Alunos do CIEP Hélio Smidt, na Maré, na Zona Norte do Rio, que usavam fantasias de carnaval, na manhã desta quinta-feira 8, precisaram deitar no chão do colégio para se proteger de um tiroteio durante uma operação da Polícia Militar na comunidade.
“Estávamos fazendo um protesto na Avenida Brasil porque as crianças estavam presas na escola, queríamos buscar as crianças e não podíamos. Estavam desesperadas e deitadas no chão por causa do tiroteio. Nós fechamos a Brasil para parar o trânsito e os policiais irem embora”, disse uma moradora.
Duas escolas estaduais precisaram ser fechadas. A Secretaria Municipal de Educação ativou o protocolo de segurança, que consiste em manter os alunos e funcionários na maior segurança possível.
Durante o protesto na Avenida Brasil, um homem foi baleado à queima-roupa por um policial militar na Avenida Brasil, na altura do Complexo da Maré.
Um vídeo mostra o momento em que o PM parece bater com o fuzil no homem e a arma dispara, acertando a barriga dele. Veja imagens:
O homem participava de um protesto e, nas imagens, aparenta estar desarmado e não atacou o PM. Ele foi identificado como Jefferson. Um vídeo mostra ele sendo socorrido por moradores, descordado e com muito sangue.
A Delegacia de Homicídios da Capital (DHC) foi acionada.
Segundo a PM, o policial que fez o disparo foi identificado e conduzido à 21ª DP (Bonsucesso). A conduta do agente será investigada pela Corregedoria da Corporação, com análise das imagens da câmera corporal que ele usava no uniforme. O nome do policial não foi divulgado.
Agentes do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) entraram na Nova Holanda depois que um motorista foi encontrado na Avenida Brasil depois de um assalto.
Ele contou aos policiais que os bandidos tinham fugido para o interior da comunidade com 11 carros de uma carreta cegonha – caminhão usado para transportar outros veículos.
Durante a ação, seis carros foram recuperados e outras 4 motos roubadas localizadas.
*As informações são do G1.
AgoraRN