O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, visitou nesta segunda-feira (17) as instalações da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), onde ocorrerá a produção de uma remessa de 12 milhões de doses de vacina Covid-19 com Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), que chegará da China neste mês nos dias 22 e 29.
Além dessa produção, a Fiocruz estima a entrega de 18 milhões de doses da AstraZeneca até meados de junho. No momento, esses imunizantes estão em processo de controle de qualidade na instituição, no Rio de Janeiro.
Durante a visita, o ministro da Saúde destacou que o Brasil tem uma estrutura capacitada para produzir vacinas com tecnologia totalmente nacional e que esse é um grande diferencial. “É a esperança para a população e para pôr fim à pandemia”, disse. Queiroga também pediu a colaboração da indústria para a compra de insumos a fim de aumentar a testagem no Brasil e para adquirir equipamentos de proteção como máscaras e álcool em gel.
O ministro enfatizou que está atento e monitora a evolução da doença no país. Também lembrou que as metas de vacinação estão sendo cumpridas. “Temos o desafio de cessar a pandemia de Covid-19 e a solução está aqui”, disse.