Arleide Ótica topo
Categorias
Pesquisar

Facebook e Instagram anunciam opções para desativar as curtidas

Nova possibilidade já está disponível

O Facebook anunciou, nesta quarta-feira (26), opções para exibir ou ocultar o número de curtidas dos posts na rede social e no Instagram. O recurso estava em testes no app de fotos há algumas semanas, e a partir de hoje chega para todos os usuários do Instagram. Já no Facebook, as mudanças nos likes serão disponibilizadas nas próximas semanas.

Segundo a empresa, o Instagram escondeu as curtidas anos atrás para tentar diminuir a pressão sofrida pelas pessoas dentro da rede social na busca pelo sucesso digital. No entanto, parte dos usuários não ficou satisfeita com a mudança, pois o número de likes é um indicativo de tendência e de conteúdo popular dentro da plataforma. Por isso, a empresa decidiu dar a cada usuário a opção de ocultar ou não esses indicadores.

Com as novas possibilidades anunciadas hoje, os usuários terão três maneiras de ocultar os likes das publicações: esconder a contagem de um post específico já publicado no próprio feed, desativar a contagem de um novo post durante a publicação ou desabilitar os números de todas as fotos da rede social — nesta última opção, o usuário também não conseguirá visualizar a quantidade de likes nas postagens de outras pessoas.

Segundo o Facebook, a empresa trabalha para oferecer recursos que agradem à maioria dos usuários. “O que uma pessoa deseja de sua experiência no Instagram é diferente da outra, e as necessidades das pessoas estão mudando. Estamos procurando mais maneiras de dar às pessoas o controle sobre sua experiência”, disse a companhia em comunicado.

Ainda no comunicado, o Facebook disse estar trabalhando junto a criadores de conteúdo e instituições especializadas para criar um novo Guia do Instagram, que fornecerá instruções sobre como lidar com a pressão online e preservar a saúde mental.

A contagem de curtidas do Instagram foi desativada no Brasil em junho de 2019, com o objetivo diminuir o clima de competição entre os seguidores, passando a incentivar que as pessoas focassem mais nas fotos e vídeos do que nos números de interações. Desde então, os usuários não conseguiam mais visualizar a quantidade de likes que as outras pessoas receberam em seus posts, tendo acesso somente às métricas das próprias publicações.

Com informações de Facebook

Dr. DINNA Oliveira
Pesquisar
Categorias
WhatsApp
Canal YouTube