A Festa de Nossa Senhora das Dores foi encerrada domingo (01) na Paróquia de Nossa Senhora do Patrocínio, em São Fernando.
A programação constou de Batizados, às 8 horas da manhã, Santa Missa Solene Presidida por Padre Stanley Lopes Dantas, às 10 horas e Procissão de encerramento seguida de Santa Missa, às 17 horas.
O administrador paroquial da Paróquia de Nossa Senhora do Patrocínio, Padre Isaías Galvão fez uma avaliação positiva da festa.
“A festa foi uma experiência muito edificante de intimidade divina, quando nós nos reunimos para celebrar Nossa Senhora e participar nas nossas dores das dores de Maria. Foi tudo um encanto, graças a Deus e a esse povo maravilhoso de São Fernando”, disse o Padre Isaías Galvão.
Em celebração ao Mês Mundial da Fotografia, o Poty Foto Clube e o Engenho de Fotos se uniram para produzir a exposição fotográfica coletiva “Ser Tão Seridó – Cenas do Geoparque”, com 24 fotografias de imagens do Seridó Potiguar; A mostra entrou em cartaz no Complexo Cultural da Rampa, em Natal (RN). O evento conta com apoio do Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e da Fundação José Augusto (FJA).
As fotografias expostas mostram cenas do Geoparque Seridó, reconhecido como patrimônio imaterial mundial pela Unesco. Localizado na região do Seridó potiguar, o conjunto de geossítios compreende territórios nos municípios de Acari, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Currais Novos, Lagoa Nova e Parelhas.
Conforme Alex Gurgel, professor de fotografia do Engenho de Fotos, o Geoparque Seridó é tão especial que merece uma exposição fotográfica. Além de sua riqueza geológica, o Seridó se destaca pela combinação única de patrimônio biológico e cultural. “São geossítios de suma importância geológica e social para o Seridó, que vão desde sítios arqueológicos até locais de profundo valor histórico e cultural, como a Mina Brejuí”, em Currais Novos, disse Alex.
De acordo com Delson Cursino, presidente do Poty Foto Clube, a exposição fotográfica é uma excelente oportunidade para que os membros do foto clube e os alunos da escola de fotografia Engenho de Fotos mostrem seus trabalhos fotográficos. “A exposição vai mostrar cenas de vários pontos do Geoparque Seridó visitado pelos fotógrafos ao longo dos últimos cinco anos”, ressaltou o presidente.
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) obteve a decisão de levar a júri popular um policial militar da ativa, dois ex-policiais militares e um quarto indivíduo por três homicídios consumados e três tentados em Natal no ano de 2022. João Maria da Costa Peixoto, Wendel Fagner Cortez de Almeida, Francisco Rogério da Cruz e Roldão Ricardos dos Santos Neto irão a júri popular por três homicídios qualificados consumados contra Yago Lucena Ferreira, Rommenigge Camilo dos Santos e Felipe Antoniere Araújo.
Os réus também foram pronunciados por três tentativas de homicídios qualificados contra Matheus Lucena Ferreira, Francisco de Medeiros Silva e Alexandre Vieira da Silva. Além dos assassinatos e das tentativas, o ex-PM João Maria da Costa Peixoto irá responder pelo crime de fraude processual, relacionado aos homicídios.
A denúncia do MPRN descreve os crimes como tendo sido cometidos em coautoria, com conexão e em concurso material, indicando a participação conjunta dos acusados e a gravidade das ações. Os homicídios foram qualificados por motivo fútil e com recurso que dificultou a defesa das vítimas.
Os crimes
De acordo com a denúncia do MPRN, em 29 de abril de 2022, em um estabelecimento comercial no bairro da Redinha, o PM, os dois ex-policiais militares e o quatro homem invadiram o local e abriram fogo contra as pessoas presentes. Três vítimas perderam a vida no ataque, enquanto outras três sobreviveram por circunstâncias alheias à vontade dos agressores. A denúncia do MPRN aponta que João Maria da Costa Peixoto tentou obstruir as investigações ao recolher provas da cena do crime.
Santana do Seridó teve o abastecimento suspenso na manhã desta terça-feira (03/09). Ação de vândalos danificou os cabos elétricos que alimentam o conjunto motobomba responsável por captar água do açude Caldeirão. A previsão é que o serviço de reparo seja concluído até o início da noite de hoje, quando o sistema será religado. Para normalizar o abastecimento da cidade são necessárias 24 horas.
A Caern vem trabalhando em conjunto com a polícia. Boletins de Ocorrência vêm sendo registrados e encaminhados para investigação. A Operação Sucata está em andamento no Rio Grande do Norte.
