A situação da pandemia da covid-19 no Rio Grande do Norte segue melhorando. Nesta segunda-feira (5), o estado registra ocupação inferior a 60% nas UTIs voltadas ao atendimento da covid-19 e possui mais de 160 leitos críticos disponíveis. Número de solicitações é o menor desde 9 de fevereiro.
De acordo com dados do Regula RN, havia três pacientes aguardando para o encaminhamento a leitos críticos e 165 disponíveis. No estado, a ocupação está em 57,8%, enquanto na Região Metropolitana é de 54,3%. O Seridó é onde há a melhor situação, com metade dos leitos disponíveis. No Oeste, onde a situação segue como a pior do estado, a ocupação baixou dos 70% e está em 69,2%.
Para se ter uma ideia da situação, o hospital João Machado, em Natal, tem 30 dos 50 leitos de UTIs Covid disponíveis, enquanto o hospital Municipal de Natal tem 15 dos 26 leitos disponíveis. O Hospital São Luiz, em Mossoró, que esteve com 100% de ocupação durante boa parte dos últimos meses, agora tem 18 leitos disponíveis, do total de 50 em funcionamento.
Com relação às solicitações por leitos, segue o indicador de queda. A média móvel atual é de 58 pedidos diários, menor índice desde 9 de fevereiro.
Tribuna do Norte