A praia de Areia Preta, em Natal, foi classificada como imprópria para banho, segundo o boletim de balneabilidade divulgado nesta sexta-feira (25) pelo Programa Água Azul, uma parceria entre o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema). A classificação do boletim baseia-se na quantidade de coliformes termotolerantes presentes na água, conforme as normas do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).
O boletim considera o histórico de análises das últimas cinco semanas e possui validade de uma semana, após o qual as águas serão reavaliadas e um novo boletim será emitido. A verificação periódica garante que a qualidade da água seja continuamente monitorada para maior segurança dos banhistas.
A cada semana, o Programa Água Azul analisa a balneabilidade de 51 trechos de banho nas cidades de Baía Formosa, Tibau do Sul, Natal, Parnamirim, Nísia Floresta, Extremoz, Ceará-Mirim, Maxaranguape, Touros, Areia Branca, Grossos e Tibau, assegurando uma cobertura abrangente das praias mais procuradas no Rio Grande do Norte.