O presidente da República, Michel Temer, e o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, assinaram nesta segunda-feira (12), o termo de adesão ao programa Internet para Todos. O evento, em Brasília, também contou com a participação de governadores e prefeitos. O objetivo é levar conexão banda larga de alta velocidade a todos os municípios brasileiros. Segundo o governo, o programa vai beneficiar cerca de 40 mil localidades em todo o país.
A conexão da internet será feita por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), que recebeu R$ 3 bilhões em investimentos. Assim, o programa Internet para Todos vai oferecer à população conectividade a preços reduzidos. De acordo com ministro Gilberto Kassab, a medida serve para democratizar o acesso à web. “Vai nos permitir, qualquer que seja a localidade do Brasil que não tenha conectividade, levar internet, levar banda larga. Esse é um programa coordenado pela Telebras, necessário para o Brasil, para que a gente possa ter rapidez, eficiência, de levar internet aonde ela ainda não chegou e todas as operadoras terão oportunidade de participar em parceria com a Telebras”.
O termo de adesão que foi assinado por prefeitos e prefeitas define a infraestrutura básica e as condições para a participação dos municípios no programa. Com isso, as prefeituras vão indicar onde serão instaladas as antenas para distribuição do sinal de internet, além de garantir a segurança da área e arcar com as despesas de energia elétrica.
Compareceram na cerimônia cerca de 2.470 prefeitos e prefeitas para assinar o termo de adesão do programa. Segundo o governo, até esta segunda feira (12), quase metade dos municípios brasileiros (2.766) concluíram o cadastro na plataforma. Para o presidente Michel Temer, o programa trará mais modernidade para o Brasil. “Nós estamos colocando o Brasil no mundo moderno, trazendo a modernidade para o país. E hoje, nós podemos comemorar algo que diz respeito aos países avançados do mundo. Nós estamos levando, com esta fórmula, banda larga para todos os municípios brasileiros”.
Os municípios começarão a receber as antenas em maio, de acordo com o ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. A previsão é que sejam instaladas cerca de duzentas delas por dia.