A governadora Fátima Bezerra participou nesta quinta-feira (19) da solenidade de premiação do projeto “Juventude no Controle”. O evento laureou escolas da Rede Estadual que se destacaram em práticas voltadas ao ensino da transparência pública, auditoria cívica e cidadania.
Segundo a governadora, o programa “Juventude no Controle” tem como meta estimular a consciência cidadã nos alunos da rede estadual, promovendo reflexões sobre políticas públicas educacionais e incentivando a prática da transparência.
Ela destacou que o ensino de noções de controle interno em sala de aula é uma importante contribuição pedagógica, ajudando no avanço do conceito de cidadania e participação social. “Falar de controle é falar de integridade, transparência, e de ferramentas que asseguram uma boa gestão dos recursos públicos”, pontuou.
Nos últimos seis meses, escolas públicas estaduais desenvolveram atividades pedagógicas voltadas à disseminação de práticas de integridade, auditoria cívica, ouvidoria e construção de soluções coletivas para problemas do cotidiano escolar.
Na primeira edição do programa, 48 escolas da rede estadual foram classificadas no projeto, abrangendo 16 regionais e 40 municípios potiguares. Destas, cinco foram escolhidas como vencedoras e premiadas na cerimônia. A solenidade de anúncio dos vencedores aconteceu no auditório da Secretaria Estadual de Educação (SEEC).
A grande vencedora foi a Escola Estadual 26 de Março, do município de Paraná, no Alto Oeste Potiguar, que recebeu R$ 30 mil, além de celulares e tablets para os alunos e professores envolvidos.
A aluna Maria Luciana Fernandes, do 9º ano do ensino fundamental da vencedora, destacou a importância do projeto. “Foi gratificante participar das ações de controle e transparência. Atuei como auditora cívica durante a experiência e estou muito feliz pela minha escola. Realizei um sonho”, comemorou, segurando um aparelho celular destinado aos vencedores.
Participação ativa
A governadora ressaltou que o projeto enfatiza a participação ativa dos estudantes como essencial para o fortalecimento da democracia. “O objetivo é fomentar a cultura da transparência entre estudantes da rede pública estadual, formando cidadãos imbuídos de consciência cívica e senso de pertencimento à coisa pública”, afirmou.
Segundo a controladora-geral do Estado, Luciana Daltro, estudantes e educadores participaram de oficinas, debates e produção de materiais que aproximaram os jovens dos conceitos de controle social e transparência no Estado.
O objetivo, explica Daltro, é diagnosticar e discutir problemas, avaliar as causas e propor soluções a partir da perspectiva da comunidade escolar. “Com essa iniciativa, o governo reafirma seu compromisso com a formação de uma juventude crítica, responsável e preparada para contribuir com o futuro do Estado”, ressaltou.
Prêmios e investimentos nas escolas
As escolas classificadas do 1º ao 5º lugares receberam prêmios de até R$ 30 mil para aplicação em melhorias no ambiente escolar. Os recursos serão depositados diretamente nas contas das unidades e utilizados prioritariamente para implementar recomendações de melhorias identificadas nas auditorias cívicas feitas durante as atividades.
Alunos e equipes pedagógicas das escolas premiadas também foram contemplados com equipamentos eletrônicos, como smartphones, tablets e notebooks, disponibilizados pela Receita Federal.
O superintendente da Receita Federal no Rio Grande do Norte, Wyllo Marques, destacou a importância da educação fiscal e do controle social. “Entender os mecanismos do Estado é fundamental para podermos usá-los no futuro, fortalecendo a democracia, o que é o que todos almejamos”, comentou.
O projeto “Juventude no Controle” foi organizado pela Controladoria Geral do Estado (CONTROL), em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (SEEC), a Controladoria-Geral da União (CGU) e a Receita Federal.
Para Rogério Vieira dos Reis, representante da Controladoria Regional da União no Rio Grande do Norte, é essencial que os estudantes tenham contato com esses valores enquanto estão formando suas convicções. “Muitas vezes acreditamos que inovação está ligada à tecnologia, mas projetos como este mostram que mudanças significativas podem ocorrer sem alta tecnologia, apenas com uma nova forma de pensar. Ele pode gerar outros projetos de inovação a partir dele mesmo”, concluiu.
Vencedores da primeira edição do programa Juventude no Controle
1º Lugar: Escola Estadual 26 de Março – município de Paraná
2º Lugar: Escola Estadual Valdemiro Pedro Viana – município de Apodi
3º Lugar: Escola Estadual Coronel Silvino – município de Florânia
4º Lugar: Escola Estadual Professora Claudeci Pinheiro Torres – município de São Rafael
5º Lugar: Escola Estadual Manoel Patrício de Figueiredo – município de Caicó