O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) inicia segunda-feira (03) a sequência de testes práticos de direção veicular nas cidades do interior do Rio Grande do Norte. Em abril, o Detran programa passar por 15 municípios com as avaliações itinerantes, levando os examinadores do órgão para aplicação dos testes aos candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
As avaliações seguem o cronograma definido pela Coordenadoria de Habilitação de Condutores do Detran: Acari (03/04), Parelhas (04/04), Jardim do Seridó (05/04), Lagoa Nova (10/04), Currais Novos (11/04), Passa e Fica (12/04), Nova Cruz (13/04), São Paulo do Potengi (14/04), Extremoz (17/04), João Câmara (18/04), Santa Cruz (19/04), Tangará (20/04), São João do Sabugi (24/04), Caicó (24 e 25/04) e Pau dos Ferros (27 e 28/04).
O exame prático de direção veicular é a última etapa para tirar a CNH. A prova de volante só pode ser feita pelo candidato que está apto nos exames médico e psicológico, realizou as aulas teóricas, obteve resultado positivo no teste Teórico e passou por todas as aulas práticas de volante exigidas no processo. A aprovação no teste de volante é obtida pelo candidato que não cometeu falta eliminatória e/ou que a soma dos pontos negativos foi menor que três.
Em Natal e Mossoró, onde o Detran possui unidades de realização diária de exame prático de direção, o candidato pode agendar o exame diretamente pelo Portal de Serviços do Detran: https://portal.detran.rn.gov.br/servicos/habilitacao
A Polícia Rodoviária Federal, em ação conjunta com a Polícia Civil do Rio Grande do Norte, realizou a prisão de um foragido da Justiça na manhã desta quarta-feira (29), no km 85 da BR 101, em Natal. Frederico da Silva Siqueira, “o Fred”, foi preso após investigações da Divisão de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (DECCOR-LD).
O homem, de 43 anos, estava foragido da Justiça desde dezembro de 2022, quando a Polícia Civil deflagrou a “Operação Smoke”. O Mandado de Prisão pelo crime de roubo foi expedido pela 5ª Vara Criminal da Comarca de Natal.
“Operação Smoke”
Em janeiro deste ano, policiais civis do Departamento de Combate a Corrupção e Lavagem de Dinheiro (DECCOR-LD) e policiais militares do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, deram cumprimento a um mandado de prisão preventiva contra Kleiton Amaral de França, cabo da Polícia Militar do RN. O policial foi o primeiro suspeito preso e estava foragido da justiça desde o dia 22 de dezembro de 2022, quando foi deflagrada a Operação que investiga crimes de corrupção e roubo praticados por agentes públicos estaduais.
O Promotor de Justiça de Caicó (RN), Dr. Vicente Elísio de Oliveira Neto, é uma dos palestrantes de seminário promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público – CNMP, que acontece nesta quinta-feira (30), em Brasília (DF). O promotor caicoense, vai abordar, sobre, “Reflexos no Direito Penal: o caso da vítima com enfermidade ou deficiência mental e o crime de estupro de vulnerável”.
O tema central do evento é: “Direitos existenciais e a capacidade civil da pessoa com deficiência”.
Os painéis reúnem especialistas no tema e, além de presencialmente, o público poderá acompanhar pelo canal do CNMP no YouTube: https://www.youtube.com/user/conselhodomp
O promotor Vicente Elísio, é membro do Grupo de Trabalho de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Comissão de Defesa dos Direitos Fundamentais do Conselho Nacional do Ministério Público – CNMP.
A partir desta quarta-feira (29), a cidade de Caicó (RN), sedia a 8ª Conferência Municipal de Saúde. O evento acontece no Centro Pastoral Dom Wagner.
Estarão participando, as 32 pessoas conselheiras titulares e suplentes do Conselho Municipal de Saúde, delegadas natos; as 80 pessoas eleitas delegadas nas 08 pré-conferências da zona rural e urbana; às 06 pessoas adolescentes eleitas delegadas na primeira conferência livre de adolescentes e saúde; às 12 instituições/pessoas convidadas via ofício; até 12 pessoas da sociedade como observadoras que primeiro fizerem as inscrições no local do evento; E demais pessoas da sociedade caicoense que desejarem participar da 8 conferência em vagas remanescentes dos segmentos de pessoas usuárias, profissionais, gestão e prestadores de serviço do SUS.
O evento é coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde e pelo Conselho Municipal de Saúde.
Confira a programação:
A Polícia Rodoviária Federal recuperou na noite de segunda-feira (27), três veículos no perímetro urbano da cidade de Santana dos Garrotes (PB). Todos os veículos estavam com placas clonadas, ou seja, os dados aparentes não condizem com o verdadeiro veículo.
