Na sexta-feira (13), no plenário do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), ocorreu a palestra “Resiliência como ferramenta fundamental para a saúde do trabalhador”, promovida pela Seção de Assistência Médica e Saúde Ocupacional (SAMS), em parceria com a Comissão de Qualidade de Vida no Trabalho (CQVT).
Tendo em vista que o mês de setembro é dedicado aos cuidados em saúde mental, o Tribunal enxergou a necessidade de abordar a temática, trazendo profissionais qualificados para falar sobre o tema. Ministrada pelo médico psiquiatra da SAMS, Dr. Rafael Nunes, e pelo psicólogo Waldylecio Souza, a palestra foi direcionada principalmente para o público interno: servidores, estagiários, terceirizados e colaboradores. Além disso, foi transmitida pelo youtube para outras zonas localizadas no interior do Estado.
Participou também da palestra a Presidente do TRE-RN, desembargadora Lourdes Azevedo, que fez a abertura mencionando o seu cuidado pessoal com a sua saúde mental e incentivando todos a perceberem o colega que pode estar precisando de ajuda.“Estou muito feliz de estar aqui nesse momento. É um assunto muito importante, e precisamos cuidar de nossa saúde mental (…) é um mês significativo e, às vezes, precisamos olhar para as pessoas que estão do nosso lado”, disse a desembargadora.
Nesta época, em anos eleitorais, os preparativos para o pleito eleitoral aumentam significativamente a carga laboral. Além disso, há aspectos relacionados ao ambiente de trabalho que favorecem o adoecimento mental, tais como: a falta de identificação com as tarefas realizadas ou a falta de reconhecimento pelo trabalho executado, situações de fracassos ou mudanças de posição hierárquica, dificuldades de comunicação espontânea, etc.
O momento foi direcionado para debater alguns dos tópicos relacionados com saúde mental e trabalho, proporcionando aos participantes o aprendizado de formas e ferramentas para lidar com situações de estresse no ambiente laboral.