O trabalho é um esforço conjunto das instituições envolvidas em garantir a segurança e a integridade dos serviços de utilidade pública, além de reprimir práticas ilícitas que prejudicam a sociedade.
Entre os dias 3 e 5 de setembro, a cidade de Currais Novos (RN) receberá a expedição itinerante Meninas Curiosas, Mulheres de Futuro, idealizada pela plataforma de conhecimento Força Meninas. Durante esses dias, crianças de 10 a 15 anos, alunos de escolas públicas e privadas, poderão participar gratuitamente das sessões realizadas no Largo do Coreto Guarany.
Lá, serão realizadas palestras e oficinas imersivas, e será apresentada uma peça de teatro com histórias inspiradoras de mulheres em diversas áreas da ciência. A ideia é despertar a curiosidade e incentivar meninas em carreiras historicamente com baixa representatividade feminina, especialmente ciências, tecnologia, engenharia e matemática.
O projeto é uma realização Força Meninas em parceria com o Ministério da Cultura-Governo Federal, viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio das empresas Aegea, Grupo Boticário, Indorama Ventures, John Deere, PETRONAS Brasil e Vestas.
Lançada em 2022, a Expedição Meninas Curiosas, Mulheres de Futuro já impactou mais de 60 mil estudantes de escolas públicas e neste ano deve alcançar 45 mil crianças e adolescentes.
A discussão do projeto que altera as regras de inelegibilidade foi suspensa e deve ser retomada somente depois das eleições de outubro (PLP 192/2023).
Durante o debate da matéria em Plenário, nesta terça-feira (3), muitos senadores alegaram que a proposta vai enfraquecer a Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 135, de 2010) , ao limitar a oito anos, por exemplo, a inelegibilidade de quem praticar alguns crimes.
O Fórum Amaro Cavalcante, na cidade de Caicó (RN), vai ser o local onde acontecerão 4 sessões do Tribunal do Júri Popular neste mês de setembro. As datas são: 05, 12, 19 e 26.
O primeiro julgamento acontece na quinta-feira (05), quando senta no banco dos réus, Élinton Araújo dos Santos (Etinho), que é acusado de matar, no dia 20 de dezembro de 2020, o mecânico Luiz Américo Cortez (Pachola), fato ocorrido no Bairro Castelo Branco, zona leste de Caicó.
O acusado, Élinton Araújo, usou uma arma branca (punhal) para matar a vítima que estava na companhia de Maria Ericelma de Andrade, companheira do réu, com quem Pachola já tinha mantido um relacionamento amoroso.
O advogado Anesiano Ramos, que vai auxiliar o promotor Geraldo Rufino de Araújo Júnior, na acusação, disse que foi confirmado em depoimentos, que Pachola esteve em um motel localizado na saída de Caicó para Jardim de Piranhas, com Maria Ericelma, horas antes de ser morto e que suspeita (particular) de que houve um conluio entre a mulher e seu companheiro, Élinton Araújo, para matar o mecânico. A suspeita não consta nos autos do processo.
Mais de 844 mil estudantes ainda podem participar do Desenrola Fies — programa de renegociação de dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) — , com descontos de até 99%. O dado é do último balanço divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), entidade vinculada à Pasta. O prazo para adesão ao programa foi prorrogado pelo MEC para o dia 31 de dezembro deste ano, mediante a Resolução nº 60/2024 , publicada em 30 de agosto.
Os estados com maior número de contratos pendentes são São Paulo (221.854), Minas Gerais (80.040) e Bahia (65.744). O levantamento do FNDE ainda mostra que , até o momento , 351.696 contratos foram renegociados, resultando em uma redução de quase 20% da dívida do Fundo — no total, foram restituídos aos cofres públicos R$ 677 milhões. Os pagamentos são feitos à vista ou em parcelas pelos estudantes que renegociaram suas dívidas.
O Desenrola Fies abrange contratos em todos os estados brasileiros. A medida demonstra um compromisso contínuo em promover a equidade no acesso ao ensino superior, além de proporcionar alívio financeiro e meios de sanar a dívida de estudantes.
Estão aptos a solicitar renegociação pel o Desenrola Fies aquel es com dívidas em contratos firmados até 2017 e inadimplentes até 30 de junho de 2023. A partir daí, os descontos e as condições podem variar de acordo com o perfil do devedor. Estudantes com dívidas em atraso há mais de 360 dias e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal ( CadÚnico ) ou beneficiários do auxílio emergencial podem obter descontos de até 99%.
Em mais um dia cheio de medalhas, o Brasil conquistou 10 pódios nesta terça-feira, 3, em Paris. Foram dois ouros, duas pratas e seis bronzes para a delegação brasileira, fechando 48 medalhas no geral até aqui nos Jogos Paralímpicos. O Brasil é o quarto colocado no quadro de medalhas com 14 de ouro, 10 de prata e 24 de bronze.
Além disso, a seleção de futebol de cegos, que estava classificada para as semifinais, empatou por 0 a 0 com a China e garantiu o primeiro lugar no grupo A. No goalball, vitória da seleção feminina por 2 a 0 sobre o Japão e vaga nas semifinais em busca da medalha inédita. O vôlei sentado masculino encerrou sua participação na fase de grupos com vitória por 3 a 1 sobre a Ucrânia.
O sul-mato-grossense Yeltsin Jacques conquistou o ouro e o paulista Júlio César Agripino o bronze nos 1500m da classe T11 (deficiência visual). Yeltsin fez o tempo de 3min55s82, quebrando os recordes mundial e paralímpico que eram dele mesmo, obtido nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 com 3min57s60. Júlio completou o percurso em 4min04s03. A prata ficou com o etíope Yitayal Yigzaw, que correu em 4min03s21.
“Tive uma lesão, quando me recuperei sofri com uma virose, isso atrapalhou um pouco nos 5000m. Mas nos 1500m é mais força, já sou forte geneticamente e deu tudo certo. Eu até tinha apostado que viria o recorde com 3min53s, ou 3min54s, veio com 3min55s. Muito feliz por repetir o que fiz em Tóquio, fruto de muito trabalho. O Brasil se tornou uma força nas provas de meio fundo e de fundo, pesquiso bastante sobre fisiologia, somos muito fortes e só temos a crescer e conseguir ótimos resultados”, disse Yeltsin.
O Rio Grande do Norte recebeu, nesta terça-feira (3), o primeiro encontro presencial e a criação do Colegiado de Dirigentes de Vigilância em Saúde do Nordeste. Seguindo os preceitos do Consórcio Nordeste, hoje presidido pela governadora Fátima Bezerra, o grupo reuniu-se para discutir diversos tópicos relacionados à vigilância na região e escolheu a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), representada pela Coordenação de Vigilância em Saúde, para liderar o primeiro ciclo de gestão do Colegiado.
Durante todo o dia, os dirigentes dialogaram também com representantes da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, presentes em Natal para a reunião do grupo técnico de saúde do G-20, e com a secretária de Estado da Saúde Pública, Lyane Ramalho. “A vigilância em saúde é um setor estruturante, que deve receber toda a atenção”, destacou a secretária.
O Colegiado de Dirigentes visa ampliar a articulação entre os estados para trazer um nível de resposta melhor, dentro das particularidades da região, para ações na área. Ao longo das próximas reuniões, a equipe vai debater o enfrentamento coordenado de emergências em saúde, políticas de imunização e regulamento sanitário, entre outras áreas. “A febre do oropouche foi o ponto principal que levantou a necessidade da formação desse grupo, mas vimos que não é o único”, pontuou Diana Rego, coordenadora de vigilância em saúde da Sesap e primeira líder do Colegiado.
Neste primeiro encontro, os dirigentes focaram em pontos como a política de financiamento e as necessidades de aumento das equipes a níveis estadual e municipal. “Estamos acostumados a nos reunir a apenas cada emergência, por isso é importante esse encontro para começar a montar um plano de trabalho articulado que envolva diversas áreas”, destacou a diretora da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária, Karla Baeta.
A fim de contribuir para o uso de uma comunicação mais simples e acessível, o Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado da Administração (Sead) e do Laboratório de Inovação para a Gestão Pública (iNovaRN), criou o Manual de Linguagem Simples intitulado “Desvendando a Simplicidade: guia prático para comunicação acessível nos órgãos do RN”.
O documento apresenta dicas e técnicas de clareza, concisão e objetividade, que ajudam a tornar as informações governamentais mais acessíveis e fáceis de entender para todos os cidadãos. Está disponível para consulta e download no site da Sead: www.sead.rn.gov.br.
A publicação é uma iniciativa decorrente da Política de Linguagem Simples nos órgãos da Administração Direta e Indireta do Rio Grande do Norte, instituída pelo Executivo Estadual no ano passado. A medida, estabelecida pela Lei n.º 11.584, de 8 de novembro de 2023, visou tornar a comunicação do Governo do Estado mais clara e acessível ao cidadão, independentemente de sua formação educacional.
O secretário da Administração, Pedro Lopes, destaca a importância do Manual de Linguagem Simples para promover mais efetividade na transparência e acessibilidade quanto à transmissão das informações governamentais. “Esse documento permite guiar os servidores para a utilização da linguagem simples, cujo objetivo é substituir termos formais e complexos por palavras simples e claras, facilitando a comunicação e promovendo a transparência nos processos administrativos”.
O Governo do Rio Grande do Norte realiza no dia 10 de setembro, na Escola de Governo (EGRN), mais um mutirão para emissão das novas Carteiras de Identidade Nacional (CIN). A iniciativa é do Programa Estadual de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho (PQVST), através de parceria com o Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP), com apoio da Secretaria de Estado da Administração (Sead).
A iniciativa visa facilitar o processo de emissão das novas Carteiras de Identidade para os servidores públicos estaduais. Serão disponibilizadas 100 senhas, distribuídas por ordem de chegada, iniciando a partir das 9h.
Para produzir a nova CIN, o servidor precisa, obrigatoriamente, levar os seguintes documentos originais: Certidão de Nascimento ou Casamento – se for divorciado é preciso levar a averbação; Comprovante de Residência; Carteira Nacional de Habilitação (CNH), se tiver; e o RG antigo. Além disso, é recomendado informar o número do Cartão do SUS, o tipo sanguíneo, Título de Eleitor, Carteira de Reservista (para sexo masculino) e a Carteira de Trabalho.
A nova Carteira de Identidade utiliza o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como número de identificação nacional, além de incorporar elementos de segurança mais modernos para prevenir fraudes. A mudança faz parte de uma iniciativa de modernização dos documentos no Brasil e passou a ser emitida no ano de 2022.
O Governo do Rio Grande do Norte instituiu, por meio do Decreto nº 33.905, a Política de Promoção da Saúde Mental e do Bem-Estar dos Servidores Públicos no âmbito da Administração Pública Estadual. A iniciativa visa dar suporte e atendimento aos servidores em situações de sofrimento e adoecimento no ambiente laboral, ocasionados, eventualmente, por sensações e emoções negativas oriundas do trabalho.
O Decreto nº 33.905 foi publicado no dia 28 de agosto no Diário Oficial do Estado e tem por objetivo coordenar e integrar ações e programas nas áreas de assistência, promoção, prevenção e acompanhamento da saúde mental dos servidores. A ideia é estimular o equilíbrio entre as atividades profissionais e a saúde dos trabalhadores, prática coerente com as ações propostas pela Política de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho do Governo do Estado.
“Uma atenção especial à saúde mental dos servidores tem sido cada vez mais necessária. Essa política vem pra somar e atender melhor os nossos servidores. O Governo do RN já vem realizando muitas ações voltadas para a promoção da saúde física, mas agora também dá o devido respaldo e importância às necessidades de suporte emocional dos trabalhadores”, destaca o secretário da Administração, Pedro Lopes, que preside o Comitê Gestor do Programa de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho do RN.
A fim de contribuir para o funcionamento do bem-estar físico, social e mental dos servidores, foi implementado o projeto Escuta Ativa, voltado para promoção da assistência mental daqueles que mais precisam de um suporte e apoio emocional. De acordo com a psicóloga e coordenadora do projeto, Mirla Paiva, o Escuta Ativa surgiu a partir da constatação de que muitos servidores estaduais têm enfrentado problemas de saúde mental e emocional por diferentes razões.
O Governo do Rio Grande do Norte realizou, na manhã desta terça-feira (3), a entrega de 50 novos viaturas, entre carros, motos e caminhões, além de armas, computadores e equipamentos para sistema de videomonitoramento. O investimento para as forças de segurança pública é de R$ 17 milhões, resultado de recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública, emendas parlamentares e contrapartida da gestão estadual.
A solenidade, que teve a presença da governadora Fátima Bezerra, entregou 34 veículos, entre automóveis hatch, sedãs, SUVs e caminhonetes, para a Polícia Militar, Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) e Corpo de Bombeiros, que também recebeu dois caminhões Auto Bomba Tanque e uma ambulância. Dezesseis novas motocicletas para a Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (ROCAM) foram recebidas pela Polícia Militar. Com a entrega desses veículos, o governo ultrapassa a marca de 600 viaturas entregues na gestão.
