A Polícia Civil do Rio Grande do Norte agora conta conta com a Delegacia Especializada de Combate a Crimes de Racismo, Intolerância e Discriminação (Decrid), voltada ao combate à prática racista, à LGBTfobia, ao preconceito em razão da cor, raça, etnia, procedência nacional e à intolerância contra qualquer religião. A unidade está localizada na sede do DPGV, na rua Demócrito de Souza Paiva, nº 1580, no bairro Lagoa Nova, Zona Sul de Natal.
De acordo com o delegado titular da Decrid, Uendel Souza, os objetivos precípuos da delegacia são os de prevenir, investigar e reprimir infrações penais resultantes de discriminação ou de preconceito de raça, cor, etnia, religião, procedência nacional, orientação sexual e identidade de gênero, bem como outras formas de discriminação e preconceito equiparadas ao crime de racismo, a exemplo da LGBTfobia.
“Além da Decrid atuar no sentido do enfrentamento de toda e quaisquer modalidade de discriminação, preconceito e intolerância, fomentando uma investigação criminal especializada, a unidade proporcionará um atendimento humanizado às vítimas desse tipo de criminalidade, priorizando, sobretudo, o seu acolhimento”, afirma o delegado.
Essa perspectiva acerca da especialidade inerente à essência da Decrid, lhe confere distinção das demais unidades policiais mesmo nos casos em que estas investiguem fatos da mesma natureza criminosa.
Segundo Uendel Souza, a efetivação de práticas direcionadas à cooperação e parceria com órgãos integrantes da rede de apoio às vítimas pertencentes a grupos em situação de vulnerabilidade, atrelada a ações pedagógicas voltadas ao acolhimento e orientação daquelas e, eventualmente, de parcela da população, são exemplos de como a Decrid buscará lidar com os desafios inerentes ao enfrentamento desse sensível e peculiar tipo de criminalidade.
“A sociedade tem um papel importante no tocante à veiculação de denúncias à Polícia Civil acerca da ocorrência de práticas racistas, intolerantes e discriminatórias. Nesse sentido, tais notícias poderão ser apresentadas por meio da internet, no sítio eletrônico da Polícia Civil do Rio Grande Norte, através da Delegacia Virtual, bem como de forma anônima pelo número 181, além da própria unidade da Decrid”, conclui o delegado.
AgoraRN