Os veículos recuperados foram, uma Fiat Strada, de cor branca, com queixa de roubo/furto na data de 01/06/2016 na cidade de São Paulo (SP). O segundo veículo, foi uma motocicleta Honda Titan, de cor vermelha, com queixa de roubo/furto na cidade de Olinda (PE) na data de 29/03/2013. O terceiro veículo, foi outra motocicleta, uma Honda BROS, com queixa de roubo/furto na data de 01/11/2016, na cidade de Bonito (PE).
Todos os veículos foram encaminhados para a delegacia da Polícia Civil em Piancó (PB).
Debate Paraíba
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve hoje (28) a decisão que multou o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) em R$ 30 mil durante as eleições do ano passado.
O tribunal julgou um recurso da defesa do parlamentar para suspender a decisão do presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, que, além de multar o então candidato, determinou a retirada de um vídeo publicado contra a campanha do então candidato Luiz Inácio Lula da Silva.
A coligação formada pelo PT entrou no TSE para retirar do ar um vídeo no qual Nikolas afirmou que o partido teria desviado R$ 242 milhões da saúde.
Ao analisar o recuso, Moraes manteve seu entendimento e disse que a medida foi tomada para coibir a desinformação durante o pleito.
Senhora governadora, Fátima Bezerra.
Respeitosamente, venho de público me dirigir a vossa excelência para tratar das reivindicações justas e urgentes que nos moveram ao atual estado de greve.
A greve do estado completa 23 dias sem que o seu governo tenha apresentado uma proposta descente aos trabalhadores de educação para implantação do reajuste dos 14,95% do piso do magistério.
De fato, concordo que, diferente de prefeitos como Álvaro Dias, que vem a mais de 2 anos negando a aplicação da lei do piso para os professores de Natal, o governo do estado não tem se negado a cumprir o piso e mantém o diálogo com categoria através do Sinte-RN.
Os 45 anos da Escola Estadual Antônio Aladim foram celebrados com festa nesta terça-feira (28), no plenário da Câmara de Vereadores de Caicó.
A vereadora e requerente da sessão solene abriu a solenidade destacando a importância da Escola que educa e transforma novos cidadãos. “Celebrar este momento é de suma importância pois a escola é especial para a formação dos nossos cidadãos. Meus filhos estudaram lá e hoje com muita felicidade celebramos este momento histórico”, disse.
A diretora da 10ª Direc Suenyra Nóbrega destacou a importância da construção de novos sonhos através da educação. “Um marco importante pois sabemos da importância de toda comunidade. Estudantes vocês tem o privilégio de estar num espaço histórico que hoje oferece uma estrutura de qualidade para que vocês possam ter uma história transformadora”, disse.
A professora, prefeita de São José do Brejo do Cruz e ex-diretora da Escola Estadual Antônio Aladim, Ana Maria falou sobre as pelejas para a escola ser o que é hoje. Falou do pioneirismo feminino à frente da gestão escolar que na época era difícil mas que junto a equipe fizeram história. “O meu sentimento é de gratidão por fazer parte desta história que começou com muita luta e hoje forma tantos cidadãos”, destacou.
Desde 2002, o Brasil já registrou 23 ataques em escolas, de acordo com levantamento de pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Após ataque mais recente ocorrido nesta segunda na escola da Vila Sônia, na capital paulista, o governador de São Paulo anunciou a presença mais ostensiva de policiais militares dentro das instituições de ensino. No entanto, para o secretário Nacional dos Direitos da Criança e Adolescente, Ariel de Castro Alves, medidas como essas não ajudam a resolver o problema
“Nós precisamos ver com certa cautela esse tipo de medida, assim como ter detectores de metais em todas as escolas. A educação não pode estar vinculada à repressão. Então, é necessário tratar com certa cautela essas situações para que a gente não tenha também abusos e maiores violências, inclusive casos que possam ser de violência policial. O que precisamos é de medidas para investigar essas situações logo que elas acontecem“, disse o secretário.
O ataque ocorrido segue um mesmo padrão dos anteriores levantados pelo estudo da Unicamp, de meninos ou homens, quase sempre brancos, atraídos por discursos de ódio e racismo dentro de grupos da internet, conforme explicou Cleo Garcia, mestranda em educação na Unicamp e especialista em justiça restaurativa.
Apenas 38% do total de estudantes de cursos de licenciatura matriculados em instituições federais concluíram a graduação de forma presencial. Nos cursos de matemática e ciências da natureza, esse índice cai para 30% e 34%, respectivamente. As informações fazem parte do estudo sobre Indicadores de Qualidade da Educação Superior no Brasil, relativos a 2021, elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os dados foram divulgados nesta terça-feira (28) pelo Ministério da Educação (MEC).
