Arleide Ótica topo
Categorias
Pesquisar
Banner GOV 2

Conselho de Ética abre processo para apurar rachadinha de Janones

Deputado federal André Janones (Avante-MG), suspeito de praticar rachadinha. Foto: Vinícius Loures/Câmara conselho de ética
Deputado federal André Janones (Avante-MG), suspeito de praticar rachadinha. Foto: Vinícius Loures/Câmara

O Conselho de Ética da Câmara instaurou nesta quarta-feira 13 procedimento para apurar a conduta do deputado André Janones (Avante-MG) por suposta prática de “rachadinha” em seu gabinete.

Assessores e ex-assessores de Janones afirmam que tiveram que repassar ao deputado parte dos salários que recebiam, a partir de 2019, quando o parlamentar assumiu o primeiro mandato.

O caso está sendo investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), sob relatoria do ministro Luiz Fux.
Esta é apenas a primeira etapa da apuração contra Janones no Conselho de Ética. O presidente do colegiado, deputado Lomanto Leur Júnior (União-BA), ainda vai definir o relator para o caso.

A representação contra o deputado foi apresentada pelo PL. O partido alega que não é aceitável que um deputado desvie os salários de servidores do seu gabinete com objetivo de enriquecer ilicitamente.
O partido destaca que o Janones desrespeitou regras éticas “básicas”, praticou conduta criminosa e pede a perda de mandato do deputado.

AgoraRN

Pesquisar
Categorias
WhatsApp
Canal YouTube