A Cubo Produtora lançou, no último dia primeiro de junho, um projeto que irá resgatar canções que retratam a região do Seridó e, em especial, a cidade de Caicó. O projeto também garante o lançamento de obras inéditas em sua coletânea musical.
O Canto do Cuó, nome dado à coletânea musical que encabeça o projeto, tem como principal objetivo o lançamento de trabalhos musicais com motivos regionais. Entretanto, a própria trajetória montada pela produção demonstra o potencial de lançamento de diversos outros subprodutos originais. Sendo, desde material audiovisual para promoção contínua do projeto, como videoclipes e gravações dos bastidores, quanto a possibilidade de uma ousada vinculação da coletânea nas principais festas regionais, a exemplos da tradicional Festa de Santana de Caicó, e a Festa de Nossa Senhora do Rosário.
“A nossa expectativa é poder unir as principais referências musicais e somar com novos elementos, acompanhar tendências e, claro, abrir espaço para novas vozes poderem também cantar a nossa história“, disse Hyllka Lucena, produtora e idealizadora do projeto.
A ideia é de que o produto possa vir a integrar o repertório promovido antes e durante os próprios festejos. Uma vez que falar de Caicó, é falar também de tradição sertaneja e fé católica, e ambos os temas acabam presentes também nas músicas. A grande expectativa é de que o projeto consiga alcançar um nível de qualidade suficiente para assegurar sua longevidade, dentro dos eventos regionais na cidade e também como material de trabalho para os artistas convidados.
“Canto do Cuó também realiza um resgate da própria cultura, uma vez que convida artistas locais, não apenas músicos, a promoverem suas identidades artísticas através dos seus trabalhos que falam da nossa cidade e da nossa região“, disse Matheus Costa, Historiador e colaborador do projeto.
O projeto contará com financiamento coletivo pela plataforma CATARSE.
Mais informações no instagram da produtora @cuboprod.