Em Caicó (RN), duas seções eleitorais mudaram de lugar. A informação foi confirmada pela Justiça Eleitoral.
As seções 4 e 5, que pertencem à Escola Municipal Presidente Kennedy, funcionarão no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores.
No comunicado divulgado pela 25ª Zona Eleitoral, é ressaltado que as demais seções eleitorais do município continuam funcionando nos mesmos locais.
Para obter mais informações baixe o App e-Título no Play Store ou acesse o site do TSE aqui
A Polícia Militar registrou um atentado ocorrido contra dois candidatos a deputado estadual e deputado federal em Ceará-Mirim, na região metropolitana de Natal. Na troca de tiros que houve entre os criminosos e a equipe de segurança dos candidatos, um dos suspeitos acabou baleado e morreu. O caso aconteceu na tarde desta quarta-feira (28) durante um ato político dos candidatos no centro da cidade.
Na ação, quatro homens em um veículo prata se aproximaram e dispararam contra um dos candidatos e houve um revide no local por parte da equipe de segurança, que acertou um dos suspeitos. Os outros criminosos fugiram em seguida.
Um fuzil de calibre 556 e coletes balísticos, utilizado pelos bandidos no atentado contra os candidatos Wendel “Lagartixa” de Almeida e Sargento Gonçalves, foram apreendidos pela Polícia Militar.
O Instituto Técnico-científico de Perícia (Itep-RN) e a Polícia Civil foram acionados para o local da ocorrência. Viaturas da 7ª Companhia Independente de Polícia Militar e do 11º Batalhão de Polícia Militar realizam diligências na região em busca dos outros autores dos disparos.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disse nesta quarta-feira (28) que o documento divulgado hoje pelo PL, partido do presidente Jair Bolsonaro, com críticas ao sistema eleitoral brasileiro contém conclusões “falsas e mentirosas”.
O presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, mandou ainda que o documento seja anexado ao inquérito das fake news para a apuração criminal dos idealizadores da nota.
“As conclusões do documento intitulado ‘resultados da auditoria de conformidade do PL no TSE’ são falsas e mentirosas, sem nenhum amparo na realidade, reunindo informações fraudulentas e atentatórias ao Estado Democrático de Direito e ao Poder Judiciário, em especial a Justiça Eleitoral, em clara tentativa de embaraçar e tumultuar o curso natural do processo eleitoral”, afirmou o Tribunal.
O TSE citou na nota que ataques às urnas eletrônicas e ao sistema eleitoral brasileiro são objetos de investigação no Supremo Tribunal Federal (STF) e já resultaram em “rigorosas providências” por parte da Justiça Eleitoral, citando a cassação do deputado estadual Fernando Francischini por causa da divulgação de desinformação sobre as urnas.
Em nota divulgada à imprensa pelo vice-presidente do PL, Capitão Augusto, o partido afirma haver série de falhas no TSE que podem afetar o resultado das eleições, citando como base em uma auditoria feita pelo partido. O documento é apócrifo. O presidente Jair Bolsonaro, principal crítico do sistema eleitoral é filiado ao partido.
“A auditoria do Partido Liberal (PL) utilizou uma lista de avaliação e controles com 215 questões propostas com base no Anexo A da norma ABNT de Sistemas de Gestão da Segurança da Informação – Requisitos (NBR ISO IEC 27001 de 2013). O TSE satisfaz plenamente apenas 5% dos requisitos para atender à certificação por esta norma de segurança”, diz o partido.
“Ao todo, foram 24 itens identificados como falhas, quando confrontados com a Constituição Federal, leis, resoluções, normas técnicas e boas práticas, detalhados no Relatório de Auditoria de Conformidade do PL no TSE”, completa.
Na nota, o PL afirma que sua equipe técnica está à disposição da Corte para “aperfeiçoar a governança de TI e da gestão de segurança da informação”. O partido alega que, sem a segurança necessária, o sistema eleitoral fica exposto a “vulnerabilidades relevantes”.
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quarta-feira (28) a abertura de uma investigação administrativa sobre o vazamento da quebra de sigilo bancário do principal ajudante de ordem do presidente Jair Bolsonaro (PL), o tenente-coronel Mauro Cesar Barbosa Cid.
