Dia: 21/04/2024

Banner GOV Dezembro
Corpo da vítima foi removido pelo ITEP
Corpo da vítima foi removido pelo ITEP
Corpo da vítima foi removido pelo ITEP

Um acidente envolvendo uma moto, na manhã deste domingo (21), na região de Lagoa Nova (RN), foi registrado e atendimento pela Polícia de Trânsito.

O fato aconteceu na altura do sítio Santa Rita, zona rural de Lagoa Nova, próximo à RN-087. A mulher, identificada como Maria das Vitórias, de 49 anos, morreu após sofrer uma queda enquanto trafegava em uma estrada vicinal.

Segundo informações, Maria das Vitórias pilotava sua motocicleta, modelo Biz, quando perdeu o controle e caiu.

A polícia de trânsito foi acionada e isolou o local até a chegada do ITEP.

Leia mais

Banner Arleide Ótica
cats

Na manhã deste domingo (21), foi registrado um acidente na rodovia estadual RN-087, próximo ao local conhecido como a ‘Curva da Barriguda’.

Um veículo modelo Duster de cor prata, colidiu contra a residência do cantor e empresário Nilson Caetano. O local ainda é nas proximidades do assentamento de Santa Clara, Vila A.

Segundo informações, o motorista teria perdido o controle do veículo, resultando na colisão com a residência. Não há informações mais detalhadas sobre feridos.

Leia mais

Banner Arleide Ótica
cats

A Polícia Federal (PF) começou nesta sexta, 19, uma operação no Maranhão para erradicar o cultivo ilícito de maconha em terras indígenas. O foco é o município de Grajaú, que fica a 570 quilômetros de São Luís.

Até o momento, 12 pessoas foram presas em flagrante e poderão responder pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico. As penas somadas podem chegar a 30 anos de prisão.

Os policiais eliminaram mais de sete mil pés de maconha, distribuídos em uma área de cerca de 7.680 metros quadrados. Também apreenderam maconha pronta, equipamentos de prensa de drogas e armas.

A Operação Terra Livre mobiliza uma força-tarefa de 65 policiais federais, além de agentes da Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, Polícia Militar e Polícia Civil.

Leia mais

Banner B Card Seridó
(Foto: Marcello Casal Jr./ABr)
(Foto: Marcello Casal Jr./ABr)
(Foto: Marcello Casal Jr./ABr)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou a nova versão da página das Eleições 2024 no Portal da Corte, com o objetivo de facilitar a visualização dos tópicos, a Secretaria de Comunicação e Multimídia (Secom), por meio da Seção de Gestão de Conteúdos Web (SGWeb), implementou novo visual gráfico à página, com layout mais moderno.

O espaço, que reúne as principais informações sobre o período eleitoral deste ano, conta agora com vídeos explicativos produzidos pela Coordenadoria de Audiovisual (Coav) que contêm a hashtag oficial das eleições municipais: #VozDaDemocracia.

Na página, é possível acessar o calendário eleitoral, o simulador de votação, as pesquisas eleitorais já registradas e as normas e documentações que regulamentam o pleito de 2024.

O local também reúne dados sobre eleições anteriores, de 1933 a 2022, além de votações suplementares, plebiscitos e referendos, entre outros temas.

Leia mais

Banner FCST
Fachada do edifício sede do Supremo Tribunal Federal - STF
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo
© Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo
Fachada do edifício sede do Supremo Tribunal Federal - STF
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo
© Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu manter a decisão individual do ministro Flávio Dino que negou recurso de Jair Bolsonaro para anular a decisão que condenou o ex-presidente ao pagamento de R$ 70 mil por impulsionamento ilegal durante a campanha eleitoral de 2022. O impulsionamento ilegal ocorre quando um candidato paga anúncios em sites para fazer propaganda negativa contra seu adversário.

Os advogados da campanha de Bolsonaro recorreram ao Supremo para tentar anular decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que reconheceu a ilegalidade cometida contra a campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A decisão foi tomada pelo colegiado durante sessão virtual finalizada na madrugada de sexta-feira (19).

 Votaram pela manutenção da multa os ministros Luiz Fux, Cármen Lúcia e Alexandre de Moraes. Cristiano Zanin não julgou o caso. Ele estava impedido por ter atuado como advogado da campanha de Lula nas eleições.

Leia mais

Banner B Card Seridó
Bogotá, Colômbia, 21/04/2024 Manifestantes protestam contra as reformas do presidente colombiano Gustavo Petro nos setores de saúde, aposentadoria, emprego e prisão. Foto REUTERS/Luisa Gonzalez
© LUISA GONZALEZ
Bogotá, Colômbia, 21/04/2024 Manifestantes protestam contra as reformas do presidente colombiano Gustavo Petro nos setores de saúde, aposentadoria, emprego e prisão. Foto REUTERS/Luisa Gonzalez
© LUISA GONZALEZ

Dezenas de milhares de colombianos foram às ruas neste domingo (21) para rejeitar as reformas econômicas e sociais propostas pelo governo de esquerda do presidente Gustavo Petro, a mais recente de uma série de manifestações contra as políticas nacionais.

