Categorias
Pesquisar
Banner FCST
Aeroporto de São Gonçalo do Amarante agora está sob gestão da Zurich Airport - Foto: José Aldenir/Agora RN
Aeroporto de São Gonçalo do Amarante agora está sob gestão da Zurich Airport - Foto: José Aldenir/Agora RN

O turismo internacional do Rio Grande do Norte (RN) tem uma expectativa de aumento de 46% só no primeiro trimestre de 2024, de acordo com a análise da ForwardKeys, plataforma espanhola especializada em dados de viagens aéreas. A empresa prevê um aumento geral de 21% nas chegadas de turistas internacionais ao Brasil nos primeiros três meses deste ano, em comparação com o mesmo período em 2023.

Os dados fornecidos pela ForwardKeys, uma plataforma reconhecida internacionalmente, são amplamente utilizados por instituições renomadas como a Organização Mundial do Turismo (OMT), o World Travel Tourism & Council (WTTC) e países como Alemanha, Inglaterra e Portugal. A Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur-RN), foi pioneira na contratação da plataforma no Brasil, e utiliza por meio de seu Setor de Inteligência, a plataforma para análise de dados do turismo no estado.

Segundo a FowardKeys, Santa Catarina lidera a projeção de chegadas internacionais, com um aumento de 53% nos três primeiros meses de 2024. Na sequência, o Rio Grande do Norte destaca-se com uma alta de 46%, seguido por São Paulo (25%), Rio de Janeiro (23%), Minas Gerais (18%), Alagoas (15%), Pernambuco (14%), Ceará (11%), Paraná (9%), e Bahia (4%).

A plataforma mostra que as viagens da América do Sul para o Brasil estão registrando um crescimento de 23%. Além disso, as chegadas provenientes da União Europeia e do Reino Unido apresentam um aumento significativo de 21%, enquanto as dos Estados Unidos acumulam uma expansão de 15%.

A diretora de Promoção Turística da Emprotur-RN, Nayara Santana, expressou otimismo em relação a esses números, destacando o comprometimento contínuo do estado em promover suas belezas naturais e atrativos turísticos. “Estamos entusiasmados com o potencial crescimento do turismo internacional no Rio Grande do Norte. Esses números refletem não apenas a recuperação do setor, mas também o resultado de ações realizadas pelo estado para fortalecer a imagem do destino em diferentes mercados”, afirmou.

Fiern e Zurich Airport Brasil debatem parcerias

Parcerias em diversas frentes, entre o Sistema Fiern e a nova operadora do Aeroporto Internacional de Natal, a Zurich Airport Brasil, foram tema de reunião entre a diretoria da Federação com representantes da empresa aeroportuária. Na manhã desta quarta-feira 21, o presidente da Fiern, Roberto Serquiz e a diretoria executiva da Federação receberam o diretor de operações da Zurich, Fábio Marques, e o gerente executivo de Aeroportos da empresa, Fernando Castro, na Casa da Indústria.

De acordo com Roberto Serquiz, a interação com a empresa visa aproximar a nova operadora e o setor produtivo do estado. “Foi o primeiro contato entre o Sistema Fiern e a Zurich e tivemos a oportunidade de apresentar tudo o que o sistema Fiern pode oferecer, no sentido de contribuir e de somar na chegada da operadora, que gera uma expectativa muito positiva”, afirma. O presidente apresentou um panorama da missão e das atividades realizadas pela Fiern, além do trabalho de defesa da indústria e do desenvolvimento econômico, social e ambiental da Federação.

“Estamos felizes com essa conexão que fizemos com a Zurich e já começamos a projetar todo um trabalho a ser desenvolvido junto com as nossas casas”, comenta Serquiz. “Esse contato abre um espaço enorme para várias parcerias, seja com acordo de cooperação técnica junto ao Observatório da Indústria Mais RN, na relação com o setor da reciclagem por meio do SindRecicla-RN e na relação com o Senai-RN dentro de um projeto para geração de energia fotovoltaica”, aponta.

O presidente da Fiern reconheceu a experiência e qualidade do trabalho da Zurich no Brasil. “Nesse espaço de colaboração, podemos avançar na execução do propósito deles, tem muita ligação com aquilo que a Federação vem realizando no aspecto da sustentabilidade e melhoria operacional”, completa.

AgoraRN

Pesquisar
WhatsApp
Canal YouTube