Dezenas de policiais britânicos ficaram feridos em confrontos violentos em uma cidade litorânea inglesa na noite de terça-feira (30), depois que três meninas foram mortas um dia antes em um violento ataque a faca, durante um evento de dança com o tema de Taylor Swift.
Vans da polícia foram incendiadas em Southport e manifestantes atiraram tijolos contra policiais e carros estacionados em uma mesquita, após especulações e publicações não verificadas nas mídias sociais de que o suspeito por trás do ataque era muçulmano e imigrante.
Além de matar três meninas com idades entre seis e nove anos, o terrível ataque de segunda-feira (29) na cidade normalmente tranquila do noroeste da Inglaterra resultou em outras oito crianças esfaqueadas. Cinco delas permanecem em estado crítico no hospital, juntamente com dois adultos que tentaram protegê-las.
A polícia, que prendeu um rapaz de 17 anos não identificado, sob suspeita de assassinato e tentativa de assassinato, disse que o incidente não estava relacionado ao terrorismo e procurou acabar com as especulações sobre a origem do suspeito, dizendo que ele nasceu no Reino Unido.
Isso não impediu que os manifestantes, que a polícia de Merseyside acredita estarem ligados a um grupo de direita anti-Islã, atacassem uma mesquita na cidade, com a polícia tentando detê-los.
Políticos e policiais disseram que a maioria das pessoas que participaram dos atos violentos não era da região e que os confrontos prejudicaram a uma vigília com a presença de milhares de pessoas para homenagear as jovens vítimas.
Um total de 39 policiais foram tratados por ferimentos, incluindo 27 que foram levados ao hospital, informou o Serviço de Ambulâncias do Noroeste na quarta-feira. A polícia disse que oito sofreram ferimentos graves, incluindo fraturas, e três cães da polícia também foram feridos.
Agência Brasil