Arleide Ótica topo
Categorias
Pesquisar

Mais de 5% das crianças apresentam TDAH no Brasil

Mais de 5% das crianças têm Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) no país. O dado é da Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA). Segundo estimativa da entidade, 70% das crianças com TDAH apresentam outra comorbidade. Em 10% dos casos, apresentam três ou mais doenças.

Protocolo clínico aprovado pelo ministério da Saúde em julho deste ano considera o TDAH como uma condição do neurodesenvolvimento caracterizada pela tríade de sintomas “desatenção, hiperatividade e impulsividade, em um nível exacerbado e disfuncional para a idade”.

Segundo a ABDA, o transtorno está relacionado ao desequilíbrio de substâncias químicas, que atrapalha o funcionamento de algumas regiões do cérebro, sobretudo a parte frontal. Isso prejudica a execução de tarefas, administração do tempo e causa descontrole. Ou seja, a criança ou adolescente com o TDAH faz o que bem quiser.

Ainda de acordo com associação, os sintomas surgem na infância e podem seguir pela vida adulta. Em 95% dos casos, surgem até os 12 anos de idade. O diagnóstico para TDAH é realizado de modo clínico, por um médico psiquiatra, pediatra ou outro profissional de saúde (como neurologista ou neuropediatra).

VIGGO BANNER
Pesquisar
Categorias
Canal YouTube
WhatsApp