A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) lançou o podcast Fale com Agente, uma iniciativa dos departamentos de Fonoaudiologia, Saúde Coletiva e Fisioterapia para promover a equidade no trabalho em saúde e aproximar comunidades da universidade. Com uma equipe interdisciplinar, o programa reúne trabalhadores da saúde, especialistas e lideranças em um espaço de diálogo e troca de experiências.
O podcast é fruto da parceria entre a UFRN e o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SEGTES), com o apoio da Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (ESPRN). Para o idealizador do projeto, Maurício Telles, professor do Departamento de Fonoaudiologia da UFRN, o programa representa uma importante conexão entre a academia e os profissionais que constroem o Sistema Único de Saúde (SUS) no cotidiano.
Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) receberam treinamento e realizaram a apresentação dos episódios. Eles assumem o papel de apresentadores, acompanhados por estudantes de jornalismo. Os programas abordam temas como discriminação de gênero, raça, sexualidade, etarismo e capacitismo, promovendo discussões sobre equidade no trabalho em saúde.
Além das transmissões ao vivo no YouTube, trechos do podcast serão compartilhados na página do projeto no Instagram, com objetivo de ampliar o alcance das discussões. O projeto também levará os debates diretamente às unidades de saúde por meio do Fale com Agente no seu serviço. A iniciativa promove programas de Educação Permanente em Saúde alinhados às necessidades dos profissionais.
Com duração de 30 minutos, os episódios do podcast serão transmitidos ao vivo semanalmente no canal da ESPRN. Assista ao Episódio Piloto de estreia: O que é o Fale com Agente.