Categorias
Pesquisar
VIGGO BANNER
FAPERN NO RIO A

Nesta segunda-feira, 23 de setembro, teve início a 65ª edição do Fórum Nacional do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), no Rio de Janeiro. O evento reúne equipes técnicas de 27 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs), incluindo a Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte (Fapern). As atividades do fórum se estenderão até sexta-feira, 27 de setembro.

Em parceria com a Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), a ação reúne as FAPs para promover a troca de experiências e o diálogo com entidades, agências federais e internacionais de fomento à Ciência, Tecnologia e Inovação.

A Fapern é representada no evento pelo Diretor Científico e Vice-Presidente Ricardo Melo, que participou da Reunião dos Diretores Científicos das FAPs na última segunda-feira. “São dias muito importantes, com intensos debates, discussões e apresentações inovadoras. Tem muita produção a ser feita a partir disso e com certeza são experiências que levaremos para o RN”, conta o Diretor Científico.

Nesta terça-feira aconteceu a Cerimônia de Abertura com o Ministro do MCTI em exercício, Luís Fernandes, junto às maiores autoridades do eixo de CT&I do Brasil. Pela tarde acontecem mesas redondas com as agências federais e com instituições parceiras. Já na quarta-feira, acontecem reuniões internas e roda de conversa com jornalistas.

Os representantes das FAPs também passaram por apresentações e direcionamentos ministrados por entidades federais, assim como análise e sugestão de novos editais. “Nas reuniões, nós recebemos o pessoal da Embrapi para uma apresentação, depois, nos reunimos com o INPI, onde se falou sobre a capacitação dos profissionais das FAPs”, conta Ricardo Melo. “Também foi discutida, junto ao FINEP, a importância da prestação de contas e como fazê-la de forma simplificada”.

Pesquisar
WhatsApp
Canal YouTube