Categorias
Pesquisar
Banner Programa Sidney Silva
WhatsApp-Image-2024-05-27-at-15.13.26

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), através da 48ª e 62ª Promotorias de Justiça da Comarca de Natal, realizou nesta segunda-feira (27) a 1ª oficina colaborativa do Projeto Abastece SUS, voltada aos servidores da Secretaria Municipal de Saúde da cidade (SMS/Natal). A oficina aconteceu no auditório da Sede das Promotorias de Natal, em Lagoa Nova, com condução por professores do Departamento de Farmácia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

O Abastece SUS é um projeto desenvolvido conjuntamente pela 48ª e 62ª Promotorias de Justiça da Comarca de Natal, buscando a proposição coletiva de medidas a serem adotadas pela Gestão Municipal de Saúde de Natal para o aprimoramento do ciclo da assistência farmacêutica pública, contemplando desde a seleção, programação, até a aquisição, armazenamento, distribuição e dispensação de medicamentos e insumos.

“A gente quer alcançar esse desafio de olhar para todo o ciclo da assistência farmacêutica de Natal. Para nós é desafiador pois não temos equipe técnica para isso. Por isso, buscamos a UFRN, através do Departamento de Farmácia”, explica a promotora de Justiça Iara Pinheiro. Através do projeto, professores e alunos do Departamento de Farmácia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realizarão um diagnóstico da rede farmacêutica da capital. O diagnóstico levará a elaboração de um plano de ação com sugestões de enfrentamento das problemáticas identificadas.

O professor Doutor Rodrigo Diniz, do departamento de Farmácia da UFRN, registrou que “o projeto é muito robusto, e a partir dele, foram costurados vários ingredientes e observações do meio acadêmico para traduzir o que se desejava em um projeto de pesquisa e os objetivos sejam alcançados efetivamente”.

“Eu posso falar, do ponto de visto do que vai ser executado, que não há no país uma iniciativa semelhante. Então, realmente, é um trabalho muito importante, para além da gestão de responsabilidade, com impacto social”, registra o professor Doutor Rand Martins, também do departamento de Farmácia da UFRN.

Participaram da oficina servidores do Departamento de Regulação, Avaliação e Controle de Sistemas; Departamento de Assistência Farmacêutica; Departamento de Atenção Especializada; Departamento de Atenção Básica; Maternidades Municipais; Gerências dos Distritos Sanitários; Área Técnica da Saúde Mental; Rede de Urgência e Emergência; e unidades de saúde da Atenção Básica e Especializada, todos da Secretaria Municipal de Saúde de Natal, além do presidente do Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Norte (CRF-RN), Joselito Rangel.

MPRN

Pesquisar
Canal YouTube
WhatsApp