O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) publicou neste sábado (10) o Edital do II Concurso de Vídeos Curtos do MPRN, que tem como tema “MPRN, agente de transformação social”. O concurso é voltado para alunos das redes públicas municipal, estadual e federal de ensino do Rio Grande do Norte. As inscrições podem ser realizadas a partir do dia 19 de agosto até o dia 2 de outubro de 2024 de forma gratuita através de link disponível na página do Concurso de Vídeos do MPRN.
Em sua segunda edição, o concurso tem como objetivo incentivar os alunos a produzir vídeos curtos sobre a atuação do MPRN, de modo que a pesquisa que precede a produção dos referidos vídeos amplie o conhecimento dos participantes sobre a instituição e sobre os aspectos da cidadania e da proteção de direitos.
Podem participar os alunos do 9º ano do ensino fundamental e ensino médio das redes públicas estadual e federal de ensino do Rio Grande do Norte, de forma individual ou em grupos de até cinco participantes da mesma escola. É necessária a orientação por parte de servidor público (professor, coordenador, diretor da unidade de ensino ou congênere) lotado na unidade escolar na qual o(s) aluno(s) inscrito(s) esteja(m) matriculado(s).
Os três primeiros colocados da classificação final serão premiados com um computador pessoal do tipo notebook, para o 1º colocado, e um dispositivo eletrônico do tipo tablet, para o 2º e 3º colocado cada. A produção pode ser feita em qualquer gênero, tais como: selfie, documentário, ficção, experimental, videoclipe musical (em qualquer gênero musical), animação, esquete, encenação musical, entre outros.
O vídeo inscrito no concurso deve estar disponível na plataforma de distribuição de vídeos youtube e ser de autoria do participante, inédito e original. Os vídeos devem apresentar pelo menos um caso concreto em uma das seguintes categorias: educação, saúde, meio ambiente, defesa da infância e juventude, defesa da pessoa idosa e da pessoa com deficiência e Defesa da mulher vítima de violência doméstica e familiar.
Mais informações podem ser obtidas através do Edital.
MPRN