O Projeto Trapiá Semente desenvolvido em seis cidades do Seridó, já tem datas definidas para apresentação dos espetáculos inéditos, dos novos grupos de teatro formados pelo projeto.
A estreia das peças, que tiveram toda montagem produzida pelas crianças e adolescentes do projeto, acontece de 22 a 31 de outubro: Parelhas, Grupo de Teatro Girassol, com a peça “Germinando o Amor na Aridez do Seridó”, será dia 22. Em Cruzeta, a estreia será dia 26/10, com Grupo de Teatro Flor de Liz e espetáculo ” O Fantasma da Parede do Açude”. Carnaúba dos Dantas, será dia 28/10 com Grupo de Teatro FlorAção e espetáculo “Abram as Janelas” e logo em seguida, Acari dia 29/10, com Grupo Xique Xique, e o espetáculo “A Sete Palmos do meu Acary”. Na sequência, Equador dia 30/10 com Grupo de Teatro Cardeal do Nordeste e o espetáculo “O cão da favela”, e Currais Novos, dia 31, com Grupo Carcará, e o espetáculo “O Dossiê de São José”.
Os grupos tiveram como inspiração histórias e lendas de seus municípios. Durante a preparação para montagem do espetáculo, os grupos tiveram oficinas de interpretação de texto, de criação de roteiros, de bonecaria, aulão de cena, figurino, e outras aprendizagens, através de arte-educador de cada município e dos profissionais da Trapiá Cia Teatral e Mapa Realizações Culturais.
Trapiá Semente é uma realização da Trapiá Companhia Teatral, de Caicó, e Produção da Mapa Realizações Culturais, através da Lei Câmara Cascudo, com patrocínio da Neoenergia Cosern. Conta também com apoio das Prefeituras Municipais e dos Conselhos Municipais da Criança e do Adolescente.