Categorias
Pesquisar
Banner Arleide Ótica
ENCONTRO GESTÃO blog

O Rio Grande do Norte é sede do Encontro Nacional de Vigilância Socioassistencial que reúne as equipes estaduais do Sistema Único de Assistência Social – SUAS nesta quarta e quinta feira (30 e 31). No auditório da Escola de Governo, em Natal, estão reunidos representantes de 25 dos 27 estados brasileiros.

O evento é organizado pela Secretaria Nacional de Assistência Social, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) com apoio da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social do Rio Grande do Norte (SETHAS/RN) e do Fórum Nacional de Secretárias (os) de Estado da Assistência Social (FONSEAS);

O encontro tem como objetivo apresentar as novas perspectivas do MDS para as áreas de vigilância, sistemas de informação e monitoramento, bem como discutir conceitos e experiências de vigilância socioassistencial e sua inter-relação com o Cadastro Único e as proteções e benefícios sociais como o programa Bolsa Família.

“Após seis anos estamos reconstruindo o SUAS. Quando assumimos a gestão estadual em 2019, encontramos a vigilância socioassistencial no RN quase invisível. Trabalhamos muito e hoje isso mudou, aprovamos inclusive a Lei Estadual 741 que institui a política estadual de Assistência Social. Devemos sempre lutar pelas causas básicas da sociedade. Reorganizando o SUAS, como estamos fazendo, contribuímos para trazer dignidade às famílias que mais precisam e vocês aqui exercem função estratégica inclusive para manter o diálogo entre os governos federal, estadual e municipais”, declarou a governadora Fátima Bezerra na abertura do evento.

A secretária de Estado do Trabalho, Habitação e Ação Social (Sethas), Íris Oliveira, ressaltou que “a função das políticas públicas, como é a assistência social, é também produzir informações para proteger quem mais precisa. Os técnicos aqui reunidos fazem a coleta e formatação de subsídios para melhorar o SUAS em todo o país”.

Diretora de gestão do SUAS no MDS, Clara de Sá informou que o encontro nacional significa a retomada da política nacional de assistência social priorizando o que é mais importante – a vigilância socioassistencial.

O encontro conta, além das equipes de 25 estados, com a presença de Cinthia Grilo, presidente do Fórum Nacional de Secretários de Estado da Assistência Social, Penélope Andrade, presidente do Colegiado Nacional de Gestores Municipais em Assistência Social, Elias Oliveira, do Conselho Nacional de Assistência Social, Márcia Lopes, ex-ministra do MDS.

Pesquisar
WhatsApp
Canal YouTube