A Secretaria de Mobilidade Urbana emitiu nesta sexta-feira (07) nota técnica com informações sobre a operação realizada pelo órgão no período chuvoso desta semana (6/02). De acordo com o documento, a cidade do Natal registrou chuvas intensas e que exigiram ações de emergências das equipes de fiscalização e monitoramento. Além das ocorrências climáticas, o órgão manteve uma série de operações regulares para garantir a segurança viária e o fluxo de veículos das pessoas nas vias públicas.
Como parte da Operação Chuvas, a STTU reforçou a atuação dos inspetores e agentes de trânsito, mobilizando equipes para garantir a fluidez viária e minimizar o impacto das precipitações na circulação e no número de sinistros das vias públicas.
Foram monitorados pontos de atenção suscetíveis a alagamento e aqueles considerados intransitáveis foram anunciados preventivamente como forma de evitar a circulação de veículos no trecho. Outro destaque da operação foram as equipes remotas da Central de Monitoramento de Operações que prestaram apoio fundamental à operação, repassando ao efetivo nas ruas e aos órgãos de defesa civil dados e informações essenciais para tomada de decisões que minimizaram os impactos no sistema viário da capital.
A nota técnica destaca também que foram realizadas operações como faixa reversível na Ponte Newton Navarro, Corredor de Ônibus na Av. Felizardo Moura, videomonitoramento 24h, atendimento a denúncia de veículos obstruindo garagens e estacionamentos irregulares, atendimento a sinistros que aumentaram no período, pontos de alagamento transitáveis e intransitáveis, avenidas obstruídas com queda de árvores, afundamentos de vias e falhas nos semáforos ocasionados pela falta de energia elétrica.
Além desta ações, o órgão emitiu boletins de trânsito para imprensa e órgãos parceiros a cada 20 minutos, ampliou a cobertura do videomonitoramento para maior precisão na identificação de ocorrência e gerou um protocolo de intervenção para os agentes de mobilidade.
Em números gerais, foram quantificados pelo órgão:
Pontos de Alagamentos| 17
Transitáveis| 9
Intransitáveis| 8
Falhas em semáforos| 6
Afundamento de vias| 3
Queda de árvores| 1
Relatórios gerados| 27
Total de Agentes em campo| 79