A advogada caicoense, Raquel Pereira Gurgel Silva de Oliveira, foi homenageada no início da noite desta terça-feira (30), pela Ordem dos Advogado do Brasil no Rio Grande do Norte, no auditório do Varella Barca, durante a abertura da II Conferência Estadual da Mulher Advogada. Ela recebeu, juntamente com a, também, advogada, Kátia Nunes, a medalha “Wandecy Veras”.
A presidente da Subsecção da OAB em Caicó, Dra. Kalina Leila Medeiros, prestigiou o evento ao lado do esposo, também advogado, Dr. Chiquinho.
A medalha “Wandecy Veras” é destinada a homenagear as mulheres advogadas que tenham contribuído para a valorização da profissão e exercem ou exerceram a advocacia com ética e profissionalismo, fomentando a participação e o fortalecimento das mulheres advogadas.
O nome da medalha é uma homenagem à advogada Wandecy Albanês Ferreira Veras, a primeira mulher advogada inscrita na OAB/RN. Ela nasceu na cidade de Olinda em 30 de maio de 1924 e Concluiu o curso de Direito em 22 de dezembro de 1951 na Faculdade de Direito da Universidade do Recife, atual Universidade Federal de Pernambuco. Fixou residência no Rio Grande do Norte e formalizou a inscrição na OAB/RN, de nº 112, em 08 de abril de 1953.
Nesta terça-feira, a partir das 19h, ainda ocorrerá a palestra de abertura do evento, “O Protagonismo da Mulher Advogada”, contando com a participação do presidente da OAB/RN, Aldo Medeiros; a vice-presidente, Lidiana Dias; a secretária-geral adjunta do Conselho Federal da OAB, Milena Gama; a presidente da Comissão da Mulher Advogada Nacional, Cristiane Damasceno; e a advogada Silvia Cerqueira.