Na decisão a que a CNN teve acesso, Moraes cita reportagem do jornal “Folha de S.Paulo” sobre o fato de a Polícia Federal ter encontrado elementos no telefone de Cid que levantariam suspeitas sobre transações financeiras feitas no gabinete do presidente da República.
O ministro determina que o delegado responsável pela investigação, Fabio Shor, preste informações a respeito “dos fatos noticiados, notadamente no que diz respeito ao acesso, no âmbito policial, às decisões proferidas nos autos [..] e aos relatórios produzidos”, além de fornecer ao Supremo “os nomes de todos os policiais federais que têm conhecimento dos assuntos investigados”.
Moraes também determinou que sejam entregues informações relativas à comunicação das decisões proferidas à Procuradoria-Geral da República (PGR). Segundo a “Folha”, a PGR se opôs à quebra do sigilo bancário do tenente-coronel Mauro Cid, mas o ministro do Supremo levou adiante o pedido feito pela Polícia Federal.
A publicação digital, lançada hoje (28) durante a Sessão Plenária, tem como objetivo orientar a atuação dos agentes públicos nas atividades de repressão a potenciais atos ilícitos eleitorais, a fim de garantir a segurança dos eleitores, das eleitoras e demais envolvidos no exercício da cidadania.
Essa é uma iniciativa da Corregedoria Regional Eleitoral, para auxiliar nos trabalhos de prevenção e combate aos crimes eleitorais pela Segurança Pública, que possam vir a ocorrer na véspera e no dia da eleição.
Dentre os tópicos abordados pela cartilha estão contidas informações sobre o uso vedado de celular na cabine de votação; restrições de Propaganda Eleitoral; transporte e alimentação dos eleitores; garantias eleitorais e crimes eleitorais, tais como derrame de santinhos, boca de urna e captação ilícita de votos.
“Compete-nos exclusivamente assegurar meios e condições para que cada cidadão, em mais um período de fortalecimento dos princípios democráticos, possa manifestar livremente seu direito de votar e escolher os rumos de nossa nação”, destaca o Corregedor e vice-presidente do TRE-RN, o desembargador Expedito Ferreira.
A Comissão de Auditoria das Urnas Eletrônicas informa que a indicação e/ou sorteio das seções eleitorais, cujas urnas eletrônicas serão submetidas aos procedimentos de auditoria e verificação dos sistemas, ocorrerá no sábado, 1º de outubro de 2022, no Plenário do edifício-sede do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), localizado na Av. Rui Barbosa, nº 215, Tirol, Natal/RN, às 9 (nove) horas da manhã. Também serão sorteadas as sessões que participarão do Projeto-Piloto do TSE de Teste de Integridade com Biometria que acontecerá no Colégio Objetivo, localizado na Av. Rui Barbosa, 1117 – Lagoa Nova, Natal – RN.
O procedimento de Teste de Integridade está regulado pela Resolução TSE n.º 23.673, de 14 de dezembro de 2021. Serão sorteadas, ao todo, 23 seções eleitorais, sendo:
– 18 urnas indicadas/sorteadas submetidas à auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas sob condições normais de uso;
– 3 para Auditoria mediante verificação da autenticidade e integridade dos sistemas;
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação de 2022 se encerra nesta sexta-feira (30), e o Rio Grande do Norte conta com apenas 41,22% do público-alvo vacinado contra a poliomielite, o que corresponde a 185.751 crianças. Segundo dados do RN + Vacina, até a manhã desta terça-feira (27), apenas 12 dos 167 municípios potiguares atingiram a meta de cobertura indicada, que é 95%.
Ainda faltam ser imunizadas no estado 109.184 crianças. Os três municípios com melhor percentual são Severiano Melo (165,41%), José da Penha (106,71%) e Monte das Gameleiras (105,93%). Já os que estão mais distantes da meta são Nova Cruz (22,88%), Natal (22,53%) e Maxaranguape (22,18%). A 6ª Região de Saúde, sediada em Pau dos Ferros, atingiu o melhor percentual de cobertura vacinal até agora (63,77%), enquanto a 7ª Região de Saúde (Região Metropolitana) se encontra com a cobertura mais baixa (25,83%).