“Essa é mais uma entrega que demonstra o comprometimento e a atenção com os agentes de segurança. São novas viaturas, armas e equipamentos de tecnologia, para fortalecer ações em prol da segurança pública do Rio Grande do Norte. Essas viaturas também estão sendo destinadas ao fortalecimento das patrulhas Maria da Penha, que hoje estão em todo o Estado; para a Ronda Escolar, e para o Proerd”, afirmou a governadora Fátima Bezerra.
Essa é mais uma entrega que demonstra o comprometimento e a atenção com os agentes de segurança. São novas viaturas, armas e equipamentos de tecnologia, para fortalecer ações em prol da segurança pública do Rio Grande do Norte, afirmou a governadora Fátima Bezerra.
A Secretaria de Estado da Administração (Sead) publicou, nesta terça-feira (3), o gabarito das provas aplicadas no último sábado (31) referente à segunda fase do processo seletivo destinado à contratação de estagiários nas áreas de Ciências Contábeis e Direito. Candidatos podem interpor recursos, até esta quarta-feira (4), contra o gabarito através do e-mail selecaoestagio@sead.rn.gov.br. Após o referido período, não serão mais aceitos pedidos de revisão.
Clique aqui para conferir o gabarito
Conforme o edital do processo seletivo (que será retificado quanto às datas de divulgação do gabarito), o recurso deverá ser individual, por questão, com a indicação do eventual prejuízo, devidamente fundamentado, comprovando as alegações com citações de artigos, legislação, páginas de livros, nomes dos autores etc., com a juntada, sempre que possível, de cópia dos comprovantes e, ainda, exposição de motivos e argumentos.
Serão corrigidas as provas subjetivas dos candidatos que atingirem a nota mínima de 50% dos pontos na prova objetiva.
Policiais civis da 42ª Delegacia de Polícia (DP) de Areia Branca e Porto do Mangue prenderam, nesta terça-feira (03), um homem suspeito pelo crime de tentativa de feminicídio contra a irmã após um desentendimento familiar. O fato ocorreu no município de Areia Branca, Região da Costa Branca.
De acordo com as investigações, o crime ocorreu na residência onde os irmãos moravam. Na ocasião, após uma discussão, o homem usou um garfo de mesa como arma e cravou-o na cabeça da vítima, causando ferimentos graves. Por volta das 13h, a vítima, em estado crítico, conseguiu procurar ajuda e foi recebida pela equipe policial em alto estado de estresse e com forte sangramento na região da cabeça. As autoridades imediatamente a encaminharam para uma unidade hospitalar e, em seguida, realizaram diligências para localizar o suspeito do crime. Ele foi encontrado e detido na residência onde ocorreu o crime.
Após a detenção, os agentes retornaram ao hospital para obter mais informações da vítima, que relatou não haver nenhuma motivação que justificasse a violência extrema por parte do irmão. O homem foi submetido a exame de corpo de delito e, em seguida, foi conduzido ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.
A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações de forma anônima por meio do Disque Denúncia 181.
Policiais civis da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM) de Caicó deram cumprimento, nesta terça-feira (3), a um mandado de prisão condenatória, expedido pelo poder judiciário, contra um homem de 35 anos, pela prática do crime de estupro de vulnerável.
A prisão foi realizada no município de Caicó. De acordo com as investigações, a vítima é sobrinha do acusado e na época tinha 10 anos. A ação contou ainda com o apoio do Núcleo de Investigação Qualificada (NIQ) e da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (DEFUR), ambas de Caicó.
Ele foi conduzido à Delegacia para a realização dos procedimentos legais e, em seguida, encaminhado ao sistema prisional, onde cumprirá uma pena de 12 anos em regime fechado.
A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações de forma anônima por meio do Disque Denúncia 181.
Policiais civis da 98ª Delegacia de Polícia (DP) de Ipanguaçu prenderam em flagrante, na segunda-feira (02), uma mulher, de 24 anos, pela prática do crime de dano qualificado, ameaça e violação de domicílio, ocorrido no município de Ipanguaçu. A ação contou com o apoio da Polícia Militar.
De acordo com as informações, o crime ocorreu por volta das 15h, quando a suspeita, aparentemente alcoolizada e sob efeito de drogas, invadiu a residência de seu ex-companheiro. No local, ela teria destruído uma motocicleta e ameaçado a vítima. Os policiais foram acionados após relatos de um possível crime de dano qualificado. Ao chegarem ao local, confirmaram a veracidade dos fatos. A suspeita, que resistiu fortemente à prisão, foi detida.
Após a prisão, a mulher foi conduzida à delegacia para os procedimentos legais e, em seguida, encaminhada ao Complexo Penal Mário Negócio, em Mossoró, onde permanecerá à disposição da Justiça.
A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações de forma anônima através do Disque Denúncia 181
Com a integração entre o poder público e a iniciativa privada no sistema de transporte intermunicipal, o Governo do RN entregou nesta terça-feira (03) dez novos ônibus que estarão em circulação e outros 20 veículos serão entregues até dezembro deste ano.
O trabalho resulta na requalificação e melhorias ao usuário, por meio de incentivos fiscais, além do subsídio de isenção do imposto sobre o diesel, do Governo do Estado. Ações de gestão melhoram qualidade do serviço prestado à população.
“Estamos garantindo a renovação da frota de transporte público intermunicipal com subsídios de incentivos fiscais do governo que interferem no preço da passagem para o trabalhador. Uma grande conquista para os usuários”, disse a Governadora Fátima Bezerra.
Com a nova frota, serão acrescentadas 1.060 viagens por mês. Os investimentos deste ano — aquisição de 30 veículos — se somam aos realizados em 2023, quando foram entregues à empresa outros 20 novos ônibus às linhas que interligam vários municípios da Região Metropolitana à capital potiguar.
Na próxima sexta-feira, dia 6, o Hospital Universitário Onofre Lopes, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Huol-UFRN) e vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realiza o 1º Encontro de Atuação da Educação Física no Sistema Único de Saúde (SUS). O evento acontece no Auditório Mariano Coelho, das 8h às 17h.
As inscrições para o público presencial já foram encerradas, mas será possível participar virtualmente pela Plataforma Microsoft Teams, sem a necessidade de inscrição prévia nessa modalidade. O link para acesso na data do evento é: https://bit.ly/edfisicasusrn. Serão garantidos certificados aos que participarem de, pelo menos, 75% da carga horária total.
Silvana Garcia, profissional de Educação Física do Huol-UFRN e uma das coordenadoras do Encontro, destaca que esse será um momento de interação e troca de experiências. “O Encontro é uma oportunidade para compartilhar a atuação da Educação Física hospitalar e as várias possibilidades da profissão desenvolvidas dentro de equipes multiprofissionais inseridas no SUS. Trabalho que auxilia todos os públicos na prevenção, no tratamento e na promoção de saúde por meio da prática de exercícios físicos”, ressalta.
Os temas das palestras do 1º Encontro envolvem as práticas realizadas pelos profissionais de Educação Física no Huol-UFRN e na Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC-UFRN), além de outros locais de atendimento SUS no Rio Grande do Norte, como no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Infantil, na Academia da Saúde em Natal e na Atenção Básica da capital e do interior do estado.
A Ouvidora Geral da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), Julimar Gonçalves, parabenizou o Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) pelos 115 anos de serviços prestados à sociedade norte Rio-grandense.
“O ITEP é um órgão de inestimável valor para o povo potiguar, promovendo cidadania através de serviços como a emissão do registro de identidade e assegurando a perícia criminal com autonomia técnica”, destacou Julimar Gonçalves.
A Ouvidora também estendeu suas felicitações a todos os servidores que contribuem diariamente para o trabalho do ITEP.
Na ocasião, foi o lançamento do livro Do Vestígio à Prova: a trajetória da perícia criminal no RN, escrito e produzido por uma comissão do próprio Instituto, que retrata a história da perícia criminal no Rio Grande do Norte.
Primeira mulher a ocupar a chefia do Ministério da Saúde, Nísia Trindade de Lima agora é cidadã potiguar. A gestora recebeu o título concedido pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte durante sessão solene realizada na tarde desta segunda-feira (2), com a presença da governadora Fátima Bezerra e diversos servidores do Governo do Estado.
“O título mostra o reconhecimento pelo papel estratégico da ministra, que não é de hoje e já vem desde quando liderava a Fiocruz. Durante a época da pandemia já nos encontrávamos para discutir e era um bálsamo ouvi-la, diante daquele situação de negacionismo”, afirmou a governadora Fátima Bezerra.
Relembrando momentos de conexão com o RN ainda antes de assumir o cargo no Governo Federal, como quando conheceu a história de sua homônima, Nísia Floresta, ou no período em que fez pesquisa no estado, a ministra ressaltou a parceria que vem se fortalecendo entre as gestões estadual e federal. “Fico feliz de ser acolhida como filha desse estado. Temos todos uma missão em comum, que é trabalhar pela qualidade de vida da população e reconstrução do SUS. E o RN está no epicentro do desenvolvimento de políticas na educação, saúde e segurança alimentar”, disse Nísia Trindade.
