A estrutura da Escola Estadual Calpúrnia Caldas de Amorim – EECCAM em Caicó (RN) há muito tempo que precisava passar por uma reforma. A referida unidade educacional foi entregue a comunidade em 1979. Claro que desde então, já passou por reformas e ampliação, mas, já fazem alguns anos que precisa de melhorias.
A caixa de água foi interditada neste ano de 2023 pela Defesa Civil de Caicó. Outro problema que surgiu foi na parte elétrica. Muitas pessoas começaram a relatar choques em paredes e pilastras. O muro que circunda a escola, parte dele caiu. As salas não são climatizadas. Sobre essa questão, quando as provas do ENEM 2023 foram anunciadas, houve tentativa de mudança do local, mas, não ocorreu e as provas foram aplicadas nas salas sem ar-condicionado.
No dia 7 de setembro deste ano, os alunos levaram para o Desfile Cívico, protesto onde mostraram a necessidade da escola passar por uma reforma.
Diante da repercussão, a diretora da 10ª Direc, Suenira Nóbrega, disse que já existia uma empresa contratada para realizar as melhorias na escola, mas, de lá pra cá, nada aconteceu.