediação e o mapeamento de conflitos para construir consensos. O congresso, realizado pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) e Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), foi encerrado nesta sexta-feira (23) na sede do MPRN, em Natal. O evento contou com transmissão simultânea pelo canal do YouTube das duas instituições.
A manhã começou com a conferência “Ainda é possível trocar as lentes e focar restaurativamente em um mundo cada vez mais polarizado?” com a condução do promotor de Justiça do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), Sérgio da Fonseca Diefenbach.
O painelista falou sobre como a negociação direta, a mediação e a conciliação podem ser ferramentas essenciais para construir consensos, mesmo diante de diferenças e desavenças históricas e culturais. E enfatizou a necessidade de “olhar o mundo com os olhos do outro” como ponto de partida para a Justiça Restaurativa.
Também ilustrou a polarização como uma realidade constante na história da humanidade, mas que pode ser superada através de encontros e escuta atenta, buscando as necessidades reais das pessoas em vez de aplicar soluções pré-definidas.
O número de barreiras sanitárias contra a gripe aviária em Montenegro (RS) foi reduzido de sete para quatro nesta sexta-feira (23). Segundo a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, a desmobilização foi feita após a conclusão da primeira etapa de vistorias nas propriedades rurais em um raio de 10 quilômetros da granja comercial onde foi encontrado o foco. Não foram identificados novos casos na região.
Continuarão funcionando duas barreiras de desinfecção em um raio de 3 quilômetros nas estradas vicinais e uma estrutura na RS-124. A barreira de bloqueio ao foco também segue posicionada. Até o momento, quase 3 mil veículos já foram abordados e desinfetados.
O objetivo das barreiras sanitárias é inspecionar todos os veículos de carga viva de animal, além dos que transportam ração e fazem coleta de leite, que circulam em diversas propriedades rurais. No raio de 3 quilômetros os automóveis de passeio também são desinfectados.
Desde ontem (22), a granja de Montenegro, onde o foco de gripe aviária foi identificado, entrou em um período de 28 dias de vazio sanitário, quando deve permanecer sem a presença de aves ou atividades avícolas. No fim desse prazo, se não houver novas ocorrências, o Brasil poderá se autodeclarar livre da doença naquela região e retomar gradualmente as exportações que ainda estão restritas.
A paulista Beatriz Haddad Maia, número 23 do ranking da Associação de Tênis Feminino (WTA, sigla em inglês) foi eliminada nas semifinais do WTA 500 de Estrasburgo, na França.
A brasileira não resistiu à cazaque Elena Rybakina (12ª no ranking), que venceu por 2 sets a 1, com parciais de 6/7 (7/9 no tie-break), 6/1 e 6/2, em duas horas e 46 minutos de partida.
As competições nível WTA 500 são as de terceira maior importância no circuito de tênis feminino, atrás dos WTA 1.000 e dos Grand Slams (como são chamados os quatro maiores eventos da modalidade).
O torneio de Estrasburgo, inclusive, foi o último de Bia antes do segundo Grand Slam da temporada: Roland Garros, que começa no domingo (25), em Paris. Ela estreia contra Hayley Baptiste (70ª), dos Estados Unidos, em horário a ser definido.
O ABC vai ganhar reforços de peso para o difícil confronto diante do Londrina/PR, único invicto da Série C até aqui. Três jogadores que estavam entregues ao departamento médico foram liberados e voltam a ficar à disposição do técnico Evaristo Piza, aumentando as opções do Alvinegro para o duelo que promete ser um dos mais desafiadores da equipe na competição.
Entre os retornos está o atacante Danilo Alves, que sofreu um forte choque na cabeça durante a vitória sobre o Brusque/SC, na penúltima rodada. Ele ficou de fora do empate em 3 a 3 com o Anápolis/GO, mas já se recuperou e volta a ser opção para o setor ofensivo.