No total, foram avaliados 17 cursos de formação de professores (licenciaturas): artes visuais, ciência da computação, ciências biológicas, ciências sociais, educação física, filosofia, física, geografia, história, letras português, letras português e espanhol, letras português e inglês, letras inglês, matemática, música, pedagogia e química. Em todos eles, o desempenho dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) ficou abaixo de 50, numa escala de 0 a 100. Os cursos de licenciatura em ciência da computação e educação física foram os que tiveram a menor média nacional na nota geral: 30,6 e 35,6 respectivamente. Ciências Sociais teve a melhor média, com 45,3 pontos.
Para o ministro da Educação, Camilo Santana, o quadro é preocupante e mostra a necessidade de se ter uma atenção especial na formação dos docentes.
“Se queremos melhorar significativamente a qualidade da educação básica desse país, precisamos fortemente olhar para a qualidade da formação inicial dos nossos professores. Nós estamos falando de frear esse quadro que temos hoje e reverter essa tendência, para que a gente possa ter um resultado melhor nos próximos anos e nas próximas avaliações realizadas pelo INEP“, afirmou.
O Brasil alcançou nesta terça-feira (28) a marca de 700 mil mortes causadas pela covid-19, informou o Ministério da Saúde. No último dia 11 de março, a pandemia completou três anos e deixou muitos impactos na vida dos sobreviventes e daqueles que perderam alguém para a doença.
Em comunicado, o Ministério da Saúde destacou que a vacinação é a principal forma de combater a crise sanitária e proteger contra casos graves e óbitos causados pela doença.
“Aumentar as coberturas vacinais contra a Covid-19 é prioridade do Ministério da Saúde, que lançou o Movimento Nacional pela Vacinação no fim de fevereiro. Até agora, mais de 6 milhões de doses de reforço bivalentes já foram aplicadas. No entanto, é importante ressaltar que os grupos prioritários devem procurar uma unidade de saúde”, destacou a pasta.
Todas os integrantes dos grupos prioritários podem receber o reforço com a vacina bivalente contra a covid-19. A dose oferece proteção contra a variante original do vírus causador da covid-19 e contra as cepas que surgiram posteriormente, incluindo a Ômicron, variante de preocupação no momento.
Grande reunião de juristas caicoenses em Brasília (DF) promoveram a posse festiva de Vicente Elísio de Oliveira Neto na Comissão de Direitos da Pessoa com Deficiência do Conselho Federal da OAB.
Dentre as presenças ilustres, estiveram Síldilon Maia (Conselheiro Federal da OAB), Navde Rafael (Conselheiro Seccional da OAB/RN), Uri Ribeiro (advogado da União), Áldena Melo (advogada e membro da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência), Nicodemus Victor (advogado e Procurador do Município de Caicó – RN), Ethel Moraes (advogado e Vereador de Cruzeta – RN) e José Antônio da Silva (Vereador Dedé Boneleiro de Caicó – RN).
Policiais civis da Delegacia de Homicídios e de Proteção à Pessoa – DHPP, em ação conjunta com equipe da DEAM, ambas de São Gonçalo do Amarante, deflagraram, na última sexta-feira (24), a Operação “Viúva Negra”.
No decorrer das diligências, foi cumprido um mandado de prisão temporária em desfavor de Samara Mayara de Farias, de 28 anos. Ela foi presa em sua residência, no Bairro do Golandim. A suspeita é de homicídio qualificado e por envolvimento com organização criminosa.
Em setembro de 2022, Samara Mayara falou com o chefe de uma organização criminosa e pediu que matasse o seu marido, Júlio César Alves de Souza Santos, de 23 anos. O crime foi cometido em frente à residência do casal, enquanto a vítima estacionava sua moto. Na ocasião, dois suspeitos realizaram diversos disparos de arma de fogo, e Júlio César morreu no local.
Durante as investigações, foi apurado que Samara Mayara, também é integra a organização criminosa responsável pelas ações criminosas praticadas no Rio Grande do Norte (RN) nas últimas semanas. Ela foi encaminhada ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.
Policiais civis das delegacias de Macau e Pendências, deram cumprimento, nesta terça-feira (29), a um mandado de prisão preventiva em desfavor de Djatson Galvão, de 34 anos. Ele, foi preso em Ipanguaçu. A suspeita é do seu envolvimento com tráfico de drogas e associação para o tráfico.
Na cidade de Pendências, Paulo Thiago Silva de Lima, de 32 anos, morreu em confronto com a polícia. Na ocasião, ele cometeu tentativa de homicídio contra um agente policial. Paulo Thiago era suspeito por porte ilegal de arma de fogo e por tráfico de drogas.
No decorrer das diligências, ainda em Pendências, Francisco Matheus Silva de Carvalho, de 22 anos, também foi preso, suspeito por tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo. Por fim, Pedro Lucas Galvão, de 22 anos, foi preso no município de Itajá, por posse de drogas.
Os três suspeitos presos foram encaminhados para o sistema prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça.