Com vistas a promover uma abordagem mais acessível e inclusiva para o público, o Trilhas Potiguares traz uma novidade na edição deste ano, e contará com a participação de alunos que atuam com acessibilidade. O programa vai realizar, no dia 6 de novembro, a formação Tenho Um Trilheiro Surdo, e Agora?, destinada a coordenadores e discentes de todas as equipes participantes da edição 2024. A reunião será realizada no auditório do Instituto Ágora, no campus central, a partir das 14h.
“A proposta é ter alunos do curso de Libras e um aluno surdo em cada equipe, na perspectiva de promover uma experiência nova, cheia de significados e aprendizagens, tanto para a equipe do programa como para quem nos recebe”, explica Ricardo Fonseca, um dos coordenadores do Trilhas. A temática deste ano é Saberes em Movimento: Conexões Culturais e Desenvolvimento Social no RN.
As ações acontecem nos municípios, no período de 8 a 14 de dezembro. As reuniões de demandas começaram a ser feitas no dia 7 de outubro, após as eleições municipais, e foram até 21 do mesmo mês. Cada equipe vai contar com dois coordenadores, que fazem parte do quadro efetivo da UFRN, e 20 alunos selecionados de cursos da graduação e pós-graduação, além dos representantes de municípios.
O Programa está na fase de preparação das oficinas a serem oferecidas nos municípios selecionados, que são: Campo Redondo, Rio do Fogo, Afonso Bezerra, Poço Branco, São Pedro, Lagoa de Velhos, Riacho de Santana, Fernando Pedroza, Frutuoso Gomes, Serra Negra do Norte e Monte das Gameleiras.
O Trilhas consiste em um programa de extensão com efetiva interação entre a Universidade e a comunidade de pequenas cidades do estado, com até 15 mil habitantes, de acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). São considerados os seguintes critérios para a seleção e classificação das localidades: IDH e IDEB do município; participação em anos anteriores; condições de trabalho e segurança oferecidas; e não ter havido desistência após assinatura do convênio em anos anteriores.