O México está pedindo que o Equador seja suspenso da Organização das Nações Unidas (ONU) até que o país sul-americano emita um pedido público de desculpas pela invasão da embaixada mexicana em Quito, disse a ministra das Relações Exteriores do México, Alicia Bárcena, nesta quinta-feira.
A exigência faz parte de uma ação judicial que o México está apresentando à Corte Internacional de Justiça, o principal tribunal da ONU, também conhecida como Corte Mundial.
Isso ocorre depois que a polícia equatoriana entrou na embaixada mexicana na sexta-feira e prendeu o ex-vice-presidente Jorge Glas, que havia solicitado e recebido asilo político no México.
A prisão, que o presidente mexicano Andrés Manuel López Obrador criticou como “autoritária”, levou o México a suspender as relações diplomáticas com o Equador.
O caso será apresentado ao tribunal nesta quinta-feira, explicou Bárcena, acrescentando que o México espera testar o sistema internacional de Justiça para que incidentes como o de Quito não voltem a acontecer.
* É proibida a reprodução deste conteúdo
Agência Brasil