Categorias
Pesquisar
Banner Arleide Ótica
idoso-com-celular-na-mao

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), por meio do Caop Inclusão e da 42ª Promotoria de Justiça de Natal, realizará uma capacitação sobre inclusão digital de pessoas idosas. O evento acontecerá na quinta-feira (24), das 9h às 11h, no auditório da sede da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), em Candelária. A palestra será ministrada por Isabel Dillmann Nunes, pesquisadora do Instituto Metrópole Digital/UFRN.

Serão capacitados gestores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), conselheiros setoriais e equipes atuantes em centros de convivência de pessoas idosas, centros-dia, centros de referência da assistência social e outros equipamentos públicos que ofertam serviços socioassistenciais a pessoas idosas.

A capacitação visa orientar e instrumentalizar os profissionais do SUAS que atuam diretamente com pessoas idosas sobre como promover a inclusão digital desse público, utilizando smartphones como ferramenta principal. A ideia consiste em mobilizar os órgãos de gestão e de controle social de políticas públicas para pessoas idosas, no sentido de induzir iniciativas e ações para a formação de multiplicadores, visando a oferta de cursos que auxiliem as pessoas idosas no uso de tecnologias como ferramenta de autonomia, independência e conexão social para a terceira idade.

O promotor de Justiça e coordenador do Caop Inclusão, Guglielmo Marconi, destacou a importância do evento. “A evolução dos meios tecnológicos, em todas as áreas de interação humana, torna cada vez mais necessária a difusão de conhecimentos básicos e o desenvolvimento de competências e habilidades, por todas as pessoas, para a utilização de equipamentos eletrônicos, sobretudo por meio da internet. As dificuldades de acesso aos ambientes virtuais acentua-se consideravelmente em relação às pessoas de idade mais avançada, que passaram por todas as etapas da vida em uma realidade totalmente analógica, vivenciando hoje uma verdadeira situação de exclusão em relação a inúmeras atividades realizadas por meio de plataformas e recursos digitais. É imprescindível, portanto, como forma de assegurar uma efetiva e plena participação das pessoas idosas na vida social, com autonomia e independência, a oferta de capacitações visando a inclusão digital dessa significativa e crescente parcela da população, com metodologia apropriada e alcance ampliado quanto às parcelas menos favorecidas da população”, registrou.

A palestra será ministrada por Isabel Dillmann Nunes, pesquisadora do Instituto Metrópole Digital da UFRN, que irá realizar apresentação sobre o Proeidi – Projeto de inclusão digital para pessoas idosas, abordando temas como o impacto da tecnologia na vida das pessoas idosas, ferramentas e aplicativos úteis para o dia a dia, segurança online e dicas para o ensino do uso de smartphones para pessoas idosas.

MPRN

Pesquisar
Canal YouTube
WhatsApp