As reformas, que Petro diz que combaterão a profunda desigualdade, mas que os oponentes afirmam que prejudicarão a economia já em dificuldades, foram as principais promessas de campanha do líder de 64 anos, que assumiu o cargo em 2022.

Apesar do céu cinzento e da chuva, cerca de 70 mil pessoas participaram da manifestação em Bogotá, de acordo com estimativas do governo municipal, cantando “fora Petro”, agitando bandeiras nacionais e tocando trombetas antes de se reunirem na Praça Bolívar, no centro.

O protesto ocorreu depois que um comitê do Senado, no início do mês, rejeitou uma proposta de reforma da saúde. O projeto visava tirar o poder das seguradoras e expandir o acesso à assistência médica, já que o governo assumiu o controle de duas grandes seguradoras que, segundo ele, não haviam atendido corretamente os pacientes.

Leia mais

Banner GOV Dezembro
Título de eleitor
© Arquivo/Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Título de eleitor
© Arquivo/Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Incentivar os jovens a votar como forma de fortalecer a democracia é o objetivo da campanha idealizada por sete organizações da sociedade civil. Para chamar a atenção para o tema, foi levado para a Avenida Paulista, região central da capital, neste domingo (21), um título de eleitor em tamanho gigante. A réplica do documento é um lembrete de que o prazo para pedir o título e ficar apto para votar nas eleições de 2024 é o dia 8 de maio.

Os dados do documento gigante são de Edson Luís, estudante assassinado por agentes da ditadura militar em 1968 quando tinha 18 anos de idade. “O Edson não era necessariamente um jovem político, ele não estava brigando por política, por algum partido específico, por uma pauta específica, ele estava brigando por comida, melhorias no bandejão, e ele foi assassinado num confronto com a polícia, numa repressão a essa manifestação que estavam fazendo”, detalha o sociólogo e coordenador da campanha, Hércules Laino.

O estudante não tinha título de eleitor. As eleições diretas para presidente só seriam retomadas em 1989, após grandes mobilizações populares. “Fazer esse título para ele é simbólico. É um ensejo para a gente poder voltar nessa discussão sobre a importância de ter o nosso título, a importância da gente votar, de fortalecer a democracia, porque ela é frágil”, explica Laino a respeito da escolha do nome de Edson para a homenagem.

Essa é uma discussão importante de se fazer, segundo o sociólogo, com a juventude de hoje, que não viveu a repressão da ditadura, especialmente com os ataques feitos às democracias pela extrema direita em todo o mundo. “A gente traz um pouco de toda essa história juntos, todas essas questões sobre a fragilidade da democracia, ainda mais num contexto atual, não só brasileiro, mas na América Latina e mundial com alguns governantes um pouco mais conservadores, que têm tendência a flertar com o autoritarismo”, diz.

Leia mais

VIGGO BANNER
Elon Musk, CEO da Tesla e SpaceX e proprietário da X / Foto: Gonzalo Fuentes - 16.jun.2023/Reuters
Elon Musk, CEO da Tesla e SpaceX e proprietário da X / Foto: Gonzalo Fuentes - 16.jun.2023/Reuters

O empresário Elon Musk voltou a fazer críticas ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, durante um ato bolsonarista ocorrido em Copacabana, no Rio de Janeiro, neste domingo 21. O dono do X, antigo Twitter, usou sua rede social para comentar o evento e alfinetar o ministro.

Em seu perfil oficial, Musk retuitou uma postagem do usuário @alx, que reproduzia uma foto de uma faixa exibindo Musk e Jair Bolsonaro acompanhados da frase: “O povo brasileiro agradece! Elon Musk”. O bilionário comentou: “Onde estão as multidões torcendo pelo pequeno tirano @Alexandre de Voldemort e a censura no Brasil? Não há nenhum”.

O empresário reforçou sua posição, afirmando que não houve manifestações pró-Alexandre de Moraes porque ele “é contra a vontade do povo e, portanto, da democracia”.

No mesmo evento em Copacabana, Jair Bolsonaro discursou diante de milhares de apoiadores, onde reiterou sua inocência, afirmou não ter atacado o sistema eleitoral e defendeu seu direito de disputar eleições. Ele também mencionou Elon Musk, dono da rede X (antigo Twitter), em seu discurso, sendo acompanhado por aliados e organizado pelo presidente da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, pastor Silas Malafaia.

Leia mais

BANNER CENTRO MÉDICO TIAGO DIAS
Presidente do Equador, Daniel Noboa
08/04/2024
REUTERS/Karen Toro
© REUTERS/Karen Toro
Presidente do Equador, Daniel Noboa
08/04/2024
REUTERS/Karen Toro
© REUTERS/Karen Toro

O presidente equatoriano, Daniel Noboa, busca neste domingo (21) o apoio dos eleitores para uma série de medidas de segurança em referendo nacional. Ele enfrenta o aumento da violência no país, que vem ganhando as manchetes internacionais.

Noboa pediu aos eleitores que apoiem patrulhas conjuntas policiais e militares, a extradição de criminosos procurados e penas mais longas por terrorismo e homicídio, entre outros crimes, para combater a crescente onda de violência atribuída a gangues de tráfico de drogas.

As pesquisas sugerem que é mais provável que os eleitores apoiem Noboa no referendo de 11 questões, embora recentes cortes de energia no país possam diminuir o apoio. Cinco das medidas modificariam a Constituição se aprovadas.

“O resultado do referendo definirá o rumo da política que tomaremos”, disse Noboa em evento que lançou a votação. “Como autoridades, seremos obrigados a respeitar isso.”

Leia mais

Banner FCST
Brasília (DF), 21/04/2024 - Em comemoração aos 64 anos de Brasília, a Rádio Nacional transmite o Choro no Eixo, evento ao ar livre que reúne grandes músicos da cidade para celebrar o ritmo no Eixão do Lazer. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
© Marcelo Camargo/Agência Brasil
Brasília (DF), 21/04/2024 - Em comemoração aos 64 anos de Brasília, a Rádio Nacional transmite o Choro no Eixo, evento ao ar livre que reúne grandes músicos da cidade para celebrar o ritmo no Eixão do Lazer. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
© Marcelo Camargo/Agência Brasil

Conhecida como a capital do rock na década de 1980, Brasília deixou de ser lembrada no cenário cultural apenas pelo sucesso das bandas Legião Urbana e Capital Inicial. 

Todos os domingos, o grupo brasiliense Choro Livre se reúne no Eixão Norte, uma das principais avenidas da cidade, para tocar os clássicos do ritmo brasileiro. Conhecido como Eixão do Lazer, a avenida é fechada para carros aos domingos, quando a população aproveita para fazer caminhadas, andar de bicicleta e participar de eventos culturais. 

Para comemorar o aniversário de Brasília, o grupo reuniu convidados em mais uma edição do Choro no Eixo. O evento teve transmissão ao vivo da Rádio Nacional de Brasília, emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Enquanto ouvia os clássicos do choro, o público apreciava as barracas de comidas e buscava as sombras das árvores para fugir do calor de aproximadamente 27°C.

Leia mais

Banner B Card Seridó
dsc6736
dsc6736

O Brasil conquistou o primeiro e o segundo lugar na modalidade de 9 a 16 anos e levou mais sete prêmios técnicos, em todas as categorias, no Mundial de Robótica que começou quarta-feira 17 e terminou neste sábado 20 em Houston, nos Estados Unidos.

O Mundial de Robótica da FIRST ocorre anualmente e reúne 15 mil estudantes de 6 a 19 anos de 50 países. Neste ano, o Brasil teve a maior delegação desde que o primeiro time brasileiro disputou o torneio, em 2000. Foram 144 alunos de escolas públicas e privadas de dez estados.

Os oito integrantes da Los Atômicos, de Araras (SP), garantiram o primeiro lugar na categoria de 9 a 16 anos. “Sem dúvida, essa foi uma experiência única e um sentimento inesquecível. Só temos a agradecer a todas as pessoas que nos ajudaram. É muito gratificante estar aqui e poder ser o campeão do World Festival”, comemorou Ana Clara Simionatto.

Outro time brasileiro que competia na mesma modalidade, a Pardoboots, de Santa Cruz do Rio Pardo (SP), garantiu não só o segundo lugar, como também o prêmio de técnico/mentor. Os sete competidores e a técnica Monica Marques celebraram o título de Champion´s Award Finalist, que reconhece o sucesso da equipe em todos os critérios de avaliação.

Leia mais

VIGGO BANNER
bolsonaro ato
bolsonaro ato

Em discurso a apoiadores e aliados, feito neste domingo (21), em Copacabana, no Rio de Janeiro, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) fez elogios a Elon Musk e também defendeu a atuação do bilionário dono da Tesla e do X (antigo Twitter).

“Acusam, agora, o homem mais rico do mundo. O homem que nasceu na África do Sul, que foi naturalizado americano, que é dono de uma plataforma cujo objetivo dele é fazer com que o mundo todo seja livre. Que é o X. O nosso antigo Twitter. É um homem que realmente preserva-se pela liberdade a todos nós. É o homem que teve a coragem de mostrar, já com algumas provas, outras virão com toda a certeza, para onde a nossa democracia estava indo. O quanto de liberdade nós já perdemos”, disse.

Alvo de inquérito no Supremo Tribunal Federal que apura existência de milícias digitais, Musk tem atacado publicamente o ministro Alexandre de Moraes e ameaçado descumprir determinação da Corte de manter bloqueadas contas no X.

No discurso, Bolsonaro também criticou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Leia mais

Banner FCST

Uma menina nasceu de uma palestina morta junto com seu marido e filha por um ataque israelense na cidade de Rafah, em Gaza, onde 19 pessoas morreram durante a noite em intensos ataques, informaram autoridades de saúde palestinas.

Os mortos, devido a ataques a duas casas, incluíam 13 crianças de uma família.

A bebê sobrevivente, pesando 1,4 kg e nascida de cesariana de emergência, estava estável e melhorando gradualmente, disse o médico Mohammed Salama. Sua mãe, Sabreen Al-Sakani, estava grávida de 30 semanas.

A bebê foi colocada em uma incubadora, em um hospital de Rafah, ao lado de outra criança, com as palavras “bebê da mártir Sabreen Al-Sakani”, escritas em fita adesiva em seu peito.

Leia mais

VIGGO BANNER
acampamento terra livrel mcamgo abr 270420231818 17
acampamento terra livrel mcamgo abr 270420231818 17

Começa nesta segunda-feira (22), em Brasília, o Acampamento Terra Livre (ATL), que neste ano chega em sua 20ª edição. A principal mobilização indígena do país deve reunir milhares de participantes, representando as centenas de etnias indígenas existentes no Brasil. A expectativa da Articulação Nacional dos Povos Indígenas (Apib), que organiza o encontro, é que este seja o ATL mais participativo da história, superando os mais de 6 mil indígenas do ano passado.

Com o lema “Nosso marco é ancestral, sempre estivemos aqui”, a edição de 2024 terá como prioridade justamente a luta contra o marco temporal, tese segundo a qual os povos indígenas somente teriam direito à demarcação de terras que estavam ocupadas por eles na data da promulgação da Constituição, em 5 de outubro de 1988.

Essa tese já havia sido declarada inconstitucional em julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF), em setembro do ano passado, mas foi inserida na legislação por meio de um projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional que, em seguida, foi vetado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas acabou mantido pelos congressistas em uma derrubada de veto. Agora, a expectativa é que o STF reafirme a inconstitucionalidade da medida.

O ATL vai de 22 a 26 de abril, com atividades concentradas no Eixo Cultural Ibero-americano. A extensa programação prevê debates, apresentação de relatórios, marchas à Praça dos Três Poderes e atividades políticas no Congresso Nacional, como sessão solene, audiências públicas e reuniões. Apresentações culturais e exposição de artesanato e arte indígena de todos os biomas brasileiros também estão previstos.

Leia mais

Banner FCST
San José (Costa Rica) 20/04/2024 Produtores de café e cacau da América Latina contam como lidam com mudanças climáticas. Crédito: Divulgação IICA
© Crédito: Divulgação IICA
San José (Costa Rica) 20/04/2024 Produtores de café e cacau da América Latina contam como lidam com mudanças climáticas. Crédito: Divulgação IICA
© Crédito: Divulgação IICA

Cacau e café, duas culturas que fazem parte do cotidiano não apenas dos brasileiros, mas das populações dos vários países americanos. Duas culturas também que estão ameaçadas pelas mudanças climáticas, que podem transformar o chocolate e o cafezinho em artigos de luxo. No primeiro Encontro de Líderes Rurais, na Costa Rica, produtoras de diferentes países compartilham as experiências e as perspectivas para o futuro.

Na província de Esmeralda, no Equador, Lorena Valdez e outras 26 mulheres produtoras de cacau criaram o chocolate Timbiré. “As mudanças climáticas estão sim nos impactando e também estão nos dando lições de vida e alertas de algumas alternativas para podermos cuidar e mitigar essas mudanças no clima, porque sabemos que isso é progressivo”, diz Valdez, uma das fundadoras da Associação de Mulheres Afroequatorianas Timbiré no Futuro (Amatif).

Foi no cacau, cultivo tradicional na região da produtora Valdez, que há 16 anos ela encontrou o sustento e também a paixão. “É a região onde há o melhor cacau, o cacau fino ou de aroma, que por muitos anos estava sendo rejeitado porque não estavam dando à produção valor agregado, e o custo do produto estava muito barato”, disse.

O grupo de mulheres que se reuniu para produzir o cacau era de chefes de família, muitas delas mãe solo. “Em uma prática que fizemos, nos lembramos de nossos avós, e de um dos superalimentos. O que tinham para ir trabalhar era uma taça de cacau, de chocolate. Acreditamos que podíamos começar dali”, explicou Valdez.

Leia mais

Banner Arleide Ótica
maiara e maraisa
maiara e maraisa

O mundo das redes sociais foi agitado neste domingo 21 com especulações sobre a possibilidade de Maraisa, da dupla Maiara & Maraisa, estar esperando seu primeiro filho. O questionamento surgiu após um gesto durante um show em São Paulo, na noite de sábado 20, quando Maiara deu um beijo na barriga da irmã.

Um vídeo circulou na web mostrando Maiara e Maraisa dançando juntas durante o show. Em certo momento, Maiara se abaixa e dá um beijo na barriga de Maraisa, que cai na risada logo em seguida.

A assessoria de imprensa da dupla veio a público afirmar que tudo não passou de uma brincadeira de Maiara com Maraisa por conta de uma música. Segundo a nota divulgada, Maraisa já deixou claro o desejo de engravidar e Maiara, de ser tia.

AgoraRN

Leia mais

Banner GOV Dezembro
Um palestino caminha pelos destroços de uma casa destruída em ataques israelenses no meio do conflito com Israel em Khan Younis, no sul da Faixa de Gaza, em 12 de outubro de 2023. REUTERS/Ibraheem Abu Mustafa.
© REUTERS/Ibraheem Abu Mustafa
Um palestino caminha pelos destroços de uma casa destruída em ataques israelenses no meio do conflito com Israel em Khan Younis, no sul da Faixa de Gaza, em 12 de outubro de 2023. REUTERS/Ibraheem Abu Mustafa.
© REUTERS/Ibraheem Abu Mustafa

Equipes médicas e de resgate recuperaram, neste domingo (21), 180 corpos de uma vala comum dentro do complexo médico Naser, em Khan Younis, no sul da Faixa de Gaza. Enquanto isso, os ataques israelenses no enclave continuam, inclusive na cidade de Rafah, onde 22 pessoas morreram durante os ataques noturnos. O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, prometeu “aumentar a pressão militar” sobre o Hamas “nos próximos dias”.

“No pátio do hospital, membros da Defesa Civil e paramédicos recuperaram 180 corpos enterrados em vala comum pelos militares israelenses. Os corpos incluem mulheres idosas, crianças e homens jovens”, disse Hani Mahmoud, jornalista da Al Jazeera que está em Khan Younis.

“Foram executados a sangue frio e enterrados com rolos compressores militares”, disse o grupo Hamas, que criticou os Estados Unidos pelo “apoio militar e político ilimitado” ao governo israelense.

Alguns dos corpos encontrados “estavam despidos, o que indica que foram presos, torturados e submetidos a maus-tratos pelo Exército de ocupação israelense”, disse o porta-voz da Defesa Civil de Gaza, Mahmoud Bassal, citado pela AFP.

Leia mais

Banner FCST
davi bbb
davi bbb

O vencedor do BBB 24, Davi Brito, 21, perdeu mais de 400 mil seguidores desde a última sexta-feira (19), quando se intensificaram os boatos de que ele e a esposa, Mani Rego, 41, estavam se separando após o fim do reality.

A comerciante, por outro lado, ganhou quase 3 milhões de novos seguidores no mesmo período. Apenas no sábado (20), ela conquistou mais 2,4 milhões de fãs em sua página no Instagram. No mesmo dia, ela fez um desabafo e tirou a descrição “esposa de Davi” de seu perfil.

Ela comentou a declaração de Davi de que eles estavam apenas “se conhecendo”. “As palavras saíram de uma pessoa que conviveu tempo suficiente [comigo] para termos uma relação de cumplicidade. E como um passe de mágica, passo a ser como um produto onde uma pessoa escolhe em qual prateleira deverei estar”, escreveu ela.

Após a declaração de Mani, Davi fez uma live em seu Instagram, na noite de sábado, e afirmou que ainda ama a mulher e classificou a atual situação dos dois como “uma crise normal que acontece com todo mundo”. “Só depende de Mani”, afirmou ele.

Leia mais

Banner Arleide Ótica
2024 04 21T141954Z 1 LOP676921042024RP1 RTRMADP BASEIMAGE 960X540 ISRAEL PALESTINIANS GAZA BABY 1
2024 04 21T141954Z 1 LOP676921042024RP1 RTRMADP BASEIMAGE 960X540 ISRAEL PALESTINIANS GAZA BABY 1

Uma menina foi retirada do útero de uma mulher palestina morta junto com seu marido e filha por um ataque israelense em Rafah. No total, 19 pessoas foram mortas durante a noite em ataques israelenses intensificados, disseram autoridades de saúde palestinas.

As vítimas, mortas em ataques a duas casas, incluíam 13 crianças de uma mesma família, disseram.

O bebê, pesando 1,4 kg e retirado via cesárea de emergência, estava em uma condição estável e melhorando gradualmente, disse Mohammed Salama, médico que cuida dela. A mãe, Sabreen Al-Sakani, estava na trigésima semana de gestação quando foi morta em um ataque a um dos lares.

AgoraRN

Leia mais

Banner FCST
Rescuers and medics search for dead bodies inside the damaged Al Shifa Hospital after Israeli forces withdrew from the hospital and the area around it following a two-week operation, amid the ongoing conflict between Israel and Hamas, in Gaza City April 8, 2024. REUTERS/Dawoud Abu Alkas
© REUTERS/Dawoud Abu Alkas
Rescuers and medics search for dead bodies inside the damaged Al Shifa Hospital after Israeli forces withdrew from the hospital and the area around it following a two-week operation, amid the ongoing conflict between Israel and Hamas, in Gaza City April 8, 2024. REUTERS/Dawoud Abu Alkas
© REUTERS/Dawoud Abu Alkas

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, prometeu, neste domingo (21), aumentar a “pressão militar” sobre o Hamas “nos próximos dias”, sem mencionar um ataque à cidade superlotada de Rafah, no sul da Faixa de Gaza.

“Vamos desferir-lhe novos golpes duros – e isso vai acontecer em breve. Nos próximos dias, vamos aumentar a pressão militar e política sobre o Hamas, porque é a única forma de libertar os nossos reféns e de obter a nossa vitória”, declarou o governante israelense em vídeo divulgado na véspera da Páscoa judaica.

O conflito entre Israel e o movimento islâmico palestino Hamas foi desencadeado pelo ataque de 7 de outubro de 2023, que provocou a morte de cerca de 1.200 israelenses, a maioria civis, e levou ao sequestro de cerca de 240 civis, dos quais mais de 100 permanecem como reféns em Gaza.

Israel, que prometeu destruir o movimento islâmico, tem bombardeado a Faixa de Gaza, onde, segundo o governo local liderado pelo Hamas, já foram mortas quase 34 mil pessoas, a maioria também de civis.

Leia mais

BANNER CENTRO MÉDICO TIAGO DIAS

Aliados do ex-presidente da República Jair Bolsonaro fizeram um ato público na orla da praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, na manhã deste domingo (21). O próprio Bolsonaro usou suas redes sociais para convocar as pessoas para a manifestação.

Com várias falas que misturaram política e religião, os aliados do ex-presidente fizeram discursos em favor de Bolsonaro, do dono da rede social X (ex-Twitter), Elon Musk, e da liberdade de expressão, além de criticarem veículos de imprensa, o atual governo, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e as investigações em relação à tentativa de golpe de Estado.

Ao falar em cima de um trio elétrico, Bolsonaro se disse vítima da “covardia” de um “sistema” que quer vê-lo “fora de combate em definitivo”. 

Bolsonaro é investigado em inquérito sobre a tentativa de golpe ocorrida no dia 8 de janeiro de 2022. Seu passaporte foi apreendido pela Polícia Federal (PF), em fevereiro, por determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, durante a operação Tempus Veritatis.

Leia mais

Banner B Card Seridó
16/04/2024 - Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra. Marina Iris, Manu da Cuica, Tétiiz e Ana Costa. Foto: Pedro Caetano/Divulgação
© Pedro Caetano/Divulgação
16/04/2024 - Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra. Marina Iris, Manu da Cuica, Tétiiz e Ana Costa. Foto: Pedro Caetano/Divulgação
© Pedro Caetano/Divulgação

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um mundo cheio de cores, sons e sensações diferentes. Uma experiência que a conecta com uma expressão cultural e comunitária ancestral. Esse é o enredo do disco-livro É Pretinha, lançado nesta semana pela editora Rubra.

As autoras são Marina Iris e Manu da Cuíca, com ilustrações de Tétiiz e produção musical de Ana Costa. O objetivo das autoras era celebrar o samba e a infância. E, ao misturar livro e músicas, permitir que os leitores mergulhassem em um cenário mais vibrante e sensorial.

As músicas podem ser ouvidas no Spotify e YouTube gratuitamente.

Uma das autoras, Marina Iris, explica que se inspirou em ambientes comuns do subúrbio para criar a história de É Pretinha.

Leia mais

Banner B Card Seridó
ministerio da saude fachada brasilia e1658522072303
ministerio da saude fachada brasilia e1658522072303

O Brasil registrou, pela primeira vez em 18 anos, um caso autóctone de cólera, ou seja, em que o paciente contraiu a doença no próprio país e não durante uma viagem para regiões afetadas. O caso foi identificado em Salvador, Bahia.

Uma nota técnica da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente informou que a bactéria causadora da doença (Vibrio cholerae) foi encontrada em um homem de 60 anos, que não tinha viajado recentemente para países com ocorrência de cólera, nem teve contato com algum outro caso confirmado ou suspeito.

O homem apresentou sintomas de desconforto abdominal e diarreia em março e já se recuperou. Exames realizados em pessoas que tiveram contato com ele e nos profissionais de saúde que o atenderam deram negativo, eliminando qualquer risco de transmissão.

