“O Papa Emérito Bento XVI voltou à Casa do Pai.”
A Sala de Imprensa da Santa Sé anunciou que o Papa Emérito morreu às 9h34 (horário local) da manhã de sábado (31) em sua residência no Mosteiro Mater Ecclesiae, que o Papa Emérito, de 95 anos, escolheu como residência depois de renunciar ao ministério petrino em 2013.
“É com pesar que informo que o Papa Emérito Bento XVI faleceu hoje às 9h34 no Mosteiro Mater Ecclesiae no Vaticano. Mais informações serão fornecidas o mais breve possível”, disse o comunicado.
Agravamento do estado de saúde
Já há vários dias, as condições de saúde do Papa Emérito pioraram devido ao avanço da idade, conforme informou a Sala de Imprensa em suas atualizações sobre a evolução da situação.
O próprio Papa Francisco divulgou publicamente a notícia sobre o agravamento da saúde de seu antecessor no final da última Audiência Geral do ano, em 28 de dezembro.
O Papa convidou a rezar pelo Papa emérito, que estava “muito doente”, para que o Senhor o consolasse e o sustentasse “neste testemunho de amor à Igreja até o fim”.
Seguindo este convite, iniciativas de oração surgiram e se multiplicaram em todos os continentes, juntamente com uma enxurrada de mensagens de solidariedade e proximidade de líderes seculares.
Planos funerários
Nas próximas horas, a Sala de Imprensa da Santa Sé comunicará a notícia do rito fúnebre que o Papa Emérito Bento XVI voltou à Casa do Padre.