Aconteceu na tarde desta quarta-feira (18), a audiência de custódia dos três homens presos acusados de matar o caicoense, Carlos Inácio de Medeiros, de 49 anos, na zona rural de São Fernando (RN).
O juiz que presidiu a audiência, inicialmente, relaxou a prisão de Marcos Mateus dos Santos, Antônio Marcos Souza dos Santos e José Saraiva de Andrade, em razão da não caracterização do flagrante (foram presos mais de 24 horas após o cometimento do crime sem que houvesse perseguição a eles), em seguida decretou a preventiva dos dois primeiros e concedeu liberdade provisória para o último.
No caso de José Saraiva de Andrade, foram impostas medidas cautelares diversas da prisão, como: comparecimento mensal em juízo, para justificar suas atividades; Proibição de ausentar-se da Comarca por prazo superior a 8 dias ou mudar de endereço sem prévia comunicação a este Juízo, com a finalidade de evitar que algum ato do processo seja retardado ou obstado em razão de sua ausência e a proibição de manter contato com qualquer testemunha ou familiares da vítima.
Atuou na defesa dos três envolvidos, o advogado Ariolan Fernandes, que confirmou que vai continuar tentando a garantir a liberdade dos demais.
O crime aconteceu no domingo, dia 15 de agosto, no Sítio Santa Bárbara, zona rural de São Fernando. A vítima, Carlos Inácio de Medeiros, tinha 49 anos e cuidava das terras que foram arrendadas por um familiar. Ele mesmo contratou Marcos e Antônio.
Informações dão conta que por causa de desavenças, os dois mataram Carlos a pauladas. Antes, amarraram mãos e pés. Depois, tiraram o corpo da casa e limparam. Na sequência, enterraram o corpo e fugiram levando a moto da vítima, uma CG 150cc Titan KS, anos 2004/2005, de cor vermelha e placa MYX-2I31, que foi abandonada às margens de uma estrada de terra ainda na zona rural de São Fernando.
A Polícia Civil foi acionada na segunda-feira, dia 16, por familiares que sentiram falta de Carlos. Os dois funcionários não foram mais localizados e passaram a ser suspeitos do desaparecimento do patrão. Na terça-feira (17), a moto foi encontrada pela Polícia Militar, que acionou a Polícia Civil. Foram realizadas diligências na cidade de São João do Sabugi, para prender os suspeitos. Na ação, foram detidos: Marcos Matheus e Antônio Marcos, que estavam escondidos em um matagal, na zona rural do município.
A dupla confessou o homicídio, praticado na residência da vítima, com golpes de madeira, e indicaram o local onde teriam enterrado o corpo. Os suspeitos tiveram a ajuda de José Saraiva de Andrade, de 39 anos, que foi localizado e preso na cidade de Jardim de Piranhas.
O corpo de Carlos Inácio foi encontrado no local indicado pelos assassinos. Os peritos do ITEP, removeram o corpo para realizar necropsia.
Os presos foram autuados em flagrante pelos crimes de homicídio doloso qualificado, crime de fraude processual e ocultação de cadáver. Já, José Saraiva, foi autuado em flagrante, também pelo crime de fraude processual, além de favorecimento pessoal de real.