O título de cidadã norte-rio-grandense foi uma proposição conjunta dos deputados Divaneide Basílio, Isolda Dantas e Francisco Medeiros, tendo aquela à frente. “Os títulos agregados ao currículo dessa grande mulher são muitos. As referências profissionais respaldam essa homenagem de hoje. Ela garantiu novos médicos dentro do Mais Médicos, recursos para a Farmácia Popular e a construção de uma maternidade na Zona Norte, e hoje ainda teve a assinatura do contrato para a construção do Hospital Metropolitano, legado que já é uma marca para nosso povo”, ressaltou a deputada Divaneide Basílio, falando sobre os investimentos autorizados pela ministra para a saúde do RN neste dia.
O Aeroporto de Natal poderá ter voos diretos para Varsóvia, capital da Polônia, no próximo ano. A possível novidade no terminal potiguar foi divulgada pelo perfil @aircrafts.nat, especializado em aviação, e confirmada pela Zurich Airport Brasil, concessionária do aeroporto.
Caso se confirmem, os voos serão realizados por cerca de dois meses, durante a alta estação no Rio Grande do Norte. Um documento no site do Aeroporto de Natal aponta que as viagens devem ser semanais, às sextas-feiras, com a primeira sendo realizada no dia 17 de janeiro e a última no dia 21 de março, totalizando 10 operações de ida e volta no período.
Ainda em caso de confirmação, os voos serão operados pela companhia aérea polonesa LOT Polish Airlines, com aeronaves do modelo Boeing 787-9, que possuem capacidade para 294 passageiros em três classes. De acordo com a Zurich Airport Brasil, que confirmou o pedido dos slots, a decisão da operação ou não é da própria companhia aérea.
O pedido de slots se refere ao direito de pousar ou decolar em aeroportos, buscando harmonizar a demanda por operações aéreas com a capacidade aeroportuária disponível e proporcionar o uso mais eficiente da infraestrutura aeroportuária escassa, conforme detalha a Agência Nacional de Avião Civil (Anac).
O Rio Grande do Norte sedia, até esta terça-feira (3), a reunião final do grupo técnico da saúde do G-20, fórum internacional que reúne os principais países desenvolvidos e emergentes e que está sob a presidência do Brasil. Durante a abertura do encontro, realizado em Natal, a governadora Fátima Bezerra e a ministra da Saúde, Nísia Trindade, destacaram aos participantes de mais 30 países e instituições mundiais o papel das políticas públicas brasileiras e regionais.
“O Rio Grande do Norte é um estado exemplar nas boas políticas públicas de energias alternativas, na agenda contra a pobreza e desigualdade e enfrentamento às mudanças climáticas. Essas são as principais razões do estado estar recebendo o G-20. Há uma possibilidade de participação ativa do estado potiguar, com a Secretaria de Saúde Pública e as universidades, dentro de uma agenda global que estamos propondo de foco no complexo industrial da saúde”, destacou a ministra Nísia Trindade.
Dentre os principais tópicos debatidos na reunião do G-20 em solo potiguar está a aliança global, proposta pelo Ministério da Saúde, para a produção regional e local de insumos médicos, vacinas e medicamentos.
“O RN está feliz e honrado em receber o grupo de saúde do G-20. O encontro tem um impacto muito positivo, pois estamos participando de um debate fundamental para promoção da saúde a nível mundial. Precisamos avançar com vistas a um sistema de saúde resiliente na produção de medicamentos e vacinas. O negacionismo da pandemia no Brasil pela gestão federal anterior coloca ainda mais luz na urgência desse debate”, reforçou a governadora Fátima Bezerra.
Um incêndio de grandes proporções atingiu uma área de vegetação no sítio Lagoa do Mato, na zona rural de Apodi, nessa segunda-feira (02). O Corpo de Bombeiros foi acionou e trabalhou por mais de 6 horas para controlar as chamas, que se alastraram rapidamente devido à vegetação seca, causando danos significativos ao ecossistema local.
Segundo os bombeiros, o incêndio resultou na destruição de uma vasta área de vegetação nativa, comprometendo seriamente a fauna e flora da região. Apesar da magnitude do fogo, os bombeiros conseguiram impedir que as chamas se aproximassem de residências próximas, garantindo a segurança da população local.
A comandante do 3º Grupamento de Bombeiros, tenente-coronel Martini, destacou a complexidade da operação. “Foi uma situação desafiadora devido à extensão e à densidade da vegetação. Nossas equipes demonstraram grande empenho e coordenação para evitar uma tragédia maior. A rápida resposta foi essencial para controlar o incêndio e minimizar os danos à natureza”, disse.
