Categorias
Pesquisar
Banner Arleide Ótica
UFRN EMPREENDEDORISMO 222

“Um ambiente único, de negócios e que vai além do acadêmico, trazendo inovação e fomento ao empreendedorismo e novos negócios.” É assim que Henrique Rocha de Medeiros, professor da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ/UFRN), descreve o espaço de coworking oferecido pela UFRN.

O espaço  funciona na Universidade há cerca de um ano como uma ferramenta de inovação e apoio ao empreendedorismo dentro da comunidade acadêmica. O projeto vem fomentando o ambiente colaborativo, oferecendo uma infraestrutura moderna e transformadora. 

O ambiente de coworking caracteriza-se por ser um espaço corporativo que abriga diferentes empresas, oferecendo um lugar para a realização de reuniões, entrevistas, treinamentos e diversas atividades empresariais, com o objetivo de incentivar e auxiliar pequenos negócios a se estabelecerem no mercado de trabalho. Localizado no Centro de Convivência, esse espaço existe desde 2023 na UFRN e busca receber os estudantes e as Empresas Juniores. A iniciativa foi apoiada pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX/UFRN), em busca de fortalecer o Movimento Empresa Júnior (MEJ) na universidade. 

De forma preparada e qualificada, o espaço de coworking presente no campus oferece suporte e estabilidade para as Empresas Juniores, trazendo a experiência de um ambiente corporativo. Por meio deste ambiente, os alunos podem aplicar as teorias aprendidas em sala de aula e expandir seus horizontes quanto ao âmbito de negócios e empreendedorismo, fortalecendo suas habilidades, o trabalho em equipe e a visão de mercado. 

Ana Karinne de Carvalho Castelo Branco, estudante de Administração e colaboradora da empresa júnior ADM Consult, valoriza o ambiente e destaca a importância dos recursos essenciais oferecidos às empresas juniores (EJs) em crescimento. Ela relata que a importância do espaço afetou diretamente sua experiência com o âmbito de negócios.  “O impacto que o coworking e sua administração tiveram para mim e para a empresa da qual faço parte é exorbitante.”, acrescenta.

Henrique Rocha de Medeiros, apresenta, como docente da EAJ e do Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação (PPgCTI/UFRN), uma visão positiva, afirmando que o coworking proporciona uma dinâmica única. “A sala de coworking é o ambiente que estimula o empreendedorismo, e é neste ambiente que as reuniões deixam de ser entre professor e aluno e passam a ser entre sócios ou parceiros empreendendo juntos”, diz Medeiros. Para ele, o local é mais que um ambiente, é um espaço onde a prática do empreendedorismo se torna acessível.

Juntamente a essa visão, João Maria Montenegro Ribeiro, docente do Departamento de Ciências Contábeis (DCC/UFRN), acredita que o coworking proporciona uma experiência essencial para a formação dos estudantes. “Além disso, é gratificante ver o progresso dos estudantes de forma tão próxima e poder contribuir ativamente para o desenvolvimento de suas competências.”, destaca o professor.

Ao falar sobre o espaço de coworking, Kleber Cavalcante de Souza, coordenador da Central de Empresas Juniores, ressalta que a PROEX tem implementado estratégias para atingir as metas do Plano de Gestão e do Plano de Desenvolvimento Institucional  (PDI) da UFRN. O coworking e projetos de extensão como Cine Empreendedor e Café, Livros e Empreendedorismo são utilizados para fortalecer a relação entre o discente e a universidade. 

espaço de coworking da UFRN, localizado no Centro de Convivência, se consolida como um ambiente de inovação e colaboração, beneficiando os estudantes, as empresas juniores e toda a comunidade acadêmica, preparando futuros profissionais para os desafios do mercado com uma base sólida e interdisciplinar.

Pesquisar
Canal YouTube
WhatsApp