Categorias
Pesquisar
Banner GOV RN - Olha aí o Trabalho
Polícia Civil

Policiais civis da 71ª Delegacia de Polícia (DP) de Patu, com apoio da Polícia Civil do Estado de São Paulo (PCSP), deflagraram, na manhã desta segunda-feira (12), a 2ª fase da “Operação Botnet”. A ação resultou no cumprimento de mandado de prisão e de busca e apreensão contra um homem, de 26 anos, na cidade de São Paulo/SP.

As investigações apontam que o suspeito se passou por duas irmãs, em momentos distintos, para aplicar golpes por meio de transferências via PIX. Inicialmente, ele entrou em contato com uma das vítimas se passando por sua irmã e obteve duas transferências — sendo que a segunda foi estornada. Em seguida, utilizando a imagem da primeira vítima, abordou a outra irmã, que também realizou uma transferência, posteriormente estornada. O golpe foi descoberto após as vítimas se comunicarem entre si.

Durante a apuração, foi constatado que o investigado utilizava dezenas de chips telefônicos, o que indica a possibilidade de mais vítimas em diferentes regiões do país. O inquérito teve início a partir do registro de boletim de ocorrência por uma vítima do município de Patu/RN. Com o avanço das diligências, as equipes da Polícia Civil do RN e de São Paulo localizaram e prenderam o suspeito.

Ele foi conduzido à delegacia para os procedimentos legais e, em seguida, encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça. O homem irá responder pelos crimes de estelionato consumado e duas tentativas de estelionato.

A “Operação Botnet” recebeu este nome em alusão a um tipo de ataque cibernético no qual diversos dispositivos infectados são utilizados para práticas fraudulentas — modus operandi semelhante ao do investigado, que se valia de múltiplos chips para enganar vítimas em todo o Brasil.

Delegado Paulo Cesário, da cidade de Patu (RN)

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte reforça a importância da colaboração da população por meio do Disque Denúncia 181, que funciona de forma anônima e segura.

Pesquisar
Canal YouTube
WhatsApp