Primeira mulher a ocupar a chefia do Ministério da Saúde, Nísia Trindade de Lima agora é cidadã potiguar. A gestora recebeu o título concedido pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte durante sessão solene realizada na tarde desta segunda-feira (2), com a presença da governadora Fátima Bezerra e diversos servidores do Governo do Estado.
“O título mostra o reconhecimento pelo papel estratégico da ministra, que não é de hoje e já vem desde quando liderava a Fiocruz. Durante a época da pandemia já nos encontrávamos para discutir e era um bálsamo ouvi-la, diante daquele situação de negacionismo”, afirmou a governadora Fátima Bezerra.
Relembrando momentos de conexão com o RN ainda antes de assumir o cargo no Governo Federal, como quando conheceu a história de sua homônima, Nísia Floresta, ou no período em que fez pesquisa no estado, a ministra ressaltou a parceria que vem se fortalecendo entre as gestões estadual e federal. “Fico feliz de ser acolhida como filha desse estado. Temos todos uma missão em comum, que é trabalhar pela qualidade de vida da população e reconstrução do SUS. E o RN está no epicentro do desenvolvimento de políticas na educação, saúde e segurança alimentar”, disse Nísia Trindade.
O título de cidadã norte-rio-grandense foi uma proposição conjunta dos deputados Divaneide Basílio, Isolda Dantas e Francisco Medeiros, tendo aquela à frente. “Os títulos agregados ao currículo dessa grande mulher são muitos. As referências profissionais respaldam essa homenagem de hoje. Ela garantiu novos médicos dentro do Mais Médicos, recursos para a Farmácia Popular e a construção de uma maternidade na Zona Norte, e hoje ainda teve a assinatura do contrato para a construção do Hospital Metropolitano, legado que já é uma marca para nosso povo”, ressaltou a deputada Divaneide Basílio, falando sobre os investimentos autorizados pela ministra para a saúde do RN neste dia.
“Todos cidadãos e cidadãs potiguares são contemplados com os recursos do ministério, que chegam em diversos investimentos e se transformam em ações importantes que salvam vidas. Por isso a importância desse momento”, completou o deputado Francisco Medeiros.
A solenidade foi prestigiada por autoridades como o deputado federal Fernando Mineiro, o conselheiro do Tribunal de Contas George Soares, o vereador de Natal Daniel Valença, a secretária de Estado da Saúde Pública Lyane Ramalho, o diretor do Hospital Naval de Natal, capitão de mar e guerra Alexandre Albuquerque Rosa, os secretários executivo e de ciência, tecnologia e insumos estratégicos do Ministério da Saúde, respectivamente, Swedenberger Barbosa e Carlos Gadelha, o monsenhor Robério Camilo, os presidentes dos Conselhos Nacional e Estadual de Saúde, respectivamente, Fernando Pigatto e Canindé dos Santos.