Após uma série de reuniões ao longo desta quarta-feira 30, o PT do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o PL do ex-presidente Jair Bolsonaro decidiram que vão apoiar a candidatura de Hugo Motta (Republicanos-PB) para a presidência da Câmara dos Deputados.
Motta é o candidato apoiado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Na última terça-feira 29, Lira disse que Hugo Motta é o “nome que demonstrou capacidade de aliar polos aparentemente antagônicos com diálogo, leveza e altivez”.
O PL é a maior bancada da Câmara, com 92 congressistas. O anúncio do apoio foi feito pelo líder do partido na Câmara, Altineu Côrtes (RJ). A bancada se reuniu nesta tarde na sede do partido para debater o tema. Segundo o líder, no entanto, os deputados devem criar uma comissão para listar pautas consideradas prioritárias pelo PL. As demandas serão discutidas com Motta, que deverá se comprometer em atendê-las na nova getsão.
“Vai ser formada uma comissão de deputados que vão levar algumas pautas importantes do partido. Essa comissão vai tratar isso ao longo do próximo mês. O apoio do PL está formalizado, formalizamos agora à noite”, disse o congressista. O líder do PL também afirmou que espera ter “a unanimidade da bancada”.
Já o PT integra a Federação Brasil da Esperança, que também conta com a participação do PCdoB e do PV – que devem acompanhar o posicionamento do PT. Juntas, as siglas somam 80 deputados, formando a segunda maior bancada da Câmara.
Nesta terça, o PT confirmou o apoio a Hugo Motta. “Nós compreendemos que o bloco que vai apresentar a candidatura do nosso deputado Hugo Motta, aqui do Partido dos Republicanos, é o bloco que nós vamos construir por entender que se trata de um bloco de funcionamento institucional da Casa e por entender que o deputado Hugo Motta está preparado para continuar um trabalho de representação, um trabalho que dialogue com as preocupações do povo brasileiro”, disse Odair Cunha (PT-MG), líder do PT na Câmara.
Há uma expectativa de que PCdoB e PV acompanhem o PT nesta quinta-feira 31, assim como a federação formada por Psol e Rede.
Além de PL e PT, já declararam apoio a Motta os seguintes partidos: MDB, PP, Podemos e Republicanos, a sigla da qual o deputado faz parte.
O MDB tem 44 deputados, assim como o Republicanos, partido de Motta. O Podemos tem 14 deputados. As três legendas fazem parte do mesmo bloco partidário.
PL FAZ EXIGÊNCIAS
Em encontro com alguns deputados bolsonaristas ligados ao PL pela manhã, Motta recebeu uma lista de demandas e projetos considerados prioritárias pela bancada. A PEC das Drogas e o PL da Anistia estão entre os pontos.
O deputado Luiz Philippe de Orléans e Bragança (PL-SP) não escondeu a insatisfação com a escolha por Motta.
“Lira foi o pior presidente de poder que esse País já teve, nunca respeitou o trabalho das comissões, por exemplo. Estão esperando mudanças por meio de um indicado por ele? É inaceitável”, opinou.
AgoraRN