Uma das cidades alvo da Operação Teseu da Polícia Federal e do Ministério Público Federal realizada nesta terça-feira (29), foi São Bento, no Sertão da Paraíba. De acordo com informações divulgas pelos dois órgãos, o objetivo da ação foi o de desarticular uma organização criminosa atuante no tráfico internacional de drogas, armas e lavagem de dinheiro com atuação em diversos estados brasileiros.
Consta no processo que as investigações foram iniciadas em 2020, a partir da prisão em flagrante pela Polícia Federal, de um suspeito que transportava aproximadamente 76,7kg de maconha, acondicionados em 140 tabletes, 96,4kg de pasta base de cocaína, acondicionadas em noventa 91 unidades, 1kg de cloridrato de cocaína e, 900 munições. Os fatos ocorreram no município de Barra do Garças, em Mato Grosso.
As investigações avançaram e foi possível traçar o modo de atuação da organização, a qual se utilizava de contas bancárias pessoais e de empresas de fachada para passar recursos de origem do tráfico transnacional de drogas e munições. Após o recebimento desses recursos (na maioria das vezes, depósitos bancários fracionados de origem da região do Nordeste), realizavam-se múltiplas transferências para diversas contas vinculadas a diversas pessoas. Isso tudo com o propósito de distanciar o dinheiro ilícito da origem.
Após a coleta dessas informações, foram expedidos 19 mandados de busca e apreensão, 4 mandados de prisão preventiva e o bloqueio de bens de 49 investigados em um montante de R$ 46 milhões.
Os mandados judiciais foram cumpridos em Goiânia/GO, Cuiabá/MT, Juazeiro/BA, Ponta Porã/MS, Recife/PE, Jaboatão dos Guararapes/PE, Rio Branco/AC, Petrolina/PE, Campo Grande/MS, Salvador/BA, Natal/RN, Camaragibe/PE, Vitória de Santo Antão/PE, Várzea Grande/MT e São Bento/PB.
***Teseu é um personagem da mitologia grega que, em uma longa viagem em seu navio, realizou substituições contínuas de peças, dificultando a resposta se seria o mesmo navio que saiu da origem. Seguidas reposições de peças fazem analogia ao processo de lavagem de dinheiro que se vale de uma sequência de operações financeiras para dissimular a origem ilícita de recursos.