Outro nome que pode fazer sua estreia com a camisa abecedista é o também zagueiro Renato Vischi. Contratado no início da Série C, ele ainda não atuou por conta de uma lesão no joelho esquerdo. Recuperado, passa a brigar por posição no miolo de zaga.
Fechando a lista de retornos está o meia Randerson, um dos destaques do ABC na reta final do Campeonato Potiguar. Ele estava fora de combate desde a final contra o América, quando sofreu uma lesão no ligamento do joelho. Felizmente, o caso não exigiu cirurgia e o tratamento conservador surtiu efeito. O jogador voltou a treinar com o grupo e reforça o meio-campo.
O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, ameaçou prender o ex-ministro da Defesa Aldo Rebelo durante depoimento de testemunha no âmbito das apurações da elaboração do suposto plano de golpe de Estado nesta sexta-feira (23).
“Se o senhor não se comportar vou lhe prender por desacato. Responda a pergunta, sim ou não”, disse Moraes ao ex-ministro.
A notícia é da CNN Brasil.
O comandante da Marinha, Marcos Sampaio Olsen, afirmou nesta sexta-feira (23) que aforça armada nunca planejou colocar tanques nas ruas para impedir o exercício dos poderes constitucionais.
Olsen prestou depoimento como testemunha na ação penal sobre a tentativa de golpe de Estado ocorrida durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.
O comandante foi indicado como testemunha de Almir Garnier, ex-comandante da Marinha no governo Bolsonaro e um dos réus do núcleo 1 da trama golpista.
Conforme a investigação, Garnier teria colocado a força à disposição de Bolsonaro no caso da decretação de um estado de sítio ou de uma operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) no final de 2022.
Hugo Calderano não cansa de ratificar a sua condição de maior mesatenista da história do Brasil. Um mês depois de conquistar a Copa do Mundo, o número 3 do mundo assegurou, nesta sexta-feira, a primeiro pódio do país em um Campeonato Mundial de tênis de mesa. O feito veio com a vitória nas quartas de final, por 4 sets a 1 (parciais de 11/4, 11/6, 9/11, 11/7 e 12/10), sobre o sul-coreano An Jae-Hyun (17º), em Doha, no Catar. Na competição disputada a cada dois anos, todos os semifinalistas asseguram ao menos a medalha de bronze, não há disputa de terceiro lugar.
A informação é do ge. Por uma vaga na grande decisão, o carioca de 28 anos vai encarar o chinês Liang Jingkun, número 5 do ranking.
“Foi um grande jogo. É difícil expressar em palavras. An é muito forte, tem uma medalha de bronze (em Mundial). Parabéns para ele também. Estou muito feliz e quero continuar dando orgulho para o Brasil. Eu estava confiante, vi que ele estava confiante. Foi muito importante manter a calma e trabalhar bem até o final. Vai ser um jogo muito difícil agora, ele vai me dar muito trabalho, mas espero que seja uma grande batalha”, comentou Calderano.
O Mundial é disputado desde 1926, ou seja, há quase um século. É a competição com o maior número de atletas — são 128 nas chaves individuais masculinas e femininas. E ainda há os torneios de duplas masculinas, femininas e mistas. Na ordem da importância, ele só perde para as Olimpíadas.
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ameaçou prender nesta sexta-feira (23) o ex-deputado federal Aldo Rebelo durante a audiência na qual a Corte ouve testemunhas de defesa dos réus do núcleo 1 da trama golpista.
Rebelo foi indicado como testemunha do ex-comandante da Marinha Almir Garnier. Durante a oitiva, Moraes, que preside a audiência, afirmou que o deputado deveria responder objetivamente aos questionamentos.
Em determinado momento da audiência, que foi realizada por videoconferência, Aldo Rebelo disse que não admitia censura e foi repreendido pelo ministro.
“Se o senhor não se comportar, será preso por desacato”, disse Moraes.
