O Governo do Rio Grande do Norte realiza no dia 10 de setembro, na Escola de Governo (EGRN), mais um mutirão para emissão das novas Carteiras de Identidade Nacional (CIN). A iniciativa é do Programa Estadual de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho (PQVST), através de parceria com o Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP), com apoio da Secretaria de Estado da Administração (Sead).
A iniciativa visa facilitar o processo de emissão das novas Carteiras de Identidade para os servidores públicos estaduais. Serão disponibilizadas 100 senhas, distribuídas por ordem de chegada, iniciando a partir das 9h.
Para produzir a nova CIN, o servidor precisa, obrigatoriamente, levar os seguintes documentos originais: Certidão de Nascimento ou Casamento – se for divorciado é preciso levar a averbação; Comprovante de Residência; Carteira Nacional de Habilitação (CNH), se tiver; e o RG antigo. Além disso, é recomendado informar o número do Cartão do SUS, o tipo sanguíneo, Título de Eleitor, Carteira de Reservista (para sexo masculino) e a Carteira de Trabalho.
A nova Carteira de Identidade utiliza o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como número de identificação nacional, além de incorporar elementos de segurança mais modernos para prevenir fraudes. A mudança faz parte de uma iniciativa de modernização dos documentos no Brasil e passou a ser emitida no ano de 2022.
“Iniciativas como essa, realizadas na Escola de Governo, visam oferecer mais comodidade aos servidores estaduais. Além deste mutirão, outros estão previstos para os próximos meses”, destacou o presidente da Comissão Estadual do PQVST, Ricardo Amaral.
A CIN possui um QR Code que permite verificar se o documento foi roubado ou extraviado. Além disso, o CPF fica como número único e suficiente para identificação do cidadão, sem necessidade de um RG. O antigo documento, com impressão do polegar, perde a validade apenas em 2032.