Categorias
Pesquisar
VIGGO BANNER
(Foto: Adriano Abreu/Tribuna do Norte)

Os transplantes de medula óssea no Rio Grande do Norte tiveram um aumento de 32,9%. Segundo o Registro Brasileiro de Transplantes (RBT), publicação da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), o Estado passou de 97 pessoas que receberam o transplante em 2020, para 197 no ano passado.

Segundo o Hospital Rio Grande, referência no transplante de medula óssea no Norte e Nordeste, já foram realizadas 68 operações deste tipo de janeiro a 29 de junho deste ano. O número é comemorado por médicos e pacientes, que têm um avanço na saúde graças ao processo.

RN ganhou 4 mil novos doadores de medula óssea

O Rio Grande do Norte recebeu mais 4.054 doadores de medula óssea durante o ano de 2021, segundo o Hemocentro do Rio Grande do Norte (Hemonorte). A inscrição é feita no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME), cadastro que é feito por meio do Hemonorte. Já em 2020, 4.259 pessoas se voluntariaram para participar do procedimento, enquanto em 2019 foram 3.992 novas inscrições.

De janeiro a maio deste ano, 499 novos doadores se inscreveram no REDOME, uma queda de 44,7% em comparação com o mesmo período do ano passado, quando  903 pessoas compareceram ao Hemonorte para realizar o cadastro.

Tribuna do Norte

Pesquisar
Canal YouTube
WhatsApp