Categorias
Pesquisar
BANNER CENTRO MÉDICO TIAGO DIAS
Eleições para conselheiros tutelares em Natal aconteceram dia 29 de outubro. Foto: José Aldenir/AGORA RN
Eleições para conselho tutelar em Natal aconteceram dia 29 de outubro. Foto: José Aldenir/AGORA RN

As eleições para conselheiros tutelares chamaram atenção pela baixa participação dos eleitores. Em Natal, das 556 mil pessoas aptas a votar apenas 26.121 participaram do pleito, que ocorreu ontem (domingo).

Procurado pelo AGORA RN, o presidente da eleição do Conselho Tutelar, Cristiano, falou sobre a estrutura e funcionamento das eleições.

“A gente preparou uma estrutura muito, muito grande que funcionou muito bem desde as primeiras horas do domingo, nós não tivemos intercorrências que pudessem prejudicar a votação, que pudessem prejudicar as pessoas de exercer o seu voto, nós conseguimos fazer com que tudo funcionasse bem”, explicou ele.

Cristiano ainda ressaltou que as votações foram tranquilas em diversos aspectos. “Então foi uma eleição tranquila do ponto de vista técnico, mas do ponto de vista também de logística e do ponto de vista de problemas que são mais recorrentes, a gente não teve, não teve necessidade de levar ninguém para a delegacia, a gente não precisou ter nenhum tipo de confusão, assim, os candidatos respeitaram muito o processo”, disse ele.

Em Natal foram designadas 40 escolas divididas em quatro zonas eleitorais. Na Zona Norte, foram disponibilizadas 70 seções em 13 locais de votação; na Zona Sul, 56 seções em nove locais; na Zona Leste, 36 seções em sete locais; e na Zona Oeste, 50 seções em 12 locais. Durante o processo eleitoral, quatro urnas eletrônicas apresentaram defeitos, exigindo substituição, de acordo com o balanço da organização das eleições.

O Ministério Público do Rio Grande do Norte esteve presente e fiscalizou todo o processo eleitoral. Uma comissão de promotores da Infância e Juventude acompanhou a apuração.

“Para a gente, para o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, foi um pleito muito tranquilo, ontem mesmo, por volta de 20h30, nós estávamos com o resultado de todas as regiões apuradas e divulgadas, então, como o próprio Ministério Público disse ontem no início da apuração, foi um processo exemplar, uma organização impecável.”, completou o presidente da eleição.

Eleitos em Natal

Na zona sul, a candidata Edbegna Aquino obteve a maioria dos votos, com 1.134 votos, seguida por Cindy, que recebeu 1.097 votos. Claudiane Rodrigues ficou em terceiro lugar com 629 votos, enquanto Francisca e Vevé ocuparam a quarta e quinta posições, respectivamente, com 552 e 544 votos.

Na zona leste, o candidato mais votado foi William Cabral, conquistando 921 votos, seguido por Cristina Torres, com 833 votos. Neto Ramos, Waguinho e Célia Ramos ocuparam as posições seguintes, com 648, 555 e 392 votos, respectivamente.

Os eleitores da zona oeste elegeram Max Maciel em primeiro lugar, com 1.480 votos, seguido por Sânzia Aparecida, que obteve 1.207 votos. Régis Marcolino ficou em terceiro lugar, com 1.099 votos, seguido por Washington Santos e Serginho Freitas, com 944 e 911 votos, respectivamente.

Na zona norte, os eleitos foram Jailson Santos em primeiro lugar, com 1.251 votos, seguido por Renan Oliveira, que recebeu 1.054 votos. Vasconcelos, Mariana Oliveira e Jane Cleide ocuparam as posições seguintes, com 887, 851 e 825 votos, respectivamente.

Os eleitos para o Conselho Tutelar representarão suas respectivas zonas e desempenharão um papel crucial na proteção dos direitos das crianças e adolescentes em Natal.

AgoraRN

Pesquisar
WhatsApp
Canal YouTube