Tribuna do Norte
Um homem de 23 anos morreu na manhã desta quarta-feira (28), em Mossoró, após trocar tiros com policiais civis. De acordo com a polícia, ele é o principal suspeito envolvido na morte de uma bombeira civile dois seguranças durante uma festa no município de Grossos. O caso aconteceu em agosto e seguia em investigação pela Polícia Civil.
Segundo o delegado responsável pela investigação, Rafael Arraes, agentes da polícia civil realizavam investigações no bairro Santo Antônio por volta das 10h, quando foram surpreendidos pelos tiros. Os policiais civis reagiram e acabaram atingindo o suspeito, que morreu no local.
O caso aconteceu na madrugada de um domingo, durante a festa em uma praia. As vítimas faziam parte de um grupo de patrulha formado por seguranças e bombeiros civis.
O delegado informou que o suspeito foi identificado como Lucas Eduardo de Avelino, de 23 anos. Ele já havia sido preso no ano de 2017 pelo crime de roubo.
Um homem de 38 anos morreu nesta quarta-feira (28) no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal. Ele não resistiu às queimaduras causadas por um incêndio em sua residência na última segunda-feira (26) em Carnaubais, no interior do Rio Grande do Norte.
O incêndio ocorreu na madrugada da segunda e o homem dormia no quarto dele no momento em que as chamas aumentaram de tamanho, atingindo todo o cômodo. Moradores perceberam as chamas e chamaram a Polícia Militar. No local, os militares encontraram a vítima sem roupas e com queimaduras por todo o corpo.
A PM acredita que ele tentou se molhar com água para amenizar as dores causadas pelos ferimentos. Ele foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado ao hospital do município. Após estabilizado, ele foi encaminhado ao Walfredo Gurgel onde ficou internado até esta madrugada.
Ainda não é possível confirmar o que pode ter causado o início das chamas. A residência ficou totalmente destruída após o episódio. Não há informações sobre se outra pessoa estava na casa no momento em que o incêndio começou.
Um homem foi encontrado morto com pés e mãos amarrados, e sinais de violência no corpo, na manhã desta quarta-feira (28) no bairro Santa Teresa, em Parnamirim, Região Metropolitana de Natal. A vítima, estava despida ao lado das roupas que foram retiradas, supostamente antes de ser assassinado.
No pescoço, estava um grande ferimento de corte, além de sinais de violência na região genital, que continha sangue. Foi encontrado também, próximo ao corpo do homem, um pedaço de madeira ensanguentado, que levanta a hipótese de ter sido utilizado para ferir a vítima. A polícia militar foi acionada por moradores da região, e no local, iniciaram a investigação.
Os agentes da Divisão Especializada em Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Parnamirim, também estiveram onde o crime aconteceu para obter mais informações. Possivelmente, o assassinato ocorreu durante a madrugada, no mesmo lugar onde foi encontrado.
O delegado Emerson Valente acredita de maneira preliminar, que o crime trata-se de algo de cunho sexual, porém aguardará a conclusão das investigações para ter certeza.
Um debate entre candidatos ao governo do Acre organizado pela Rede Amazônica, afiliada da TV Globo, foi encerrado ontem à noite após uma decisão judicial da desembargadora Denise Castelo Bonfim, que determinou a participação do candidato David Soares Hall, do partido Agir, sem representação no Congresso Nacional.
Pelas regras da emissora, decididas com os assessores dos parlamentares, o direito de comparecer ao debate só seria concedido aos candidatos que tivessem mais de cinco parlamentares pelo partido de filiação. O gerente comercial da emissora, Fábio Farina, foi levado à Polícia Federal para prestar esclarecimentos sobre o ocorrido.
O debate estava dividido em cinco blocos, mas, devido à decisão, foram realizados somente dois. Em nota, a assessoria da emissora afirmou que houve abuso de autoridade e informou que acionará a Justiça.