Medidas preventivas e investigações adicionais estão em curso pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (CIEVS-BA), em coordenação com entidades locais e nacionais, conforme nota divulgada pelo ministério.

Leia mais

Banner B Card Seridó
Brasília (DF), 19/04/2024, Aniversário de brasília: intervenções urbanas no DF. Viadutos e passarelas de Brasília com grafites e pichações.  Foto: Valter Campanato/ Agência Brasil
© Valter Campanato/ Agência Brasil
Brasília (DF), 19/04/2024, Aniversário de brasília: intervenções urbanas no DF. Viadutos e passarelas de Brasília com grafites e pichações.  Foto: Valter Campanato/ Agência Brasil
© Valter Campanato/ Agência Brasil

“Vai se amar. Vai se amar. Vai se amar”. “Meu útero é sagrado. Mas é laico”. “A água toma a forma do corpo”. “Obedeça às paredes”. “Paulo, te amo”. “Rebeca, saudades”. “Lembra do meu beijo?”. “Democracia já”. “Não deixe o futuro repetir o passado”. Os passos apressados fazem os olhares misturarem as palavras, as formas e os pensamentos no andar de baixo do Eixo Rodoviário de Brasília, a principal avenida que interliga as asas do Plano Piloto. 

Além das histórias oficiais, que remetem a uma paisagem arquitetônica diferenciada, outro olhar pode ser explorado a partir de um cenário de intervenções urbanas. Brasília, a jovem que completa 64 anos neste domingo (21), também pode ser encontrada na multiplicidade de expressões que buscam definir belezas e desigualdades sob o mesmo céu.

Sob o mesmo céu, ou sob o mesmo teto. As passagens por baixo do Eixão são verdadeiras galerias artísticas de grafites, pichações e recados, de amor ou de dor. “Mas, moça, se dores fossem flores, quão florido seria teu coração?”, questiona um verso sem assinatura na passagem próxima à quadra 207, na Asa Norte. A babá Carolina Sales, de 33 anos, olhou para os versos e teve a certeza de que o coração estaria repleto de margaridas, rosas e azaleias. Ela é moradora da cidade de Santo Antônio do Descoberto (GO), no Entorno do Distrito Federal, a duas horas de ônibus de onde trabalha.

Na rotina dela, o caminhar apressado pelas passagens subterrâneas é apenas uma parte do percurso. Precisa correr para pegar o ônibus. No caminho, pensa nos quatro filhos que deixou em casa para poder trabalhar e cuidar de outras duas crianças na casa de uma família que não é a sua. “Fico com o coração apertado sim.  Faço esse mesmo caminho há cinco anos e sempre passo por aqui. Não consigo ler ou ver tudo. Mas acho bom. Além disso, não vou me arriscar a atravessar aqui por cima, pelo Eixão”

Leia mais

Banner Arleide Ótica
O trabalho invisível das mulheres é tema do Caminhos da Reportagem - Joana D'arc cuida diariamente dos pais idosos. Foto: Frame/TV Brasil
© Frame/TV Brasil
O trabalho invisível das mulheres é tema do Caminhos da Reportagem - Joana D'arc cuida diariamente dos pais idosos. Foto: Frame/TV Brasil
© Frame/TV Brasil

Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) realizado em 2014 estimou que o trabalho exercido gratuitamente de cuidados com idosos dependentes, caso fosse remunerado, geraria cerca de R$ 1 bilhão ao ano. Nessa mesma linha, uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV), no ano passado, mostrou que o trabalho de cuidado, exercido majoritariamente por mulheres, caso remunerado, somaria 13% ao Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.

O Caminhos da Reportagem desta semana traz à tona questões históricas, raciais e sociais, que perpetuam essa lógica de que o trabalho do cuidado deve ser exercido de forma gratuita por mulheres, majoritariamente negras. Ana Amélia Camarano, pesquisadora do Ipea, afirma que essa situação é resquício dos tempos de escravidão.

O programa com o tema “O Trabalho Invisível de Cuidar” vai ao ar neste domingo (21), às 22h, na TV Brasil

Quanto à variante histórica, Maíra Liguori, diretora das organizações Think Olga e Think Eva, lembra que as mulheres negras cuidam desde a fundação do Brasil colonial. “Elas estavam ali como pessoas que cuidavam da casa grande, dos filhos dos seus senhores, dos seus próprios filhos – quando isso não lhes era negado. Elas eram as parteiras, as benzedeiras, as curandeiras. Todas essas atividades foram colocadas como uma atribuição das mulheres negras e impossibilitou, inclusive, que essa parcela da população pudesse ser inserida na economia formal e ascender profissionalmente”.

