Em mais uma ação de responsabilidade social, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) realizará duas ações na próxima semana visando mobilizar doadores(as) de sangue para o Hemocentro Mossoró, que com estoque baixo, necessita ainda mais de doações em véspera de carnaval, quando há muita demanda.
Na quarta-feira, 19, pela manhã e tarde, o Calouro Sangue Bom realizará mais uma doação. A iniciativa é do Grupo de Apoio ao Paciente Hematológico (GAPH), do curso de Medicina, da Faculdade de Ciências da Saúde (Facs).
Além de mobilizar os(as) calouros(as) que estão entrando na Universidade a partir de segunda-feira, 17, a organização espera contar com os(as) veteranos(as), alcançando, pelo menos, 30 doadores(as).
“O nosso projeto foi pensado como uma forma de incentivar o aluno desde cedo a contribuir com a sociedade de uma forma mais proativa, principalmente os ingressantes da nossa Faculdade, mas como a participação do evento garante um bônus do processo seletivo do nosso projeto de extensão, esperamos que, além dos ingressantes, veteranos também participem”, comentou o estudante José Henrique, que iniciará o 4º período de Medicina.
Na quinta-feira, 20, a campanha Uern Sangue Bom, conduzido pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), disponibilizará transporte para quem deseja ir fazer a doação. O veículo sairá do Edifício Epílogo de Campos (Praça Miguel Faustino, s/n – Centro), às 7h30, e passará no Campus para buscar mais pessoas antes de se dirigir ao Hemocentro.
Endereço
O Hemocentro Mossoró está localizado ao lado do Hospital Regional Tarcísio Maia, no bairro Aeroporto. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e sábado, das 7h às 17h.
Requisitos básicos para doar sangue:
- Ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal);
- Pesar no mínimo 50 kg;
- Estar alimentado. Evite alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação;
- Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas;
- Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
- Apresentar documento de identificação com fotografia, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista ou Carteira Profissional emitida por classe);
- Para os menores de 18 anos, é necessário o consentimento e a presença do responsável e, entre 60 e 69 anos, a pessoa só poderá doar se já o tiver feito antes dos 60 anos (apresentar comprovante de que já é doador);
- A frequência máxima é de quatro doações anuais para o homem e de três doações anuais para a mulher. O intervalo mínimo deve ser de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.