Arleide Ótica topo
Categorias
Pesquisar

Audiência Pública na Câmara de Vereadores traz um novo olhar para as pessoas com Autismo em Caicó

cats-32

Os desafios, perspectivas, desdobramentos na família e sociedade sobre o Transtorno do Espectro Autista foram debatidos durante audiência pública na Câmara de Vereadores na noite desta terça-feira (11). Proposta pelo vereador Thales Rangel, o momento foi importante para a discussão do assunto que ainda é invisível para boa parte da sociedade.

Audiência pública aconteceu na Câmara de Vereadores

A audiência foi aberta com uma apresentação Cultural com o Clássico Inclusivo: A História da Chapeuzinho Azul – uma versão Inclusiva e adaptada da Chapeuzinho Vermelho, onde é enfatizado o autismo em meninas e a importância da figura paterna durante e após o diagnóstico de TEA, tendo em vista a triste realidade de abandono de mães e filhos, após a chegada do autismo na família.

Em seguida o palestrante Dr. Gisonaldo Arcanjo- Supervisor de Educação Especial e da Diversidade da 10ª DIREC, SEEC-RN, Doutor em Estudos da Linguagem, UFRN, falou da educação inclusiva que precisa avançar no município e do papel da família em cobrar pelos direitos das pessoas com TEA.

Já o autismo no mundo contemporâneo com as perspectivas, expectativas, desafios foi abordado por Ma. Teresa Raquel de Paiva Oliveira, escritora, advogada por formação, mestra em Linguística Aplicada pela UFRN, servidora pública do Poder Judiciário do Estado da Paraíba, palestrante regional do Movimento Orgulho Autista Brasileiro (MOAB), mãe de autista.

Facultada a palavra o vereador Andinho Duarte ele destacou as leis aprovadas na Casa Legislativa e da importância sobre estas serem cumpridas.

Já a vereadora Rosângela destacou a importância da audiência que fortalece as famílias dos autistas e esclarece pontos para a a sociedade que também precisa ter um pouco mais de empatia.

Da audiência foram tirados diversos encaminhamentos no tocante ao censo, o carro social para o transporte das pessoas com TEA para o atendimento na APAE, além de uma capacitação para os profissionais da Segurança Pública no tocante ao acolhimento e conduta diante da realidade hoje vivenciada.

Pesquisar
Categorias
WhatsApp
Canal YouTube