Leia mais

Banner Arleide Ótica
São Paulo (SP), 17/04/2024 - Personagens do curta de animação Câmbio, deligo!. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
© Rovena Rosa/Agência Brasil
São Paulo (SP), 17/04/2024 - Personagens do curta de animação Câmbio, deligo!. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
© Rovena Rosa/Agência Brasil

Quando estava fazendo pesquisas para o curta de animação que está desenvolvendo, o diretor e roteirista Gustavo Amaral chegou a perder o sono. Foram algumas noites intranquilas, e a razão para isso não foi relacionada à produção do curta-metragem, mas ao tema. Isso porque o novo projeto de Amaral, chamado Câmbio, Desligo!, que está em fase de captação de recursos para desenvolvimento, mostra como a ditadura militar brasileira deixou marcas violentas também nas crianças.

 

Ele logo identificou o sofrimento vivenciado por essas crianças com o que poderia ser enfrentado pelos seus dois filhos, de 5 e 8 anos, caso o país ainda vivesse uma ditadura. E isso o aterrorizou. “Ele sempre conseguiu dormir a vida inteira, nunca perdeu o sono. Daí começou a embarcar nessas histórias. E eu acho que foram as únicas noites em que ele perdeu o sono”, disse Lia Calder, mulher de Gustavo Amaral.

Nas buscas sobre o tema, Amaral se deparou com dois livros: Infância Roubada – Crianças Atingidas pela Ditadura Militar no Brasil, que foi elaborado durante os trabalhos da Comissão da Verdade da Assembleia Legislativa de São Paulo, e Cativeiro sem Fim: as Histórias dos Bebês, Crianças e Adolescentes Sequestrados Pela Ditadura Militar no Brasil, do escritor e jornalista Eduardo Reina.

Leia mais

VIGGO BANNER
img 2487
img 2487

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), junto a aliados, convocou um ato para a manhã deste domingo, 21, no Rio de Janeiro. Em fevereiro, Bolsonaro promoveu manifestação parecida, mas em São Paulo. Desta vez, o encontro será pela “defesa da democracia” brasileira, que estaria ameaçada e perto de “se tornar uma ditadura”, segundo o ex-chefe do Executivo.

O evento acontece durante um feriado prolongado no estado do Rio de Janeiro, já que terça-feira, 23, é Dia de São Jorge. Isso ocorre em meio às investidas do bilionário Elon Musk contra o Supremo Tribunal Federal (STF), com foco especial no ministro Alexandre de Moraes, que é um desafeto de Bolsonaro.

Além do ex-presidente, vários políticos bolsonaristas estão convocando para o ato, incluindo o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), e os deputados federais Nikolas Ferreira (PL-MG), Carol de Toni (PL-SC), Zucco (PL-RS) e Júlia Zanatta (PL-SC). A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) também está fazendo chamadas através das redes sociais.

Musk e STF

Leia mais

BANNER CENTRO MÉDICO TIAGO DIAS
Bilhetes de aposta da mega-sena
© Marcello Casal JrAgência Brasil
Bilhetes de aposta da mega-sena
© Marcello Casal JrAgência Brasil

Um apostador do Rio de Janeiro acertou sozinho as dezenas do concurso 2.715 da Mega-Sena, sorteadas nesse sábado (20) à noite no Espaço da Sorte, em São Paulo – 07 – 19 – 25 – 46 – 50 – 53. Ele vai receber o prêmio de R$ 102.128.925,42.

A aposta foi feita presencialmente em uma casa lotérica da capital fluminense.

As 145 apostas ganhadoras da quina terão o prêmio individual de R$ 40.570,78. Os 8.367 apostadores que fizeram a quadra receberão, cada um, R$ 1.004,41.

O próximo sorteio da Mega-Sena será terça-feira (23), com prêmio estimado em R$ 3,5 milhões. As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio em qualquer lotérica do país ou pela internet, no site da Caixa Econômica Federal.

Leia mais

Banner Programa Sidney Silva
Internet Aplicativos de mensagem
© Marcello Casal JrAgência Brasil
Internet Aplicativos de mensagem
© Marcello Casal JrAgência Brasil

A quarta semana de abril de 2024 começa em pleno feriado nacional, 21 de abril, e termina no dia 27, quando se comemora o Dia Nacional da Empregada Doméstica –um símbolo da luta de trabalhadoras domésticas frente a seus direitos. Outro ponto alto da semana são os 10 anos do Marco Civil da Internet (Lei 12965, sancionada em 23 de abril de 2014).

O Dia de Tiradentes, 21 de abril, é celebrado no país em referência à Inconfidência Mineira, tendo como mártir o inconfidente Joaquim José da Silva Xavier, vulgo Tiradentes. O conjurado mineiro se rebelou contra a coroa portuguesa em busca da independência econômica da elite brasileira em relação a Portugal.

Como punição do império português, no dia 21 de abril de 1792 Tiradentes foi executado em praça pública.

O Repórter Brasil conta mais dessa história:

Leia mais

Pesquisar