Jogos Ligados na Vida, Harmonias Sonoras no Trabalho, Blitz da Vida na Praça. Essas são as ações promovidas pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp), da UFRN, por meio da sua Diretoria de Qualidade de Vida, Saúde e Segurança do Trabalho (DAS), do Programa Viver em Harmonia, como parte da campanha do Setembro Amarelo – mês de conscientização sobre a prevenção ao suicídio. As inscrições serão feitas no local onde as atividades serão realizadas.
A primeira ação aconteceu nesta sexta-feira, 13, das 9h às 11h, na Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC), em Natal, com a realização do encontro da Turma 1 que participa do Jogo Ligados na Vida. No dia 20, no mesmo local, será a vez da Turma 2 da MEJC participar do Jogo.
Desenvolvido a partir de um projeto de extensão do Serviço de Psicologia Aplicada (Sepa) da UFRN, o jogo propõe uma reflexão sobre o suicídio. O jogo é dividido em quatro temas: Vamos refletir; Como posso ajudar?; Mitos e Verdades; e Você sabia?
Nos dias 17 e 24 de setembro, acontecem as ações do projeto Harmonias Sonoras no Trabalho, no Instituto Metrópole Digital (IMD), às 9h, e na Superintendência de Infraestrutura (Infra), às 10h, respectivamente. O Projeto Harmonias Sonoras no Trabalho é realizado pela parceria entre a Progesp e o Núcleo de Arte e Cultura (NAC/UFRN), levando música para diversos setores da Instituição.
A Blitz da Vida na Praça é outra atividade promovida pela Progesp no Setembro Amarelo. A ação vai ser realizada no dia 25 de setembro, a partir das 9h, na Praça José Wilson de Souza, na Reitoria. No local, serão disponibilizadas práticas integrativas pelo Laboratório de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Lapics), como auriculoterapia e meditação, entre outras práticas. Além disso, acontecerão atendimentos e orientações de saúde na Tenda Social, promovida pela Divisão de Atenção à Saúde (Dasa), da Diretoria de Qualidade de Vida, Saúde e Segurança no Trabalho (DAS). Alguns dos atendimentos são aferição de pressão arterial e testagem rápida.
Criada em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), a campanha Setembro Amarelo é desenvolvida em todo país com o objetivo de promover a saúde mental e incentivar o diálogo sobre temas relacionados ao sofrimento emocional, muitas vezes silenciados na sociedade.
A coordenadora das ações do Programa de Qualidade de Vida – Viver em Harmonia, Ana Patrícia de Almeida Lima, lembra que a cor amarela foi escolhida como símbolo de luz e esperança, representando a importância de oferecer apoio a quem passa por momentos difíceis. Durante o mês de setembro, várias ações são realizadas para alertar a população sobre os sinais de alerta do suicídio, sobre a necessidade de buscar ajuda psicológica e a importância do fortalecimento das redes de apoio emocional.
Mais informações sobre as atividades podem ser obtidas no e-mail do Viver em Harmonia ou telefone (84) 99474-6674. A campanha também está sendo divulgada no Instagram do Programa.