O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, elogiou nesta sexta-feira (23) a decisão do Ministério da Fazenda, Fernando Haddad, em recuar da proposta de aumento do IOF sobre operações de câmbio. Segundo ele, a medida foi revista com agilidade, “antes mesmo do mercado abrir”, após críticas da sociedade. A matéria é de Cristiane Noberto e Gabriel Garcia, da CNN.
“Todo mundo precisa louvar e reconhecer que o ministro, em poucas horas, suprimiu a medida, antes mesmo do mercado abrir, após ouvir a sociedade. Cabe a todos nós reconhecer a agilidade com que a Fazenda atuou ontem no final do dia”, disse em participação virtual no XI Seminário Anual de Política Monetária , que ocorre no Rio de Janeiro.
Galípolo ainda esclareceu que só tomou conhecimento sobre os detalhes da medida no anúncio, mas destacou que já haviam tido debates anteriores e que ele, pessoalmente, “nunca teve simpatia à ideia”.
O presidente do BC reforçou a fala de Haddad de que não há negociação ou revisão da autarquia sobre medidas tomadas pelo governo.
O estado de São Paulo já registra este ano 44 casos de febre de oropouche, informou o Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE). Os casos ocorreram na região de Registro (Cajati, Juquiá, Miracatu, Eldorado, Pedro de Toledo, Itariri e Sete Barras) e do litoral Norte (Ubatuba). Uma morte está em investigação.
Em todo o ano passado, foram registrados oito casos, todos na região do Vale do Ribeira (Cajati, Juquiá, Pedro de Toledo e Sete Barras), sem registro de óbitos.
A febre de oropouche é uma doença causada por um arbovírus do gênero Orthobunyavirus, identificado pela primeira vez no Brasil em 1960, a partir da amostra de sangue de um bicho-preguiça capturado durante a construção da Rodovia Belém-Brasília. Desde então, casos isolados e surtos foram relatados no país, sobretudo na região amazônica, considerada endêmica.
Segundo o Ministério da Saúde, foram confirmados 13.782 casos da febre em 2024 no país. Em 2025, já são mais de 2.790 registros. Os sintomas da doença são parecidos com os da dengue e incluem dor de cabeça intensa, dor muscular, náusea e diarreia.
O indiciamento de Augusto Melo no caso VaideBet reverbera nos bastidores do Corinthians. Alguns patrocinadores ameaçaram romper contratos vigentes com o clube paulista.
O motivo passa pela coletiva de Augusto Melo, marcada para a tarde desta sexta-feira (23). O mandatário falará sobre as acusações de associação criminosa, furto qualificado e lavagem de dinheiro na Neo Química Arena, e os parceiros do Timão não querem ter a marca estampada na entrevista.
A CNN Brasil apurou que os patrocinadores conversaram diretamente com o marketing do Corinthians, a fim de que não estejam presentes no backdrop. Caso o acordo não seja cumprido, as empresas romperão os vínculos sob alegação de descumprimento da cláusula de corrupção.
Entenda as acusações contra Augusto Melo
A União Nacional das Entidades do Comércio e Serviços (UNECS) repudiou o aumento do IOF anunciado pelo governo. A entidade, que representa os setores de comércio e serviços, aponta que a medida penaliza empresas e consumidores, especialmente as micro e pequenas que dependem do crédito de curto prazo. A materia é de Cristiane Noberto, da CNN.
“Medidas arrecadatórias que desestimulam o empreendedorismo, restringem o crédito e penalizam a atividade produtiva não podem ser justificadas como instrumentos de política econômica”, disse em nota divulgada nesta sexta-feira (23).
A UNECS afirma que, mesmo com a revisão parcial das medidas após pressão do mercado, os aumentos que entraram em vigor agravam o ambiente de negócios no país.
Após pressão de agentes de mercado na noite de quinta-feira (22), a Fazenda recuou sobre a tributação de fundos com aplicação no exterior e investimentos de pessoas físicas para fora do país, mantendo as alíquotas como são praticadas atualmente.