“Por ordem da desembargadora Denise Castelo Bonfim, que determinou a participação do candidato David Soares Hall, do partido Agir, sem representação no Congresso Nacional, encerraremos o debate. A emissora informa que irá impetrar todos os recursos judiciais cabíveis e representação no CNJ [Conselho Nacional de Justiça] pelo evidente abuso de autoridade ocorrida hoje no Acre, que impediu que o debate com os candidatos com representatividade no Congresso Nacional pudesse debater e apresentar suas propostas aos eleitores”, diz o comunicado.
Uma das novidades nas Eleições 2022 é a unificação do horário de votação em todo o país. Pela primeira vez, todas as seções eleitorais funcionarão das 8h às 17h do horário de Brasília. Ou seja, cidades em fusos diferentes devem se adequar ao horário da capital federal.
A mudança é decorrente de uma decisão do Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de dezembro de 2021 e incluída na Resolução TSE nº 23.669.
A medida atinge todos os municípios do Acre, de Mato Grosso, de Mato Grosso do Sul, de Rondônia e de Roraima. No Amazonas, a medida vale para os 62 municípios que se dividem em dois fusos (veja baixo). Em Pernambuco, o distrito de Fernando de Noronha também precisará se adaptar ao horário diferenciado.
Veja como será o horário de votação conforme o horário local:
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, apresentou hoje (28) a representantes das entidades fiscalizadoras das eleições a chamada sala de totalização, em que servidores da Justiça Federal farão o monitoramento da soma dos votos nas Eleições 2022.
O local, formado por divisórias de vidro, montadas dentro do Centro de Divulgação das Eleições (CDE), no terceiro andar do TSE, estará aberto, a partir das 16h30 do próximo domingo (2), para que as entidades fiscalizadoras das eleições possam acompanhar o andamento da totalização de votos.
“É uma sala aberta, uma sala clara, não é nem uma sala secreta, nem uma sala escura”, afirmou Moraes, referindo-se a boato de que haveria contagem de votos em uma sala secreta no TSE.
A Seção de Totalização, como é oficialmente chamada, é composta por diversos computadores e telas nas quais os servidores do TSE monitoram o sistema de totalização de votos – um conjunto de programas desenvolvidos pela Justiça Eleitoral especificamente para somar os boletins de urna impressos. “Essas pessoas não contam votos, essas pessoas monitoram o ambiente de informática para que os sistemas, já lacrados, sejam executados de forma adequada, sem sobressaltos”, explicou Júlio Valente, secretário de Tecnologia da Informação do TSE.
Começa nesta segunda-feira (03) a 5ª edição do Curta Caicó. O festival, que se estende até o próximo sábado (08), conta com grande programação de mostras de filmes por vários espaços da cidade e da zona rural de Caicó, como forma de democratizar o acesso ao audiovisual.
A abertura do evento será ao lado do Arco do Triunfo, no dia 03/10, às 19 horas, com exibição de mostra “Kurta na Kombi”. Por esse mesmo projeto, também serão realizadas mostras na comunidade da Palma (04), na zona rural de Caicó, e no Bairro Frei Damião (05), sempre a partir das 19 horas.
Nesse ano, a programação também se estende pelo SESC Seridó e pelas universidades locais com exibições na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Faculdade de Medicina (UFRN), Instituto Federal do RN (IFRN Campus Caicó), Faculdade Católica Santa Teresinha e UNP. “Essa parceria com as instituições de ensino fortalece o evento e promove acesso ao audiovisual no meio acadêmico”, destacou Raildon Lucena, diretor do Curta Caicó.
A partir do dia 06, o festival passa a ser exibido no Cineland, sala de cinema local. Além dos filmes selecionados pelo festival, serão exibidos dois filmes convidados: “A Última Praga de Mojica”, de Cédric Fanti, Eugenio Puppo, Matheus Sundfeld e Pedro Junqueira e “Marte Um”, de Gabriel Martins, indicação do Brasil na corrida do Oscar 2023.
O movimento de contratação de trabalhadores temporários no Rio Grande do Norte deve aumentar a partir do mês de outubro, segundo estimativa da Fecomércio RN. A expectativa é que sejam criados 6,5 mil novos postos de trabalho que irão suprir a demanda devido ao aquecimento do comércio para o final do ano, um aumento de 17% comparado com o ano passado.
O presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, explica os pontos de impacto para o crescimento da contratação temporária. “Com a realização da Copa do Mundo Fifa, em novembro, há uma expectativa de maior aquecimento nas vendas do Comércio e dos Serviços, nas suas diversas vertentes”, detalhou o dirigente da Federação.
Segundo ele, no segmento do Comércio, o torneio de futebol deve afetar mais diretamente mercado de eletroeletrônicos, vestuário, acessórios, supermercados e lojas de material esportivo. No caso dos Serviços, estabelecimentos como bares, restaurantes, bem como serviços prestados às famílias e transportes lideram as áreas potencialmente impactadas.
“O segundo ponto que deve contribuir para um crescimento relevante no número de vagas temporárias abertas este ano é a expectativa positiva para a movimentação turística durante o final de ano. Além do período de alta estação, a realização do Carnatal que, historicamente, traz de milhares de turistas para a cidade, irá aquecer o segmento no estado”, detalhou Queiroz.
Sem atuar há mais de uma semana, Atlético-MG e Palmeiras entram em campo na noite desta quarta-feira (28), pela 28ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O jogo no Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, a partir das 21h45 (horário de Brasília), terá transmissão da Rádio Nacional, com narração de André Marques, comentários de Mário Silva, reportagem de Maurício Costa e plantão de notícias com Bruno Mendes.
O tempo “livre” serviu para recuperação física, treinamentos e colocar a casa em ordem. Aliás, ter o mando de campo não tem sido bom para o Galo nas rodadas mais recentes. A última vitória da equipe no Mineirão foi em 25 de junho, contra o Fortaleza, pela 14ª rodada. Desde então, foram cinco partidas disputadas, dois empates e três derrotas. Com 40 pontos,em sétimo lugar na tabela, o Galo busca os três pontos da vitória contra o líder Verdão para seguir na briga por uma vaga na Copa Libertadores.
A missão do Atlético-MG não vai ser fácil. O Palmeiras é o líder do campeonato, com 57 pontos e apenas duas derrotas em 27 partidas, a última na 15ª rodada, contra o Athletico-PR. O técnico Abel Ferreira, no entanto, terá muitos desfalques para o confronto desta noite. São eles: Weverton, que está com a Seleção Brasileira, Gustavo Gómez, com a seleção paraguaia. Danilo, Zé Rafael e Gabriel Menino estão suspensos, além de Raphael Veiga e Jailson, lesionados.
O contingente de segurança da Paraíba terá um reforço de 4 mil policiais militares até o domingo (2), data da realização do primeiro turno das Eleições 2022. A atenção será dada principalmente aos crimes eleitorais.
Segundo o comandante geral da Polícia Militar da Paraíba, coronel Sérgio Fonseca, a partir desta quarta-feira (28), os policiais já começam a chegar aos municípios paraibanos para fazer a proteção de mais de 1.750 locais de votação em todo o estado
A “Operação Eleições 2022” começou nesta segunda-feira (26) em todo o país. Todas as forças de segurança federais, estaduais e municipais participam da ação para garantir a segurança de eleitores, servidores da Justiça Eleitoral e dos candidatos.
Correio da Paraíba
Mais de 5% das crianças têm Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) no país. O dado é da Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA). Segundo estimativa da entidade, 70% das crianças com TDAH apresentam outra comorbidade. Em 10% dos casos, apresentam três ou mais doenças.
Protocolo clínico aprovado pelo ministério da Saúde em julho deste ano considera o TDAH como uma condição do neurodesenvolvimento caracterizada pela tríade de sintomas “desatenção, hiperatividade e impulsividade, em um nível exacerbado e disfuncional para a idade”.
Segundo a ABDA, o transtorno está relacionado ao desequilíbrio de substâncias químicas, que atrapalha o funcionamento de algumas regiões do cérebro, sobretudo a parte frontal. Isso prejudica a execução de tarefas, administração do tempo e causa descontrole. Ou seja, a criança ou adolescente com o TDAH faz o que bem quiser.
Ainda de acordo com associação, os sintomas surgem na infância e podem seguir pela vida adulta. Em 95% dos casos, surgem até os 12 anos de idade. O diagnóstico para TDAH é realizado de modo clínico, por um médico psiquiatra, pediatra ou outro profissional de saúde (como neurologista ou neuropediatra).