O primeiro avião da Força Aérea Brasileira (FAB) destinado à operação de resgate de brasileiros na zona de conflito entre Israel e o grupo extremista Hamas pousou em Roma, Itália, na manhã desta segunda-feira 9.
A aeronave, um KC-30 com capacidade para até 230 passageiros, aterrissou na capital italiana às 7h48 no horário local (2h48, horário de Brasília), de acordo com informações da Aeronáutica.
Até o momento desta reportagem, o governo brasileiro ainda não havia divulgado a lista de passageiros a bordo e o horário previsto de chegada do avião ao Aeroporto Ben-Gurion, nos arredores de Tel Aviv, Israel.
A decisão de deslocar o avião para a Europa visou facilitar a logística de remoção dos brasileiros na área conflagrada. Até o domingo (8), o Ministério das Relações Exteriores estava trabalhando na definição do plano logístico para a chegada à Israel e o resgate dos passageiros.
Além disso, o Itamaraty está considerando a possibilidade de enviar missões de repatriação para áreas afetadas pelo conflito, como os territórios palestinos na Faixa de Gaza e na Cisjordânia. Embora o número de brasileiros nessas regiões seja menor, o acesso por via aérea é mais desafiador.
AgoraRN