Categorias
Pesquisar
BANNER CENTRO MÉDICO TIAGO DIAS
Enem. Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Enem. Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é, atualmente, o principal meio de acesso ao ensino superior no Brasil. Todos os anos, milhares de jovens e adultos prestam o concurso para tentar uma vaga no curso dos sonhos e, se não houver cuidados com a saúde mental, o participante pode sofrer com alto nível de estresse e ansiedade.

Em meio à campanha Setembro Amarelo, o professor do curso de Psicologia e coordenador do Serviço Integrado de Psicologia (SIP) da Universidade Potiguar (UnP), Anderson Andrade, alerta para os cuidados com a saúde mental nesta etapa da vida.

“Vamos lembrar que a aprendizagem é um processo no qual o aluno precisa manter os estudos regularmente e próximo as provas fazer uma revisão de temas. Deixar tudo para última hora pode intensificar sintomas de ansiedade”, explica o especialista. Diante do cenário de quem vai prestar o Exame, mas só resolveu começar a estudar nesses últimos meses, a criação de um cronograma pode ajudar a organizar um tempo menor de estudo, mas com qualidade e foco.

Um outro ponto abordado pelo psicólogo é o equilíbrio de expectativas na carreira escolhida pelo candidato. Muitas vezes, a família tem sonhos e planos que podem não coincidir com as expectativas do indivíduo.

“Compreendo que cada um tem ritmo próprio e não podemos pensar que as comparações são uma boa estratégia. Da parte do candidato, experimentar ser gentil consigo mesmo e celebrar as conquistas, grandes ou pequenas, são movimentos importantes. Da parte da família, respeitar e procurar entender os desejos do indivíduo é fundamental”, alertou o docente da UnP.

Nesse período de preparação, Andrade dá algumas dicas do que pode ajudar no processo. “Se alimentar mal, dormir pouco, realizar atividades muito diferentes da rotina e não organizar um cronograma de estudos são elementos que atrapalham a preparação para um exame importante como o Enem. É preciso incluir atividades de lazer na rotina e fazer uma gestão inteligente do tempo, equilibrando descanso, lazer e estudos, buscando potencializar o desempenho”, lembra.

Cuidados na véspera do Enem

Nos dias em que antecedem as provas, o candidato deve ficar atento ao ritmo de estudos, buscando não perder a tranquilidade. “Ouvir uma música de que goste, praticar uma atividade física ou ver um filme são atividades que podem ser mais eficazes do que querer recuperar o tempo passado em poucas horas. Fuja da ideia de passar todo o tempo estudando na véspera, reveja o material, mas lembre-se de preparar o corpo e a mente para o momento da prova”, finaliza Anderson Andrade.

AgoraRN

Pesquisar
WhatsApp
Canal YouTube