O Corpo de Bombeiros reforça a importância de ações preventivas para evitar incêndios, especialmente em áreas rurais. A população deve adotar medidas simples, como evitar o uso de fogo para limpeza de terrenos, não descartar pontas de cigarro acesas em áreas secas e denunciar imediatamente qualquer foco de incêndio. A colaboração da comunidade é fundamental para preservar o meio ambiente e garantir a segurança de todos.
Os candidatos à Prefeitura de Natal continuam com as agendas de campanha nesta terça-feira (03). Confira a seguir os compromissos dos postulantes ao posto no Palácio Felipe Camarão.
Confira:
CARLOS EDUARDO (PSD)
08h30: Bandeiraço 55 em cruzamento no Km 06
12h: Entrevista em uma rádio de Natal
14h: Produtora
19h: Reunião no Sindmed em Cidade Alta
20h30: Reunião com amigos de Juraci no Alecrim
HERÓ BEZERRA (PRTB)
09h: Visitas domiciliares nos bairros Nossa Senhora da Apresentação e Redinha
15h: Visitas domiciliares nos bairros Cidade Nova e Planalto
20h: Gravação para rede social
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, decretou o adiantamento do Natal no país para o próximo dia 1º de outubro.
O anúncio foi feito na noite desta segunda-feira (2), em um programa de auditório que ele mesmo apresenta semanalmente.
“Está chegando em setembro e se diz: ‘Setembro já cheira a Natal’”, disse à plateia o líder chavista. “E por isso, este ano, em homenagem a vocês, em agradecimento a vocês, vou decretar o adiantamento do Natal para 1º de outubro. Começa o Natal em 1º de outubro para todos e todas. Chegou o Natal com paz, felicidade e segurança.”
O adiantamento coincide com um momento de tensão no país, após as eleições presidenciais de 28 de julho. Oposição e boa parte da comunidade internacional colocam em dúvida a legitimidade da reeleição de Maduro para mais um mandato.
O Ministério Público o Rio Grande do Norte (MPRN) informa que a Central de Informação ao Cidadão (whatsapp) encontra-se operando normalmente. O serviço funciona através do aplicativo de mensagem Whatsapp pelo número (84) 99972-2389. O contato 127, no entanto, segue indisponível. A instituição informa que para atendimentos por meio de ligação basta ligar para o telefone (84) 99972-3998.
Confira outras informações nas redes sociais e atualizações no portal.
MPRN
Na noite de segunda-feira (02), a Arena Sertão foi palco de um importante encontro entre os representantes da Associação dos Barraqueiros de Caicó, Associação dos Comerciantes do Mercado Público e Associação da Carne de Sol de Caicó. A reunião foi organizada pelo prefeito Dr. Tadeu e seu vice, Toinho, candidatos à reeleição, aproveitaram a oportunidade para entregar o plano de governo à comunidade.
Há mais de 50 anos, as pessoas que atuam nesses setores aguardavam por melhorias no espaço e na infraestrutura de trabalho. Durante o encontro, o Dr. Tadeu apresentou propostas concretas para os próximos anos, destacando o compromisso de sua gestão em atender essas demandas históricas e promover o desenvolvimento da cidade.
Além de detalhar as ações previstas, o Dr. Tadeu reforçou que o plano de governo permanece aberto para novos pleitos, convidando os representantes do setor a contribuírem com sugestões que possam fortalecer ainda mais a economia local e melhorar as condições de trabalho para todos.
O encontro foi marcado por um diálogo aberto e produtivo, com a participação ativa dos presentes, que viram no prefeito e em seu vice, a continuidade do trabalho comprometido com o crescimento de Caicó.
O candidato Ademir Medeiros ( MDB) lidera com folga a disputa eleitoral em Ipueira, de acordo com a pesquisa realizada pelo Instituto Falcão, registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número RN-00511/2024. O levantamento ouviu 300 eleitores no município, garantindo um grau de confiança de 95% e uma margem de erro de 5 pontos percentuais para mais ou para menos.
Na pesquisa espontânea, Ademir alcançou 55% das intenções de voto, seguido por Duduca, com 31%, enquanto 14% dos entrevistados não souberam responder.
No cenário estimulado, Ademir também se destaca, com 57% das intenções de voto, seguido por Duduca, que aparece com 32%. Além disso, 11% dos eleitores afirmaram não saber ou preferiram não responder.
A pesquisa também questionou os eleitores sobre a possibilidade de mudança no voto. Do total, 83% afirmaram que sua escolha é definitiva, enquanto 17% disseram que ainda podem mudar até o dia da eleição.